30 de agosto de 2010

O melhor do Oscar

Se você está afim de incrementar a sua videoteca particular, mas morre de preguiça de ficar horas fuçando as montanhas de DVDs em promoção das lojas, que misturam em uma mesma pilha "Cantando na Chuva", "Triplo X", "O Poderoso Chefão" e "Crepúsculo", então, a dica é prestar atenção na coleção "Vencedores do Oscar".

Esse "especial" foi lançado por diferentes distribuidoras (sendo a maioria da Fox), que agruparam seus títulos de acervo com estatuestas do Oscar no currículo em diversas categorias aleatórias, tal como melhores filmes, melhores atrizes e atores, filmes estrangeiros ou mesmo prêmios técnicos e de trilha sonora.

Os boxes variam entre três e quatro DVDs por caixa e também há uma oscilação de preço entre eles. No entanto, essas coleções podem ser uma excelente opção de aquisição, tanto por seu custo benefício (algumas custam em torno de 40 reais) quanto para presentear alguém que goste do melhor do "cinemão" internacional.

Veja abaixo, alguns exemplares dos "Vencedores do Oscar":

Oscar Feminino
Este box, distribuído pela Fox, traz quatro títulos: "Titanic" (1997), em que Deborah Lynn Scott levou a estatueta de melhor figurino; "Jonny & June" (2005), que premiou Resse Witherspoon como protagonista; o clássico road movie de Ridley Scott, "Thelma & Louise" (1991), em que Callie Khouri ganhou por melhor roteiro; e "Moulin Rouge!" (2001), de Baz Lurhmann, que abocanhou dois Oscar por mãos femininas de melhor direção de arte e figurino.

Filmes Clássicos
Também lançado pela Fox, a caixa vem com três filmes históricos premiados pela Academia: "Cleópatra" (1963), com Elizabeth Taylor e Richard Burton, sobre a famigerada lenda da Rainha do Nilo; "O Rei e Eu" (1956), protagonizado por Deborah Kerr no papel da professora Anna e Yul Brynner (Oscar de Melhor Ator), no papel do Rei de Sião; e o fenômeno musical "A Noviça Rebelde" (1966), com Julie Andrews e Christopher Plummer, que conta a emocionante história da família Von Trapp, levando vários Oscar, inclusive de melhor filme.

Oscar Masculino
Nesta coleção, filmes como "Wall Street" (1987), com Michael Douglas (Oscar de Melhor Ator) e Charlie Sheen, dirigido por Oliver Stone, remonta os bastidores do poderoso mercado financeiro de Nova York. O clássico "Touro Indomável" (1981) marca a frutífera parceria de Martin Scorsese e Roberto De Niro (premiado por sua grande atuação naquele ano). "O Mais Longo dos Dias" (1962), filme de guerra sobre o "Dia D", vencedor de estauetas por fotografia e efeitos especial, com Henry Fonda, John Wayne e o cantor Paul Anka no elenco. Além desses, "Estrada para Perdição" (2002), dirigido pelo ótimo Sam Mendes ("Beleza Americana" e "Foi Apenas um Sonho"), com Tom Hanks, Jude Law, Paul Newman e Daniel Craig, que levou melhor fotografia.

Melhor Filme Estrangeiro
Distribuída pela Europa filmes, a caixa vem com três preciosidades do cinema "não norte-americano". O belíssimo alemão "A Vida dos Outros" (2006), sobre um agente da Stasi na época de Berlim Oriental, interpretado com maestria pelo já falecido Ulrich Mühe. O canadense "Invasões Bárbaras" (2003), de Denys Arcand ("O Declínio do Império Americano"), que conta o drama de um pai em estado terminal e sua difícil relação com o filho. Por último, o argentino "A História Oficial" (1985), dirigido por Luis Puenzo, foi o primeiro filme dos "hermanos" a ganhar um Oscar - o segundo saiu recentemente para "O Segredo de Seus Olhos". O enredo remonta o cruel cenário político do país nos anos de 1980, com Norma Aleandro no elenco.

Autor: Malu Porto
Imagem

Nenhum comentário: