1 de novembro de 2010

Os bonzinhos só se dão mal?



Bonzinho só se dá mal? Você mesmo já deve ter soltado essa várias vezes talvez, trocando o “se dá mal” por algo mais acalorado. Mas sabe essa coisa de se sentir o eterno loser por ser o nice guy? Está errada. 

A tal máxima, nice guys finish last é atribuída a um treinador de baseball norte-americano, Leo Durocher, que teria dito sobre o time adversário, em 1939: “Olhe para eles! São todos bons rapazes, mas vão terminar por último. Bons rapazes. Terminam por último.”

Pesquisadores da Universidade do Texas dizem que ser bonzinho é, surpreendentemente, bom – pode confiar! “A cultura popular descreve o ’ser bonzinho’ como uma desvantagem social. Mas pesquisas apontam que a agradabilidade está associada a uma série de vantagens”, contam. Segundo os especialistas, ser um “nice guy” leva a amizades de melhor qualidade, torna a pessoa um pai (ou mãe) melhor, melhora a performance acadêmica e profissional e ainda dá um gás na saúde

O argumento  do estudo é que ser bonzinho, ao contrário do que a gente costuma pensar, não é o mesmo que ser facilmente influenciável, nem algo causado por “desejabilidade social” , quando você tenta agradar os outros para ser aceito. A agradabilidade pode ser o caminho para garantir relações interpessoais duradouras, felicidade, sucesso e bem-estar. 

Viu? É ciência.


Thiago Perin

Um comentário:

Estrela disse...

Que legal! Então, estou no caminho certo!!! rsrsrsrs
Bjus!