7 de junho de 2013

Tolerância, o caminho para a felicidade









Tolerar é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, procurando compreender e aceitar, da melhor forma, as diferenças com relação ao comportamento alheio. Olhando ao nosso redor não fica difícil constatar que a cada dia cresce o número de pessoas intolerantes no mundo, seja na família, no trabalho e, principalmente, no trânsito.

Dia destes, vendo televisão, deparei-me com um homem que estava parado ao lado de um ônibus num trânsito bastante caótico. De repente, ele saiu pela janela do seu carro, quebrando aos socos o vidro do motorista do ônibus; agredindo-o de forma violenta, quem sabe, por algum motivo banal. Numa outra situação, diante de uma fechada brusca, um motorista persegue o outro e acabam se agredindo no meio da rua.

Numa situação destas, percebe-se que as pessoas, de modo geral, estão "explodindo" por muito pouco, totalmente fora do seu controle emocional. A pergunta é: onde iremos parar com isso tudo?

Como será a geração futura das nossas crianças, quando presenciam tamanha barbaridade? São perguntas simples, porém, importantes para que possamos começar a nos conscientizar da total intolerância que vivenciamos. Somente através de uma conscientização, fazendo uma revisão geral na nossa vida, com relação às nossas posturas, valores e crenças, é que poderemos dar início a uma profunda mudança de comportamento.

Não podemos modificar o outro, mas podemos modificar a nós próprios, principalmente, com relação aos erros alheios.

Saber dos nossos limites, onde começa o meu e termina o seu, torna-se fundamental para o respeito mútuo. Se pararmos para observar, quando estamos desequilibrados, tudo parece conspirar para que a situação vivenciada aumente de tamanho, ou seja, a irritação, desconfiança, medo e insegurança tendem a ser tornar nossos maiores inimigos.
Quantas vezes nos deparamos com pessoas que reagem de forma agressiva ante as adversidades da vida e depois acabam se arrependendo amargamente de suas atitudes impulsivas.

Antes que possamos pensar em agredir alguém, seja, física ou verbalmente, é importante pararmos para analisar se a situação fosse inversa; ou seja, e se fosse comigo? Ou ainda, qual será a consequência de minha atitude.
Pensar, antes de tomar qualquer atitude impulsiva, sempre foi a melhor opção para o treinamento da tolerância.
Conta uma lenda que um sábio, diante de seus discípulos perguntou:

- Como vocês reagiriam diante de uma pessoa que lhe desse um tapa no rosto?
- O PRIMEIRO respondeu: "Mestre, com certeza eu lhe agrediria da mesma forma, revidando o tapa".
- O SEGUNDO disse: "Também devolveria o tapa, reagindo com mais violência".
- O TERCEIRO continuou: "Não reagiria à agressão; porém, muito ofendido e magoado lhe questionaria as razões para tamanha violência".
- O QUARTO finalmente respondeu: "Não reagiria. Nutriria pelo mesmo um enorme sentimento de compaixão lhe questionando: o que houve com você? Posso ajudá-lo de alguma forma?

Exercitar a tolerância nos permite ver as situações de formas diferentes, procurando de alguma forma elevar nosso nível de consciência, para que não nos joguemos diante das situações de forma impulsiva e descomedida. Quanto mais consciente uma pessoa é, mais chances terá de ser tolerante com seus próprios erros e também, com o dos outros.



Tania Paupitz



9 comentários:

Sandra Grandi Rossi disse...

Infelizmente no mundo agitado de hoje, as pessoas não se dão tem tempo para relaxar e com isso vão ficando cada vez mais intolerantes e nervosas.
É preciso fazer uma pausa para repensar os valores que realmente importam e assim melhorar a qualidade da vida.
Com carinho, Sandra!

Rô... disse...

oi minha amiga,

controlar impulsos e atitudes impensadas,
é um exercício que poucos conseguem,
mas vamos vivendo e aprendendo...

beijinhos

Célia disse...

A grande falta que vemos na sociedade atual é o bom senso, a educação, a tolerância que juntas englobariam a serenidade do viver.
Bj. Célia.

Beatriz Bragança disse...

Querida Lena
É magnífico o texto que coloca perante nós,para refletirmos. Muito obrigada pela partilha.
Cada pessoa devia estar consciente de que a sua liberdade acaba onde começa a liberdade do seu próximo. Até porque, uma das coisas mais belas da vida é a fraternidade humana.Mas parece que isso é o que mais falta no mundo de hoje :«socorrer quem precisa, ser feliz com a felicidade do outro, rir com as alegrias do próximo e ser solidário nas boas e más horas.» J.S.Nobre
vamos andando com Esperança.
bom domingo
Um abraço de quem aguarda uma visitinha.
Beatriz
Blog - Vida e Pensamentos
http://pegadasdeanjo.blospot.com

Emília Silva disse...

Olá, gostei muito do que li.Já estou a seguir o seu blog.Deixo-lhe aqui a sugestão de visitar o meu.Aqui fica
http://emilysilva2010.blogspot.pt/

Beatriz Bragança disse...

Querida Lena
Para quando uma visitinha ao meu blog - Vida e Pensamentos
http://pegadasdeanjo.blogspot.com
Em relação ao texto a´que publicou sobre a tolerância,acho que foi uma escolha deveras feliz.A imagem é magnífica.
Este valor devia vir incutido de casa,pela família e,na escola,os professores continuariam um trabalho que já estava iniciado.O pior é ,quando nem em casa ela se vive...
Fez muito bem ter colocado este texto,para fazer refletir todos os que o lerem. Muitos parabéns e obrigada pela partilha.
Um bom fim de semana
Um abraço da
Beatriz

Beatriz Bragança disse...

Querida Lena
Gostei muito do texto.É uma mensagem global,quero dizer serve para o mundo inteiro.Que bom seria se todos a lessem e a pusessem em prática.
Bom fim de semana.
Beijinhos da
Beatriz,que está convencida de que já comentou este texto.
Beijinhos

Irmãos de luz disse...

Lindo post, agradecido.voltarei!
Irmão António
: )

Marli Soares Borges disse...

A tolerância é um exercício diário e permanente. Se a gente desiste por um momento sequer, tem que começar tudo de novo. Ah, nós e nossas imperfeições! Bjs Marli