7 de setembro de 2010

Nosso Lar, o filme

Os brasileiros já podem ver, desde 3 de setembro, "Nosso Lar", adaptação do livro mais popular de mesmo nome psicografado por Chico Xavier, em 1944. Maior clássico da literatura espírita nacional, o romance - que acabou virando série - é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que transmite suas impressões sobre o mundo espiritual pós-vida para Xavier. Em sua 60ª edição, o livro vendeu cerca de dois milhões de cópias no Brasil e foi traduzido para outras dez línguas. Agora, pode ser visto na telona.



"Nosso lar" é rico em efeitos especiais. "O filme todo se passa em uma cidade espiritual chamada Nosso Lar, e o maior desafio foi a construção dessa cidade", explica a produtora Iafa Britz. Para a fotografia e os efeitos especiais foram convocados profissionais internacionais, incluindo o diretor de fotografia Ueli Steiger (de "10.000 A.C", e "O dia depois de amanhã") e o supervisor de efeitos especiais Lev Kolobov, ("A caçada", "Babel" e "Watchmen"). No elenco, tem Renato Prieto, Othon Bastos, Ana Rosa, Werner Schunemann, Lu Grimaldi, Nicola Siri e Chica Xavier e Paulo Goulart.

Sobre a possibilidade de bater de frente com outra produção sobre Xavier nos cinemas neste ano, Britz afirma que "não tem concorrência". "Um filme é 'primo' do outro. 'Chico Xavier' saiu em abril, e “Nosso Lar”, em 3 de setembro. E são filmes muito diferentes. 'Chico' é baseado em uma biografia escrita por outro autor. ‘Nosso Lar' é uma adaptação de uma obra que foi escrita por ele, um livro que, estatisticamente, foi lido por 16 milhões de pessoas", diz a produtora, envolvida no projeto desde 2005.





"Sabemos do potencial do filme e esperamos que ele atinja o público como um todo. Qualquer um pode gostar e se interessar por 'Nosso Lar'. É uma história que pode ser contada não só para quem é espírita mas para qualquer um", conclui.

Nascido em 1910 no município de Pedro Leopoldo (MG) e morto em 2002 em Uberaba (MG), Xavier publicou mais de 400 livros em vida, todos eles psicografados através de conversas com espíritos. Estima-se que mais de 20 milhões de exemplares de sua obra já foram vendidos.

Uma história sobre evolução e segunda chance, “Nosso Lar” apresenta a trajetória pelo mundo espiritual de André Luiz (Renato Prieto), um médico bem-sucedido que acorda em um lugar desconhecido - um ambiente escuro e tenebroso, com gritos e seres que vivem à sombra. Ele sabe que não está mais vivo, mas continua sentindo fome, frio, dor e sede.




Após o sofrimento nas zonas purgatórias, é levado para a cidade que dá nome ao filme, onde aprende como é a vida em outra dimensão, coisa que ele sequer supunha existir. Entre lições sobre conhecimento e momentos ainda marcados por dor e angústia, André Luiz vê que a vida na Terra continua, inclusive para sua família que ele tanto ansiava reencontrar.

Renato Prieto se preparou durante seis meses e emagreceu 18 quilos para viver o personagem. As gravações foram feitas no Rio de Janeiro e em Brasília entre agosto e setembro de 2009. Com um orçamento de R$ 20 milhões, a película teve o maior gasto com produção da história cinematográfica nacional.



Ficha Técnica
Diretor: Wagner de Assis
Elenco: Paulo Goulart, Othon Bastos, Ana Rosa e Werner Schunneman
Nome Original: Nosso Lar

Censura: 10 anos
Site Oficial: http://www.nossolarofilme.com.br
Ano: 2010
País: BRA
Duração: 102




Edição: Lena

Nenhum comentário: