31 de julho de 2010

Simples, não?

Imagem

Atitude! Esse é o nome que está por trás de tudo o que lhe sustenta. Você aposta todas as fichas nisso.

Alguém vai lhe perguntar as horas e seu impulso primitivo é o de dizer não. Não quer dizer as horas. Não é obrigado. Quer se livrar da obrigação de ser gentil e ter que ficar atendendo os outros. E se não age assim, pelo menos pensa assim. Tá na cara! Consultando limites para a própria rebeldia, a cada instante. Sim.

Ser do contra implica em ser antipático, chato, ter uma nuvem cinza sobre a cabeça o tempo todo e você sabe disso. Por exemplo: quando alguém dirige você vai criticando o caminho que a pessoa faz. Não se deve fazer isso sem oferecer um outro caminho; e justifica! Sim, é importante dizer o porquê de o outro caminho ser melhor. Isso vale para política e afins. E se você não faz assim, olha, não me leve a mal: você é só um chato. Observe a oportunidade da réplica e de que pode não haver concordância, pelo menos de imediato. Ou nunca. E alguém pode, na imensidão do mundo e da história, ter uma idéia melhor que a sua.Autoria: Leo Jaime

Dizer um não, simples e rotundo, ao mundo e à vida, pode parecer charmoso e lhe conferir um ar de sofisticação. De quem não se contenta com qualquer coisa. Sim, é verdade. Só que quem não se contenta com nada está fadado ao insucesso. Ser infeliz de propósito, ser um perdedor por iniciativa própria é antes de tudo uma demonstração de total covardia. Portanto, se você imaginava que a pose de rebelde, contra tudo e todos, ia lhe conferir um ar de coragem, esqueça: esta é a solução dos covardes. Não apostar em nenhum dos cavalos da corrida e meter o pau em todos não dá crédito para ninguém. O quê? Vai se gabar do próprio azedume depois? É preciso ter um projeto, seja lá qual for, e acreditar em alguma coisa e lutar por ela.

É preciso ter algum senso de estética para se construir um sonho. E para colorir este sonho. E depois tentar fazer deste sonho algo real. Sonhos são sementes de projetos. E não importa se muitos vão acreditar nele ou achá-lo interessante. Mas é preciso amar alguma coisa ou alguém para se poder dizer dono de alguma postura, ou atitude. Odiar não é uma postura corajosa. E era isso o que eu tinha para lhe dizer: odiar é muito confortável e lhe parece a solução para todo o que você não entende e não sabe como lidar. Você odeia tudo o que não entende. E você não entende quase nada porque odeia tudo.

Tome uma atitude. Foi o que fiz agora, aproveitando que estou, como você disse, naquele período do mês em que não dá pra conversar. Por isso resolvi escrever. Pra proteger você dessa minha transitória alteração de humor. E agora vou comer um chocolate e adoçar a vida. Do mesmo jeito que o meu humor piora, ele também melhora de repente.

Simples, não?


Autoria: Leo Jaime

Nenhum comentário: