13 de maio de 2011

Desta vez, admita que você também errou!!!




Você só pede desculpas se o outro pedir primeiro? Só demonstra o que sente se a pessoa amada demonstrar primeiro? Só expressa seus sentimentos se tiver certeza de que o outro gosta de você?

Você não “deixa por menos” e responde com grosseria se a pessoa que você gosta assim lhe tratar? Jamais engole sapo e dá o troco quando acha que ela está te sacaneando? Você se sente satisfeito por ter a fama de ser orgulhoso?

Pois eu vou lhe dizer: só você está perdendo com isso! Além de todas as oportunidades de mostrar a sua grandeza, a sua capacidade de transformar as energias e reverter uma situação negativa para positiva, você também está correndo o sério risco de matar o seu amor!!!

A vaidade, os pedidos do ego para que fiquemos sempre “por cima”, para que nos vinguemos de todas as pessoas que nos ofendem e nos magoam de alguma forma, mesmo que esta pessoa seja a que mais acreditamos que amamos, não nos faz crescer, não nos faz, de forma alguma, felizes!

Precisamos compreender o verdadeiro significado do amor. Não quero defender a idéia de que devemos aceitar tudo, mas antes, que possamos ao menos identificar essa voz avassaladora do ego, que grita dentro da gente o tempo todo. Que aprendamos a perceber que os impulsos destrutivos só atrasam ainda mais o nosso sucesso e a nossa realização.

Portanto, quando nos sentirmos tomados pela mágoa ou até pela raiva diante de uma situação que nos fez sentir muito mal, diminuído, subjugado ou traído, que possamos nos voltar para dentro, para o coração... e entender que esse sentimento vai passar, que de alguma forma, certamente também contribuímos para que nem tudo desse certo.

Precisamos começar a admitir mais o quanto nos equivocamos, o quanto agimos de forma egoísta, pequena, vazia, especialmente quando “damos o troco na mesma moeda”. Todos nós achamos que temos razão, sempre. Aliás, todos nós temos mesmo nossas razões. Tanto você, quanto a pessoa com quem você está brigando... e o pior: esta é a pessoa com quem você mais gostaria de estar bem, de estar feliz, de estar satisfeito...

Por que tantos casamentos acabando? Tantos namoros cheios de brigas, desentendimentos e ofensas? Por que tantas relações frias, distantes, cheias de mágoas, ressentimentos e raiva? Simplesmente porque não conseguimos enxergar nossos próprios erros; porque não conseguimos perdoar os erros do outro, porque não aceitamos o fato de que todos nós erramos, mas alguém tem de perdoar primeiro, tem de admitir seus erros primeiro, tem de baixar a guarda e mostrar o quanto está se sentindo mal por tantas brigas... Enfim, plagiando o filme de Nancy Meyers, “alguém tem que ceder”!!! E que bom se puder ser você... porque isso é ser gente, é ser grande, é realmente “estar por cima”...

Eu sei, não é fácil, mas eu lhe garanto que a sensação de bem-estar que vai te invadir depois que você conseguir dar o primeiro passo, que você conseguir ceder em nome do amor que sente e da paz que tanto procura, será tão boa que terá valido o seu esforço.

Além do mais, pense um pouquinho: palavras como humanidade, honra, evolução, sensibilidade, afeto, doçura, querer-bem, entre tantas outras, nada mais podem significar do que isso – superar o ego e agir com o coração... Falar com brandura, propor uma conversa, chorar, demonstrar o que você está sentindo, tocar em assuntos tão delicados como confessar um erro seu, um sentimento pequeno que guiou suas atitudes, um arrependimento... Todos nós temos tanto a confessar para quem amamos... Experimente, ao menos desta vez, falar dos seus defeitos, dos seus erros, do quanto você deseja ser aceito como é, apesar de reconhecer que tem tanto a melhorar... falar de você ao invés de acusar, criticar, apontar os erros do outro, detalhar os defeitos da pessoa amada tin-tin por tin-tin, e ainda usar aquele tom trivial de “eu tenho razão”, “você é quem está errado!”, “é você quem precisa mudar”, etc...

Desta vez, fale de você, dos seus erros, do seu desejo de ser feliz, de recomeçar, de tentar de novo, mais um dia... e amanhã, quem sabe, errar um pouco menos... e amar um pouco mais...


Rosana Braga

12 comentários:

Ale disse...

Aiaiai... Eu não sei dar gelo não... Até não ficar de bem, não sossego...


Perdão foi feito pra ser pedido, pra ser aceito...


Um beijo

Wanderley Elian Lima disse...

Ser humilde não significar ser submisso. Ser humilde é reconhecer que errou, e ter a grandeza de pedir desculpas.
Bjux

Meire Oliveira disse...

Lena, minha querida florzita, a solução para a maioria dos nossos problemas é sempre o tal do diálogo e o segredo está em sermos sinceros, falar com o coração. Pedir desculpas não é feio, muito pelo contrário, é lindo demais. E a vida muitas vezes já fica tão escura para quê arrumarmos mais problemas para nós? Quando estamos com raiva/mágoa de alguém esse sentimento só faz mal a nós mesmos. Sei por experiência própria como é bom vc pedir desculpas a alguém, vc se sente leve depois, levíssimo. Para variar vc arrasou no texto! Não sei se vc chegou a ver o outro comentário que deixei no texto que o blogger deve ter apagado...(vc é bibliotecária?? eu sou louca pra fazer biblioteconomia *-* quando li seu comentário fiquei com vontade de sentar pra tomar um chá contigo e a gente prosear!!! rsrs) Um bjo grande pra vc e meu carinho sempre ;)

Silmara Trindade disse...

Oi Lena !!
Eu sempre tive humildade de pedir desculpas, mas aprendi a demonstrar o que sinto primeiro há certo tempo.
Que lindo post. Como falo, estenda primeiro a mão, e receberá de volta !!
Um lindo fim de semana,
Bjokas, SIL

Danfozbr disse...

Oi Lena,
Não sei se já reparou, mas algumas postagens sumiram, no seu caso parece que é aquela do dinheiro, a minha foi a da Martha Graham, procurei saber o motivo e encontrei no seguinte endereço http://knownissues.blogspot.com/
uma nota dizendo que a situação das postagens retiradas está sendo vista para que tudo volte ao normal. Tem um lugar para dar um click avisando tenha acontecido com você também. Abraços.

Cristiane Moreira disse...

Depois de muitos problemas pessoais eu pude perceber que o orgulho nunca foi e nem vai ser qualidade pra ninguém e que muitas vezes ele é confundido com amor próprio.

Beijos.

Liberdade. disse...

olá querida!

nem sempre é fácil assumir nossos erros,(principalmente para uma leonina de forte personalidade),porem
não é impossível,pior é não dormir
por saber que eu errei e nada fiz para concertar.
magnífico post !

um abração querida!

PS: Obrigado !

Só pra você disse...

O que realmente deveria acontecer entre casais é reinar a sinceridade, esta que hoje anda tão extinta, né? Por isso, muitos casais se deixam por traição ou outros motivos, o centro disso é sempre a mentira, a falta da verdade. Vivi momentos assim, o fato é que doí demais e esquecer é muito dificil. O amor, ahhh, coitado amor, vai acabando...
Amei o teu texto, parabens querida!

Um grande beijo...

mfc disse...

Não me custa nada admitir o erro.
Faço-o com naturalidade!

Tatiana Kielberman disse...

Perfeito e cheio de sentido!

Tenho um defeito: sempre peço desculpas primeiro, pra evitar briga... Talvez devesse aprender a ser um pouquinho má, que também é bom!

Beijos, querida!!

Sandra Portugal disse...

Por que tantos casamentos acabando? Tantos namoros cheios de brigas, desentendimentos e ofensas? Por que tantas relações frias, distantes, cheias de mágoas, ressentimentos e raiva? Simplesmente porque não conseguimos enxergar nossos próprios erros; porque não conseguimos perdoar os erros do outro, porque não aceitamos o fato de que todos nós erramos, mas alguém tem de perdoar primeiro, tem de admitir seus erros primeiro, tem de baixar a guarda e mostrar o quanto está se sentindo mal por tantas brigas... Enfim, plagiando o filme de Nancy Meyers, “alguém tem que ceder”!!! E que bom se puder ser você... porque isso é ser gente, é ser grande, é realmente “estar por cima”...

E se você cede é boba, submissa, não tem personalidade.....As pessoas não vêem isso como maturidade, como ganha-ganha!
excelente
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Anônimo disse...

Hello é a 2ª vez que encontrei a tua página e gostei tanto!Espectacular Projecto!
Até à próxima