8 de janeiro de 2011

Metamorfoses



Revi ontem uma parte do filme Divã na TV. Numa das cenas, a protagonista Mercedes (Lília Cabral) comenta com a amiga que o ex-marido tinha alguns comportamentos diferentes com a nova namorada. Comprava vinhos caros, fazia passeios que não fazia antes.

Esse assunto sempre me chamou atenção.

Durante minha adolescência, tive um namoro longo. Cinco anos. Ele era adorável, mas tinha umas bobeirinhas que me incomodavam. A primeira era não dançar. Não sei se era pra manter a fama de mau, mas a gente saía com a galera e ele ficava sempre sentado. Meu pai dizia que ele era personagem daquela música do Chico que dizia que o cara estava “enrustido, com cara de marido”. Era o tempo das danceterias aqui no Rio. Eu mexia o esqueleto a noite toda e dava um tchauzinho pra ele sentado na mesa. Anos assim.

A outra coisa, menos grave, era não usar sunga. Tá, eu sei que nessa idade muitos garotos gostam de usar aqueles bermudões de surfista. Mas ele não era surfista. E eu acho lindo usar sunga. Mas não. Jamais.

Depois que terminei o namoro, passou um bom tempo e ele começou a namorar de novo. Morávamos no mesmo prédio e o vi voltar da praia – de sunga! Não pude deixar de comentar, ironicamente. Ele só riu. Mas não foi o pior. No ano seguinte, nos encontramos no casamento de um amigo em comum. Era a moda da lambada.

Não preciso dizer mais nada, né?

Ele simplesmente era "O Rei da Lambada"! Tinha feito curso Quando o vi dançando com uma amiga (já tinha terminado com a namorada), quase caí pra trás. O pior é que ele dançava bem. Por que cargas d’água não tinha dançado comigo aqueles anos todos? Bom, mas não foi tão ruim assim. Ele me tirou pra dançar e foi bem divertido (embora eu não soubesse dançar lambada direito). Não compensou os anos sentado na cadeira, mas deu pro gasto.

O que será que causa essas metamorfoses? Será que somos nós ou é o outro que nos faz mudar? Será que alguma coisa em mim fazia ele não querer dançar antes? Fiquei pensando se não somos todos assim, e garimpando comportamentos meus que seriam diferentes de um relacionamento pra outro. Mas não consegui lembrar de nada. (ou será que eu não consigo ver?)


Martha Mendonça 

Nenhum comentário: