20 de junho de 2010

Bruges: charme e magia

Imagem: Lena


 
Bruges é uma das mais famosas cidades belgas e uma das que mais atraem visitantes. Cidade medieval, localizada a 96 km de Bruxelas, parece ter sido tirada de uma moldura. Caminhar por suas ruas é como voltar ao tempo.


Igrejas, monastérios, museus, conventos e até um hospital, o mais antigo da Europa, são riquezas em forma de arquitetura da época de prosperidade quando a cidade enriqueceu devido ao comércio. O seu centro formado por casarios coloridos e os charmosos bairros cortados por canais, pontes, ruínas de uma fortaleza bem como os moinhos das redondezas fazem de Bruges uma cidade dos sonhos, inesquecível.

Os passeios de barco são populares e, em Bruges, aproveita-se o costume local para se conhecer a cidade a partir dos canais. Não é à toa que é chamada de Veneza do Norte. Andar de bicicleta também é muito divertido. A região do centro da cidade é composta por inúmeras ruelas, com centenas de lojas, restaurantes e pequenos comércios cheios de charme.


Mas nada combina mais na romântica cidadezinha do que um passeio de carruagem pelas ruas do centro histórico. Por entre as ruas com pedras, ouve-se o “toc–toc-toc” de belos, grandes e bem tratados cavalos, um verdadeiro convite ao clima super romântico da cidade.


Com um irresistível cheirinho de cacau no ar, Bruges é aromaticamente deliciosa de se visitar. Nas ruas, uma centena de casas vendendo chocolates são convites explícitos à degustação. Os famosos waffles com cobertura de chocolate e frutas, nos remetem a outras delícias: as trufas. Além delas, encontram-se também os pralinés, outra das tradicionais iguarias belgas. A casca do chocolate guarda um recheio de textura e sabor surpreendentes, geralmente produzido a partir de amêndoas. É uma tentação atrás da outra!


O roteiro gastronômico deve incluir também, mariscos (moules) com muitas batatas fritas - que, segundo a história, tiveram origem no país -, tudo isso com cervejas da região. O conhecimento dos belgas sobre as cervejas data da Idade Média, o que resultou em mais de 1.000 rótulos de diferentes sabores, cores e aromas (algumas com frutas). Alguns bares podem ter mais de 500 títulos registrados, e cada um pede um copo especial.


A paisagem outonal de Bruges é lindíssima e fica para sempre na memória, ainda que a cidade seja um mágico destino em todas as estações. Não deixe de conhecer Bruges. É uma cidadezinha perfeita demais, que fez com muito charme a transição do medieval para o moderno...

Um comentário:

Meire Oliveira disse...

Adoreiiiiiii, agora quero conhecer Bruges amiga, mas acho que a moça da foto ajudou a deixar a cidade mais bonita! :)