9 de setembro de 2010

Comprometida


A história de "Comprometida" começa dezoito meses depois do fim de "Comer, Rezar, Amar". No final do seu último livro, Elizabeth Gilbert apaixonou-se por Felipe, um brasileiro com cidadania australiana que vivia na Indonésia quando eles se conheceram. Instalando-se na América, o casal jurou fidelidade, mas também jurou nunca, jamais, sob quaisquer circunstâncias, casar novamente.

Até que um problema com a imigração americana os obriga a oficializar a união. Quando chegam de uma viagem, o departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos os detém e lhes apresenta uma escolha: ou se casam ou nunca mais ele entraria no país dela. A deportação de Felipe os obrigou a pensarem sem se casar e, para tomar a decisão certa e não fracassar, Gilbert resolve ir fundo na reflexão e pesquisa sobre o assunto.

"Comprometida" é o resultado desse período de incerteza e investigação, em que a autora viaja pelos séculos e pelos continentes mostrando preconceitos, mentiras e virtudes do matrimônio.

Com humor e inteligência, o livro examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos de divórcio e as responsabilidades mais mundanas. Gilbert desfaz os mitos, desmonta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias românticas por vitais compromissos emocionais. Assim, o livro se torna uma celebração do amor, com todas as complexidades e as conseqüências que o amor verdadeiro, sem ilusões, sempre acarretará. Elizabeth Gilbert escreve mais uma vez, com uma vontade voraz de entender as bagunças de seu próprio coração.

"Comprometida" é um livro em que a autora reflete sobre si mesma, seus relacionamentos, durante uma busca incansável por sentidos, numa linguagem simples, e até hilária. E justamente pela sua linguagem coloquial, pelos fatos interessantes apresentados de maneira informal, sentimos que estamos reencontrando uma velha amiga, retomando uma conversa, falando sobre novas etapas da vida.

Acredito que este novo livro de Gilbert vá atingir mulheres de todas as idades, desde aquelas que ainda estão na fase de entendimento e reconhecimento do relacionamento até aquelas que já perderam a esperança de entendê-lo. Vale a pena se arriscar em mais uma aventura dentro de si mesma, através das memórias desta grande autora.
 
Edição: Lena

Nenhum comentário: