26 de novembro de 2010

The Library of Congress



Num edifício de estilo renascentista e cúpula envidraçada, as margens do Rio Potomac, em Washington D.C., encontra-se a Library of Congress, a maior biblioteca do mundo, inaugurada em 1802, inicialmente para servir ao legislativo dos Estados Unidos. Depois, por lei, ficou a serviço de todos. Estátuas, mosaicos, murais, pinturas, vitrais e colunas de mármore emolduram o imponente salão de entrada, com um pé direito de 50 metros. De alto a baixo, as paredes da sala de leitura do edifício Thomas Jefferson estão forradas com 45.000 livros, uma ninharia perto dos milhões de documentos que formam o acervo da instituição, onde trabalham 5. 200 pessoas.

A Library of Congress está distribuída em três edifícios (edifícios Thomas Jefferson, John Adams, e James Madison) e conta com mais de 140 milhões de documentos. Sua coleção inclui mais de 30 milhões de livros em 470 idiomas, mais de 61 milhões de manuscritos e a maior coleção de livros raros e valiosos, incluindo uma das únicas quatro cópias em perfeito estado da Bíblia de Gutenberg e o rascunho da Declaração de Independência.

Guarda mais de um milhão de publicações do governo americano, um milhão de periódicos de diferentes partes do mundo, dos últimos três séculos, 500.000 rolos de microfilme, a maior coleção de documentos legais, filmes, cerca de cinco milhões de mapas, 2.700.000 gravações sonoras e mais de 13.700.000 de cópias fotográficas. Também alberga obras de arte, desenhos arquitetônicos e valiosos instrumentos como o Stradivarius Betts e o Stradivarius Cassavetti.

Foi inaugurada pelo presidente John Adams em 1800 e a princípio foi instalada no Capitólio ficando assim até 1814, sendo destruída em incêndio na invasão ao prédio por tropas britânicas. O então presidente Thomas Jefferson oferece sua biblioteca particular para a reposição do acervo perdido. Assim, em 1815 o Congresso fez a aquisição dos livros do presidente. Porém outra fatalidade veio desfalcar o acervo reposto, quando um novo incêndio, em 1851, destruiu livros, pinturas e esculturas como as que retratavam Cristóvão Colombo e os presidentes do país.

A biblioteca está aberta ao público, turistas e pesquisadores em geral. Para ter acesso a biblioteca o usuário deve ser portador do "Cartão de Identificação do Leitor" que são oferecidos a quem possui identificação comprovada e aprovada, (geralmente avalisado por um pesquisador), que permite a entrada nas salas de leitura e acesso à coleção. Mesmo estes não podem ter acesso completo ao acervo distribuído nos seus três edifícios.

Visitei a Library of Congress esse mês, nas minhas férias, e senti uma grande emoção. O antigo e o moderno, a grandiosidade e a simplicidade, coexistem em perfeita harmonia. Realmente foi uma das mais belas coisas que eu já pude ver em minha vida. O interior da biblioteca é de tirar o fôlego. O impacto visual de seu interior é mais do que surpreendente. Eu recomendo a visita! 

Edição: Lena 

The Library of Congress
First Street SE between Independence Ave. and E. Capitol Street
Washington DC, DC 20540
Tel: 202 707 8000

Nenhum comentário: