12 de junho de 2010

A Copa do Twitter




Dizem que este será o ano das eleições do Twitter, porque, pela primeira vez, os políticos estão preocupados com o que se diz na Internet, e consequentemente, muito interessados. Há dois anos, foi Barack Obama quem fez uma campanha genial usando as tais novas tecnologias. Agora vai ser o Brasil. E os brasileiros já mostraram que sabem se mobilizar pelo Twitter. Mas antes das eleições tem a Copa do Mundo. A primeira Copa do Twitter.

Ontem, durante o show de abertura da Copa na África do Sul, os trending topics (TT) mundiais estavam dominados pelos brasileiros. Em primeiríssimo lugar, figurava uma tag que demonstra um desejo profundo do povo brasileiro: #CALA BOCA GALVAO#.

A expressão está há mais de 24 horas em primeiro lugar dos TT mundiais. O que poderia ter acontecido? Quando o Rio foi escolhida a cidade-sede das Olimpíadas de 2016, a expressão #YES, WE CRÉU# também foi para os TT mundiais e os gringos quiseram saber o que ela significava. Parece a coisa mais absurda do mundo, mas o termo créu ganhou uma página em inglês na Wikipédia, explicando sua origem e significado. Em tempo: o link não existe mais!

Agora os gringos querem saber o que significa #CALA BOCA GALVAO#. Mas, como bons humoristas que somos, não poderíamos responder apenas que estamos xingando o principal comentarista de futebol do Brasil. Nós enganamos os gringos.

Aproveitando a semelhança entre GALVÃO e GAVIÃO (pássaro), os internautas contaram uma mentirinha que se espalhou por todo o Twitter: “GALVAO é um pássaro muito raro no Brasil. CALA BOCA significa SALVE, os brasileiros estão muitos tristes porque muitos GALVAOS morrem diariamente”.

Teve até uma campanha “Cada twit com #CALA BOCA GALVAO# gera uma doação de 10 centavos para a Fundação Pássaro Galvao”. E não é que teve gente que acreditou? Mas também, a galera se empenhou. Fizeram flyers para a suposta fundação e para a campanha de salvar os gaviões.

Orgulho de ser brasileiro é isso aí, nunca perder a piada!

Nenhum comentário: