30 de dezembro de 2011

O que você espera de 2012?




Mais saúde para curtir a família, um novo amor para as noites de frio ou aquela viagem para Europa. Já parou para pensar nessa questão? Com um pouco de planejamento, é possível que tudo isso que você pensou torne-se realidade. Duvida? Nossos especialistas dão valiosas dicas do que você pode fazer para aproveitar melhor o seu tempo e concretizar seus desejos. Basta tirar um tempo para refletir, e depois, mãos à obra.

Quem quer ver seus desejos realizados, deve fazer por onde e começar a planejar. De acordo com a consultora em administração do tempo Valéria Nakamura, "é importante planejar o próximo ano para que possamos ser mais produtivos e ter mais foco nas ações que nos levem a atingir as nossas metas, sem perder tempo em atividades que não agreguem valor. É claro que durante o ano podem surgir problemas inesperados que atrapalhem o andamento das nossas ações mas, muitas vezes, a falta de comprometimento e disciplina das pessoas fazem com que os planos não se concretizem".

Não custa nada destacar que planejar o próximo ano não é a mesma coisa que fazer promessas. "Normalmente, as promessas surgem do sentimento mais emotivo que as festas e a esperança de um ano novo nos trazem. Para planejar, precisamos definir exatamente o que desejamos (nossas metas) e aí colocar todos os passos necessários para alcançá-las. Se tiver disciplina para segui-los, os planos costumam dar certo, sim, e se a meta for realmente importante, as pessoas a realizam", garante Valéria.

Os desejos que você tem para 2012 podem ser desde fazer uma viagem em família até realizar o sonho da casa própria. Não importa o tamanho, o que importa é a perseverança para realizá-lo. "Já ouvi muitos empreendedores dizerem que sonhar grande ou sonhar pequeno, dá o mesmo trabalho, então por que não sonhar grande? E isso é uma grande verdade, o trabalho do planejamento da execução haverá em qualquer um dos casos, mas se eu decidir sonhar grande pode ser que eu não alcance o ponto desejado, mas alcançarei muito mais do que o sonho pequeno", garante a consultora.

As promessas feitas no final de 2010 e que não puderam ser cumpridas em 2011, agora têm uma oportunidade de serem renovadas. De acordo com o especialista em administração do tempo e produtividade Christian Barbosa, "o brasileiro está otimista em relação ao próximo ano. Apesar da crise internacional que vem se consolidando na Europa e no mundo, no Brasil, para a maioria das pessoas, foi um ano bom e tudo indica que 2012 dará continuidade a este cenário (talvez um pouco mais turbulento). Enquanto houver otimismo e confiança por parte das pessoas, a coisa andará bem. E para não perder seu entusiasmo de ano novo e, quem sabe dessa vez, colocar em prática seus planos, separe uma hora para planejá-lo".

Se você quer ver mais dicas de como você pode fazer para que seu próximo ano seja muito mais produtivo, veja os conselhos que se seguem:

1. Descubra o que é importante: Que papéis você precisa desenvolver no próximo ano? Que atividade vai desenvolver para ter mais equilíbrio? O que você precisa parar de fazer? O que eu faço hoje me ajuda a realizar as minhas maiores aspirações? Essas e outras perguntas ajudam você a mapear o que faz sentido e o que não faz na sua vida. Essa clareza ajuda a ter foco, a usar bem o tempo para sair do lugar. Escreva as suas ideias por ordem de importância, reflita sobre elas e decida em que irá focar no próximo ano.

2. Estipule metas, mesmo que sejam poucas: Não adianta fazer dez promessas de ano novo e não realizar nenhuma. É melhor ter uma ou duas que aconteçam do que nada que faça você sair do lugar.

3. Antecipe datas: Aproveite que o ano não começou e planeje eventos importantes com antecedência como: férias, check up médico, renovação de documentos, viagens, cursos, etc. Em cima da hora fica mais difícil de realizar.

4. Organize-se: Comece com a escolha de uma agenda, seja ela de papel ou um software, mas sem um local para registrar os itens anteriores não tem como. Depois, passe para a organização dos seus ambientes físico e digital, evite o acúmulo de informações desnecessárias e crie uma estratégia para se organizar.

5. Tenha disciplina: Tenha disciplina na execução do que foi planejado. Não adianta nada perder tempo com as outras etapas se, em cima da hora, você se distrai com outras coisas e deixa tudo que planejou de lado. Com disciplina, é mais fácil dos planos se concretizarem.

Para finalizar, um conselho: "Alguns dizem que 2012 será o fim do mundo, mas eu acho que não. Na dúvida, não deixe de planejar, e nada de fazer dívidas irreais para 2013, pois é bem provável que o mundo não vá acabar". 
 
 
 
 

15 comentários:

Célia disse...

Lena... Quero a sequência linda do que vivo, nada mais! Apenas a gratidão por existir.
Abraço e feliz Ano Novo!
Célia.

Mariazita disse...

Querida amiga Lena
Agradecemdo as suas lindas palavras, aqui lhe deixo os meus...

VOTOS PARA O ANO NOVO

Venho desejar BOA PASSAGEM DE ANO.
Queria te trazer algo super especial para o Ano Novo, mas tive um problema:
- Como vou embrulhar toda a minha amizade e ainda um doce beijo?
Perante tal dificuldade, decidi oferecer-te uma frase do nosso imortal LUÍS DE CAMÕES:
“Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.

FELIZ ANO NOVO!

Beijinhos

JAN disse...

LENA, DEVO CONCLUIR QUE O ANO NÃO PODE FAZER NADA SEM MIM, NÉ?
ABRAÇÃO

JAN

Bento Sales disse...

Oi, amiga Lena!
Essa é uma mensagem maravilhosa e bem lúcida, além de bastante oportuna.
Acredito que se pensarmos positivo, termos mais organização, cuidados pessoas e administração, temos capacidade de realizar a maioria de nossos sonhos tanto físicos quanto metafísicos.
Muito objetivos almejados não dependem unicamente de nós.


Tenham o ano repleto de saúde e realizações você e família!

Abraços cordiais do amigo!

Anônimo disse...

Oh, Deslumbrante e Linda Amiga:
Um Post fabuloso. Admirável e genial para dar um forte abanão à nossa rotina do dia-a-dia perdendo tempo em coisas que não levam a nada.
Parabéns, pelo extraordinário texto inovador, brilhante e sensato que se lê de forma fácil e agradável.
Excelente visão da vida optimista e sensata.
Realmente, são boas ideias.
Renovo os parabéns.
Beijinhos amigos cristalinos de pureza amiga.
Com respeito e forte estima pelo seu ser e sentir mágicos e plenos.
Agradecido pela honra da sua visita linda.
Adorei.

pena

Bem-Haja, amiga.
É notável com pensamentos perfeitos.
Adorei imenso.

Vera Lúcia disse...

Lena querida,
Ótimas dicas! Gostei especialmente do conselho final. Achei divertido.

Que 2012 chegue trazendo-lhe tudo de melhor, e ainda :

NOVAS ESPERANÇAS.
FELICIDADES.
NOVOS COMEÇOS.
PROSPERIDADE.
SAÚDE.
PAZ.
TODAS AS ALEGRIAS QUE PUDER SORRIR.

Agradeço-lhe por sua amizade e carinho.
Amei ter tido a oportunidade de conhecer você e o seu blog, tão rico em postagens!

FELIZ 2012!

Beijos.

Ivana disse...

Lena,

É claro que temos sonhos, desejos, e temos que batalhar para conquistá-los, fazer por merecer. Às vezes a realização de um sonho não depende só da gente, então vamos aguardar pacientemente. Mas não peço nada, agradeço muito, agradeço por ter te conhecido, e que em 2012 possamos compartilhar mais amizade, afeto e tudo mais que nos faça feliz.

FELIZ 2012 A VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA!!!

Beijos!

Du disse...

Lena, um feliz recomeço de tudo em 2012, receba meu abraço cheio de boas energias para vc. Obrigada por todo o carinho durante este ano e que em 2012 continuemos assim.
Bjs e até mais.

Van disse...

Oi Lena

De 2012 eu só espero saúde e sorte, mas de mim eu espero tudo, que eu consiga fazer meu ano ser novo.
É também o que te desejo.

Feliz Ano Novo!

Cecília Romeu disse...

Lena,
lindo texto! Linda mensagem e também as palavras que deixou lá no Humoremconto! Muito obrigada, amiga querida!

Para você e sua família, grandes momentos neste novo ano, de paz, felicidade, saúde, amor; assim criando forte estrutura para as coisas chatas e inevitáveis!
Grande beijo :)

Amor feito Poesia disse...

Feliz 2012 amigos...!!
Infinitas Realizações!!!
Saúde, paz, Alegrias SEMPRE!!
Grande beijo!!!

Com carinho...M@ria

Jesus te ama! disse...

AMIGA QUERIDA DESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA QUE ESTE ANO QUE VAI SE INICIA SEJA PARA VOCÊ REPLETOS DE VITÓRIAS,SAÚDE, ALEGRIA, PAZ!!! QUE EM TUDO POSSA SER MAIS QUE VENCEDORA!! DEUS ABENÇOE EM TODAS AS ÁREAS DE TUA VIDA, COM MUITAS VITÓRIAS ABRAÇO QUERO QUE SAIBA QUE FOI MUITO!!! FOI MUITO BOM CONHECER VOCÊ!!!LOUVO A DEUS POR SUA AMIZADE VIRTUAL!!! DIANA.

。♥ Smareis ♥。 disse...

Lena, que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.
Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
Desejo a você um Ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.
Que 2012 seja de muitas realizações, paz, saúde e alegria pra você e toda sua família.
Beijo grande no coração!
Feliz Ano Novo!

Maria Célia disse...

Olá Lena
Belas e sábias palavras.
Pra você um 2012 de muitas realizações, sonhos a concretizar.
Tudo de melhor pra você.
Beijo.

JIME disse...

Feliz Ano Novo!
Que o nosso Sonho sejam realizado
com tranquilidade e harmonia.
Beijos.