23 de outubro de 2010

Um pouquinho de Portugal





Portugal é uma excelente porta de entrada para quem quer conhecer o Velho Mundo. Razões não faltam: o país é lindo, a comida é ótima, os vinhos excelentes e a simpatia do povo português não tem comparação (viajando pelos demais países da Europa você entenderá o que estou querendo dizer!). Com uma vantagem: você entende - quase - tudo o que eles falam. Com a ajuda do idioma comum - ressalvadas algumas palavras e expressões com significados próprios em cada país, o que gera enganos muitas vezes cômicos -  e da identidade cultural, tudo em Portugal nos parece familiar, acolhedor, simpático e bonito, tanto em Lisboa, Coimbra e Porto, como nas pequenas cidades.

Conhecido como o “jardim da Europa”, Portugal para nós brasileiros é sempre muito interessante. Há quase 800 anos, Portugal mantém as mesmas fronteiras geográficas, o que torna o país um dos mais antigos da Europa. Apesar de pequeno, o cenário das regiões varia bastante. O norte é repleto de paisagens rurais como Minho e Trás-os-Montes, já as praias do Algarve são concorridas durante o verão.


A capital Lisboa é rica em opções, oferece aos turistas desde as antigas arquiteturas azulejadas aos grandes e modernos centros comerciais. Durante anos a cidade se preparou para a Expo 98, e foi a exposição a maior responsável por sua modernização. A partir daí a cidade ganhou novas linhas de metrô e muitas áreas foram reurbanizadas.

Passear por Portugal pode parecer uma viagem no tempo, é conhecer um pouco do Brasil colonial. Becos, igrejas em estilo barroco e senhoras de avental podem ser vistos em todo lugar. O Porto é um grande centro comercial. A cidade oferece dezenas de patrimônios tombados pela Unesco - infelizmente nem tão preservados quanto mereciam - e produz um dos vinhos mais famosos do país.

Vale a pena visitar as caves, no Porto e em Nova Vila de Gaia, e conhecer um pouco da fabricação do licoroso vinho “descoberto” pelos ingleses. Antigamente eles levavam os barris de navio para a Inglaterra, mas como a viagem era muito longa o vinho estragava. Na tentativa de preservar a bebida, começaram a adicionar aguardente. A mistura agradou e vem daí o famoso vinho do Porto, até hoje 90% das caves pertencem aos ingleses.

Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa e preserva as seculares tradições acadêmicas nas capas negras dos estudantes. Além da Universidade, há muito para se ver na cidade. O túmulo da rainha Santa Isabel pode ser visitado no Convento de Santa-Clara-a-Nova. O corpo ainda intacto está num caixão de prata e vidro no alto da nave principal da Igreja. A cinco quilômetros de Coimbra está a cidadezinha Barcouço, no conselho de Mealhada, distrito de Aveiro, onde nasceu meu pai em 1913, e deixou depois de outros 13 anos ao vir definitivamente para o Brasil, se estabelecendo em Alegre, no Espírito Santo.

O centro de peregrinações do país fica em Fátima, local onde Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos num local conhecido como “Cova da Iria” em 1917. No local onde Francisco, Jacinta e Lúcia viram Nossa Senhora foi construída a simples Capela das Aparições. Mas existe também uma enorme basílica, onde estão enterrados Francisco e Jacinta, que morreram pouco tempo depois da visão. Lúcia ainda vive e é freira em clausura. A cidade vive do turismo religioso.

Apesar de falarmos o mesmo idioma, o português de Portugal é bastante diferente do nosso, isso sem contar o sotaque, é claro. Ônibus são autocarros, pontos de ônibus são paragens, fila é bicha, pedestres são peões, confeitarias são pastelarias e por aí vai... 

Aliás, a culinária portuguesa é deliciosa e vale a pena provar de tudo, principalmente os bacalhaus. Os portugueses oferecem dezenas de pratos diferentes à base de bacalhau. Por apenas um euro é possível experimentar um Caldo Verde (sopa de batatas com couve e paio) na maioria dos restaurantes, o pastel de Belém (parecido com uma empadinha de creme) é o doce mais tradicional.

Edição: Lena

Nenhum comentário: