18 de dezembro de 2010

Playmobil: a mania continua viva



Em outubro, perto do Dia das Crianças, perguntei ao meu afilhado o que ele gostaria de ganhar de presente. Não imaginaria ouvir tal pedido de um menino de 5 anos de idade, em pleno ano 2010, mas o pequeno me pediu um Playmobil. Desde então, descobri que a mania de colecionar estes bonequinhos simpáticos e seus inúmeros cenários continua viva.

O brinquedo voltou com tudo às prateleiras e em dezembro comemora 36 anos de "vida" com aumento de 20% nas vendas no mercado brasileiro, segundo a Sunny Brinquedos, empresa detentora da marca por aqui. Isso quer dizer que a legião de fãs, hoje com seus 30 anos de idade, vai ganhar uma nova geração. O intuito da brincadeira continua o mesmo: você compra os bonecos com os mais variados temas – safári, circo, explorador – e em seguida os coloca em ambientes de ação, da casa da fazenda às Pirâmides do Egito.

Além de blogs e fóruns de discussão, os mais aficionados do país inteiro se reúnem esporadicamente para expor suas coleções. O evento chamado de "Lanchinho Playmobil" promove até casamento entre os bonequinhos de cabelo escuro, loiro ou ruivo e mão em forma de “c”.

A atualidade do Playmobil pode ser explicada tanto pela proximidade com a realidade, quanto pelo incentivo à imaginação. Montar e desmontar, movimentar os bonecos enquanto narra a história... As possibilidades da brincadeira são enormes e transportam a criança para o universo lúdico. É por isso, inclusive, que os bonecos alemães foram usados em uma exposição recente no Museu Gava de Barcelona para contar a trajetória da Terra da Era Jurássica à chegada do homem à Lua.

A nova onda do Playmobil traz também exemplares voltados para as meninas. Agora nas lojas de brinquedos já é possível encontrar princesas e mamães Playmobil. A criatividade não fica restrita ao fabricante: em uma simples navegada na internet você vê de Beatles a cenas bíblicas remontadas com os bonequinhos, feitas por um padre alemão.

Quais são as lembranças que você tem dos bonecos?

Estela Cotes

Nenhum comentário: