15 de maio de 2011

Raízes do medo




O medo é, sem dúvida alguma, o maior entrave para que levemos uma vida plena e feliz. Nós o assimilamos muito cedo, ainda na infância, pois, infelizmente, muitos pais utilizam o medo como arma educacional. Ameaçam as crianças com todo tipo de punição para obter obediência.

Portanto, não é à toa que nos condicionamos a temer, inicialmente o castigo, depois a rejeição daqueles de quem dependemos para sobreviver.

Não podemos culpá-los por isso, pois eles também foram educados no medo. Mesmo aqueles que tiveram uma educação mais liberal, sem tanto rigor, acabam contaminados pelo medo que predomina ao seu redor.

A sociedade em que vivemos se baseia no medo para obter o controle sobre as pessoas. Atualmente, a mídia é a principal responsável pela disseminação da energia do medo. Catástrofes e fatalidades recebem um destaque absurdamente exagerado e, quanto maior o grau de inconsciência daqueles que recebem estas informações, mais elevado será o medo.

Todos sabemos que a violência tem se ampliado nos últimos anos; ela é resultado da doença coletiva, do estado de adormecimento em que vive a maior parte da humanidade.

Aqueles que já adquiriram um grau razoável de consciência precisam atuar como contraponto a esta energia e tentar levar um pouco de luz àqueles com os quais convivem. Mas, sem esquecer de que nem sempre será possível obter uma resposta favorável.

O despertar da consciência só acontece aos que estão prontos. Para muitos, a verdade continuará a passar despercebida, pois eles não serão capazes de enxergá-la. E não há nada que possamos fazer quanto a isto. Mas devemos continuar tentando ampliar a corrente dos despertos, sempre e a cada dia, com a esperança renovada de que, aos poucos, mais e mais gotas se juntarão a este oceano.

"...Uma pessoa amadurecida deve desconectar-se de tudo que estiver relacionado com o medo. É assim que a maturidade chega. Apenas observe todos os seus atos, todas as suas crenças e descubra se elas estão baseadas na realidade, na experiência, ou se estão baseadas no medo.E qualquer coisa baseada no medo precisa ser imediatamente abandonada, sem um segundo pensamento. É uma armadura. Não posso dissolvê-la. Só posso simplesmente lhe mostrar como você pode abandoná-la.

...Continuamos a viver a partir do medo - e assim vamos envenenando toda experiência. Amamos alguém, mas com base no medo: isso se deteriora, envenena. Buscamos a verdade, mas se a busca tiver base no medo, então você não irá encontrá-la.O que quer que faça, lembre-se de uma coisa: Com base no medo você não irá crescer. Você irá apenas encolher e morrer. O medo está a serviço da morte.

...Uma pessoa destemida possui tudo que a vida quer lhe dar como um presente. Agora não há mais nenhuma barreira. Você será banhado com presentes, e tudo que você fizer terá um vigor, uma força, uma certeza, um tremendo sentimento de autoridade.

Um homem vivendo com base no medo está sempre tremendo por dentro. Ele está continuamente a ponto de ficar louco, porque a vida é imensa, e se você estiver continuamente com medo... E há todo tipo de medo. Você pode fazer uma lista enorme, e você ficará surpreso de quantos medos estão lá - e você ainda está vivo! Há infecções por toda parte, doenças, perigos, seqüestros, terroristas... E uma vida tão pequena. E finalmente existe a morte, a qual você não pode evitar. Toda sua vida ficará em trevas.

Abandone o medo! O medo foi inconscientemente adquirido por você na sua infância; agora, abandone-o conscientemente e amadureça. E, então, a vida pode ser uma luz que vai se aprofundando à medida que você vai crescendo".
Osho




Elisabeth Cavalcante



28 comentários:

Poeta del Cielo disse...

O medo un estado que nos deixa atentos sempre a ele... Lena amiga lindas suas entradas pois en elas um aprende muito sao maravilhoisas amiga... parabens sempre amiga...

saludos
otima semana
abracos de coracao Lena

Obrigado por me otorgar seu selo de 400 amigos lena que sejam muitos mais y que esa linda amizade que vc nos da seja eterna... obrigado de coracao lena amiga..

soniaconsult disse...

Saudades docê...
Medo só da morte. O que é inevitável.
E medo de chegar o dia em que terei que dizer adeus para a minha mãe.
Bjs carinhosos e um bom domingo Lena

PauloSilva disse...

Que pura verdade aqui escrita!

«A sociedade em que vivemos se baseia no medo para obter o controle sobre as pessoas» - Esta passagem é verídica, muito concordo, eu.

Lindas as suas palavras!

Luar disse...

Um post muito especial!
O medo, que condiciona a vida das pessoas.
Lembro-me da minha infância e já aí nos ensinavam a ter medo.
- Não faças... olha o papão (medo), não vás...olha o papão!
E pela primeira vez a tomada de consciência que existe algo que pode vir se falarmos, se dissermos, se fizermos!
Nesta minha longa jornada de luz e tomada de consciência espiritual, aprendi que o medo não existe, é fruto dos valores que nos são transmitidos em função da sociedade em que vivemos.
Por isso vamos lá caminhar...sem medos!
Deixo um beijinho de luz!

Luar

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

BOM DIA LENA VIM DESEJAR UM DOMINGO SUPER JÓIA PARA VC!
DEPOIS VOLTO PARA LER COM CALMA ESSE BELO TEXTO!
BEIJO

нєllєи Cαяoliиє disse...

há medos que estarão sempre habitando nosso interior,mas devemos estar atentos para que eles não nos impeça de viver!
Um beijo,Querida*

* Verinha * disse...

De fato devemos sempre combater o medo.. não devemos deixar que ele nos paralize diante da vida.


Beijocas super em seu coração Lena e um maravilhoso domingo para vc!

Verinha

AC disse...

Lena,
Como sempre, a sua mensagem é pertinente. Os medos são um enorme entrave à evolução de cada um. Mas as suas raízes são tão profundas que ele, o medo, não se vai com um bater de dedos. Exige luta permanente, e nem todos conseguem vencê-la. Ah, os medos...!

Beijo :)

Sandra Portugal disse...

....infelizmente, muitos pais utilizam o medo como arma educacional. Ameaçam as crianças com todo tipo de punição para obter obediência.

E há adultos que se utilizam de ameaças, até no mundo emrpesarial, para conquistar resultados!!!

É a dinâmica do terror, do grito, do quero por que quero!

Eu sempre cuidei na educação das minhas filhas para que o medo não se instaurasse.
E sempre cuido dos meus colaboradores para que aprendam a obter resultados através da competência, da negociação e não das ameaças!!!
-Como sempre maravilhosa escolha de texto!

Seguem minhas respostas ao seu último comentário amiga:
-não recebi seue email(estava até preocupada de ter invadidoi limites com as minhas perguntas...rsrsr);
-e infelizmente ainda não pude ir a Portugal, meu marido não voa, minhas filhas estavam ainda pequenas, e em função disso ainda não tive coragem de tirar férias sozinha!!! Mas esse momento está chegando!!

bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

manuel marques disse...

"Prometemos conforme as esperanças e agimos conforme os medos."

Beijo.

mfc disse...

Existem dois anátemas que nos perseguem: o medo e a culpa!
Será que algum dia nos livraremos deles?!
Um óptimo texto que esmiuça um problema delicado e essencial.

Marly Bastos in "palavreados ao vento" disse...

Muito bom seu post Lena. O medo realmente é o bicho papão que ronda a nossa vida mesmo depois de adultos. Conscientizar disso é crescer, pois o medo atravanca toda nossa prosperidade e em todos os setores da nossa vida.
Beijos e um domingo maravilhoso

Calu disse...

Historicamente instalado nas ações mais simples, o medo vai corroendo as iniciativas e conjuga a inércia e a demência num só estado de ser e estar no mundo. Pernicioso vilão!
Cabe a nós, adultos esclarecidos tomarmos as rédeas contra esa disseminação prejudicial a todo indivíduo.
O medo só deve ser usado quando for em resguardo da vida e nunca em detrimento da evolução natural dela.
È de enorme importância estarmos "refletindo" sobre os medos_ antigos e atuais.Bravo, Lena.
Bom domingo,
Bjo grande,
Calu

Maria disse...

Amiga excelente texto. O medo nos impede muitas vezes de ir em frente e seguir novos rumos, mas vencê-lo não é fácil, é preciso muita força de vontade.
Tenha um excelente restinho de domingo e uma semana plena de alegria e paz.
“Se cada um dos seus dias for uma centelha de luz, no fim da vida você terá iluminado uma boa parte do mundo.” Osho
Beijinhos
Maria

Meire disse...

Lena querida, o medo nos paralisa e nos impede de viver tanta coisa boa que a vida tem a nos oferecer. Viver baseado no medo não é vida, mas uma semivida. Quando somos crianças temos muitos medos, mas com o passar do tempo vamos vencendo-os aos poucos e assim amadurecendo. Adorei o post! Daqui a pouco vc estará com 500 seguidores amiga. Iupi rsrs Bom domingo pra ti, bjo e meu carinho sempre, meire.

Aleatoriamente disse...

O medo é sempre algo a enfrentar.
Realmente surge muito cedo, por vários motivos.
Mas não é imbatível.
A coragem é muito maior é só aprender a trocar um pelo o outro.
Na troca, vence sempre o mais forte.
Deus criou o homem para enfrentar os medos.
Medo é só um bicho papão, com raízes longas.
Mas só amedronta quem não acredita que a coragem é um anjo com armadura e espada afiada.
E corta qualquer mau pela raiz.

Beijo Lena.
Fernanda

Catia Bosso disse...

Medo abandonado!!!

LenaLindona! Realmente, (o dr Enzio House que me perdoe), mas vou rezar muito pra que nunca precisemos visitá-lo... nunca se sabe né!
Amore, é cada vez mais prazeroso vir aqui e sentir o aconchego da sua madeira... ja viu isso? madeira ser macia? kkkk Só aqui mesmo... então, vc viu, logo chego nos 300... não sei se hoje, mas vai ter selinho tá, já reserva um lugar...

bj.

Catita

C. disse...

Ei amiga,
achei o máximo esse texto! Essa frase atingiu em cheio meus olhinhos "O despertar da consciência só acontece aos que estão prontos" e se fixou aqui dentro de um jeito... talvez porque eu já tenha (um pouco) dessa consciência, mas porque gostaria que tudo fosse mais fácil, e as pessoas (principalmente na minha família!) despertassem logo e assim tanta coisa ruim seria desperdiçada!
É amiga... família dó muda de endereço!

Eu vi sim que a Van ganhou o "blog da semana", achei bem legal! pra quem escreve isso é uma alegria e tanto!

Esqueci de escrever a palavra "pelo ralo" no comentário do texto abaixo... mas e é amiga, logo a dona meno chega na minha porta, e um novo ciclo chegará..

Eu me divirto, na verdade, por isso fiz a brincadeira, fazer o quê. Quando vier pras Europias nem pense em nao passar em Viena falouuu?!!

Marluce, em palavras disse...

Lena,


Sempre muito bom ler e nos questionar sobre nossas atitudes diante da vida. O medo é dos piores algozes do homem!

Um ótimo post!


Um abraço, Marluce

MARILENE disse...

É terrível a sensação de medo. Ela é um entrave a qualquer realização. Quando se origina em uma experiência desastrosa, pode ser superada. Quando enraizada desde a infância e não dirigida a um só acontecimento ou fato, muito mais difícil se torna a vitória sobre ele.
Sua postagem é excelente. A maturidade e as experiências nos dão um outro modo de olhar e nos permitem ver com mais realismo. Só assim poderemos combater esse inimigo invisível.

Bjs.

Rosana Garcia Hess disse...

seja bem-vinda ao meu bloguinho....tambem estou te seguindo
kisses
Rosana

NEUSINHA BROTTO disse...

ontem mesmo eu e uns amigos estavamos falando do medo, por td q vemos na nossa sociedade terminamos com medo de tudo...
bjs

ArcadoAutoConhecimento disse...

Olá Lena. Quanta saudade. Espero vê-la amanhã.
O “medo” não nos deixa ir adiante, ele nos faz permanecer sempre no mesmo estado evolutivo ou mesmo na ignorância e é por causa dele que não dizemos o que pensamos, o que sentimos, e acabamos por perder grandes oportunidades de aprendizado...o importante é cada um fazer a sua parte, ir plantando a sementinha da alegria, da esperança e do amor por onde passar.
Beijos e uma semana de flores e sorrisos.

Mustafa Şenalp disse...

Çok Güzel Site. :))

Meire disse...

Florzita, dá uma olhadinha aqui:
http://crystalvisionsmeire.blogspot.com/p/selinhos.html tem um selinho lá pra vc =) bjbj

Ingrid disse...

o medo bloqueia sentidos, e por muitas vezes nos faz mal..
obrigada pelo carinho de tuas palavras no Perfumes..
beijo e boa semana..

Ma Ferreira disse...

Ja fiz comentário semelhante ao que vou afzer agora, qdo.li algo sobre o medo.
Primeiro: Medo faz parte do instinto de sobrevivencia.
Mas o medo que paralisa..este faz muito mal.
O medo aprisiona..te sufoca, te reprime.
Temos que enfrenta-lo. Senão ele vira um fantasma a nos perseguir.

Um beijo..boa semana!!

MA

Meire disse...

Lena minha querida amiga, vc me emocionou com suas palavras. Tive um domingo especial ao lado da minha família e vc o fechou com chave de ouro. Choro de emoção por ter vc, mesmo que virtualmente em minha vida. Moramos longe e, como eu já disse aqui, ao mesmo tempo perto.
To te enviando um abraço mega apertado repleto de carinho e energias boas para vc, grata mesmo pelas palavras. Vc é uma graaaaaaça, te adoro :')