29 de outubro de 2010

Os melhores filmes de ação



O jornal inglês The Guardian publicou uma lista de melhores filmes de ação de todos os tempos. A boa é que o nosso Cidade de Deus, aquele filmaço do Fernando Meirelles, ficou em sexto lugar na lista. 

Considerando que a lista simplesmente não considera Batman - o Cavaleiro das Trevas nem Operação França nem mesmo um clássico como Duro de Matar, é um baita reconhecimento.

Mas, daí, olhamos a lista e vimos isso:

1. Apocalipse Now
2. Intriga Internacional
3. Era Uma Vez no Oeste
4. Meu Ódio Será Sua Herança
5. Amargo Pesadelo
6. Cidade de Deus
7. Glória Feita de Sangue
8. Salário do Medo
9. O Tigre e o Dragão
10.  Além da Linha Vermelha

Ora, embora o Guardian tenha selecionado ótimos filmes, não são filmes de ação. Apocalipse Now, Era Uma Vez no Oeste e Além da Linha Vermelha são filmes longos, reflexivos, arrastados. Estão longe de serem filmes de ação.

Filme de ação é Rambo, é Comando para Matar, é Top Gun. Nada que mereça figurar nas nobres páginas do Guardian, reconheço. Mas filme de ação também é Kill Bill, é Três Dias do Côndor, é Os Caçadores da Arca Perdida. Ação, moçada!
A seguir, sai uma lista realmente VIP dos Melhores Filmes de Ação:

1. Trilogia Indiana Jones - porque Indy passa fogo e dispensa maiores explicações.

2. Kill Bill, Vol. 1 e 2- Tarantino faz o pau cantar na cozinha, num trailer, num restaurante japonês, na UTI de um hospital. Um gênio. No mais, temos caubóis vivendo no deserto, uma picape chamada Pussy Wagon, a gangue dos Crazy 88, espadas Hatori Hanzo e, claro, David Carradine.

3. Intriga Internacional - porque Hitchcock praticamente inventou o gênero de espionagem como hoje o conhecemos. É, também, o primeiro filme da série 007, só que sem o James Bond…

4. Três Dias do Côndor - roteiro perfeito de conspiração, com Robert Redford se virando contra a CIA. Anos 70, com muita classe.
5. Batman, o Cavaleiro das Trevas - o melhor filme da primeira década do século 21.

6. Operação França - provavelmente, o filme de ação mais premiado da história (levou cinco Oscars). Tem a melhor cena de perseguição de carro do cinema, filmada ao longo de 22 quarteirões de Nova York. E, claro, tem Gene Hackman abatendo o sujeito pelas costas.

7. Superman, o Filme - ora, não seja cínico. O primeiro Superman é demais, com seus letreiros, suas músicas, Christopher Reeve usando cueca vermelha por cima da fantasia, Marlon Brando numa ponta e Gene Hackman (olha ele de novo) arrebentando como Lex Luthor.

8. True Lies - James Cameron mandou bem na série O Exterminador do Futuro e no recente Avatar, mas seu melhor filme é mesmo esse misto de filme de espionagem, ação bruta e comédia romântica reunindo Arnold Schwarzenneger e Jamie Lee Curtis. Um filme exagerado, engraçado, sexy e realmente eletrizante.

9. Missão Impossível - Tom Cruise queria seu lugar na lista. Contratou Brian DePalma, convocou o U2 pra trilha, trouxe para o elenco Ving Rhames, Jean Reno, John Voight e aquela coisinha linda chamada Emanuelle Beart. Entrou pra lista.

10. Duro de Matar - você acha que esse filme merece estar na lista? Minha resposta, parafraseando John McLane: “Yippee-ki-ay, motherfucker.”

Modéstia à parte: perto dessa, a lista de filmes de ação do Guardian parece um festival de documentários iranianos.

E Cidade de Deus? Ah, é um grande filme, mas também não o considero um filme de ação.


Ricardo Garrido

Um comentário:

josenaide coelho disse...

boa lista ,,tem tempos para cada tipo de filmes...