8 de julho de 2010

O fenômeno Crepúsculo



Por que uma história de amor impossível entre uma tímida garota de 17 anos, um vampiro sedutor e um apaixonante lobo está arrebatando milhões de jovens e adultos por todo o planeta? A autora do romance, a americana Stephenie Meyer, conseguiu transportar com maestria seus leitores a um universo de fantasias e não poderia estar mais feliz com o resultado da transposição do seu romance para as telinhas de cinema. Em razão de todo esse sucesso, ela já está sendo comparada com J. K. Rowling, a autora de Harry Potter.

A saga "Crepúsculo" é um pouco a retomada da história de Romeu e Julieta. Os jovens se amam, mas Edward Cullen é vampiro e justamente por isso hesita em possuir Bella, porque sabe que a estará condenando a ser imortal, no pior sentido do termo, como ele. Jacob, ou Jake, inimigo mortal dos vampiros, pertence ao clã dos lobos. Oferece sangue quente a Bella que chega ao terceiro filme indecisa entre ambos.

A série de filmes da saga é estrelada por Kristen Stewart (Bella), Robert Pattinson (Edward) e Taylor Lautner (Jake), chega a seu terceiro capítulo com “Eclipse”. A moderna história de “Crepúsculo”, o primeiro filme da série, fez dois milhões de espectadores no Brasil. O segundo, seis milhões. Quantos espectadores atingirá "Eclipse"? Para este terceiro filme são esperados novos recordes, pois o triângulo amoroso entre seus protagonistas chega a um momento de definição.

Mesmo com um elenco quase desconhecido, comandado por uma produtora independente (com efeitos especiais nada mais que básicos) e com um orçamento modesto (menos de um quarto do custo de produção do último “Harry Potter”, por exemplo), o longa-metragem já faturou mais de US$ 138 milhões nos EUA.

Qual é, então, o segredo do sucesso de “Crepúsculo”?

Essa releitura do universo adolescente, que foca principalmente nas questões existenciais dessa fase da vida, talvez seja explicada pelo fato de que o longa-metragem é um projeto essencialmente feminino, escrito, dirigido e protagonizado por mulheres.

Ainda que as angústias, incertezas e inseguranças da passagem para a vida adulta temperam o romance, a história também confronta o público adulto com profundas questões espirituais - O que torna o mundo de "Crepúsculo" tão atraente? O que é a imortalidade? Como a imortalidade é perdida ou conquistada? Qual é a natureza do mal? Que sacrifícios podem ser feitos por amor?

Não importa mais qual a motivação. O fato é que a saga “Crepúsculo” foi eficiente em criar conexões emocionais com as pessoas, pois se utiliza do sobrenatural, do mistério e da sensualidade para envolver o público. Isso prova que por mais desgastado que o tema seja, uma história com esses ingredientes pode ter fortes chances de emplacar e virar um grande hit.



Nome original: The Twilight Saga: Eclipse. Direção: David Slade. Gênero: Romance (EUA/2010, 135 minutos).

Fonte         
Edição: Lena

Nenhum comentário: