4 de outubro de 2010

O que é mais estressante: ser solteiro ou casado?



Responda rápido: você fica mais estressado quando está namorando ou quando está solteiro? Eu responderia de bate-e-pronto que ficamos mais estressados quando estamos em um relacionamento. Quem já esteve em um sabe que, se já é difícil aturar só a nossa pessoa (às vezes quero o divórcio de mim mesma), viver com um outro ser humano pode ser ainda mais difícil. Mas uma pesquisa divulgada por cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, garante que o sossego toma conta de nós quando estamos casados ou em um relacionamento sério.

Os pesquisadores compararam a reação a uma surpresa desagradável entre comprometidos e avulsos. Eles disseram aos voluntários, estudantes universitários, que o teste a que seriam submetidos afetaria a nota deles na faculdade. Depois, os cientistas coletaram amostras de saliva dos alunos para analisar a presença de um hormônio liberado pelo nosso organismo quando ficamos estressados, o cortisol. Eles concluíram que a concentração de cortisol na saliva de todos os voluntários subiu, mas teve um aumento maior entre os solteiros.

Será que os autores da pesquisa já namoraram ou foram casados? Sabem o que é ter de tolerar atrasos e opiniões esdrúxulas da outra cara-metade? Almoços familiares de domingo (não é nada pessoal. Mas é que se a nossa própria família já pode irritar, imagina a dos outros)? Será que eles entendem a gravidade de uma toalha molhada em cima da cama? De uma pia do banheiro inundada – diariamente?

Os solteiros não têm nenhum desses problemas. Devem ficar estressados com qual balada escolher, que roupa vestir, como se aproximar de um pretendente etc…. Ou será que eles estão constantemente em alerta à caça de alguém interessante e isso os deixa estressados? Ou ainda: será que os casados se estressam menos porque o casamento é tão estressante que eles ficam anestesiados?

Essas suposições são uma brincadeira, claro. Nem os cientistas sabem explicar o resultado da pesquisa. Mas é irresistível pensar que nunca estamos satisfeitos com o que temos. Os solteiros querem achar um parceiro. E tem muita gente casada por aí – principalmente homens – achando que querem voltar aos tempos em que os verbos de sua vida eram conjugados no singular. Mas está aí a prova científica: casar ou ter um relacionamento sério faz bem para você.


Marcela Buscato

Nenhum comentário: