16 de junho de 2010

O Ícone do terror




O clássico de Alfred Hitchcock "Psicose" completa 50 anos como a obra prima do cinema de suspense reconhecido mundialmente por sua já mítica cena do assassinato no banheiro executado pelo alienado Norman Bates.

Apesar de ter estreado com críticas desfavoráveis em 16/06/1960 em uma sala nova-iorquina, o filme acabou convencendo a indústria e o público, que meio século depois continua fã desta obra. "Psicose" voltou aos cinemas e vai ganhar edição especial em blu-ray."Psycho 50th Anniversary Edition" incluirá uma versão remasterizada em alta definição e contará com conteúdos extras, entre estes um documentário sobre como foi realizado o filme, o trailer original e uma análise da inconfundível cena do chuveiro.

O filme, protagonizado por Janet Leigh e Anthony Perkins, leva o espectador a um estranho hotel administrado por Norman Bates, que aparentemente vive submisso a mãe, onde chega uma mulher foragida da Califórnia para começar vida nova com o namorado, após ter roubado US$ 40 mil de sua empresa. Uma parada no caminho, que será a última para a personagem que morrerá esfaqueada enquanto toma banho, em uma sequência tão reconhecida por suas imagens quanto pela sua trilha sonora.

Os violinos serviram para gerar a tensa melodia que vai "crescendo", enquanto ocorre o ataque que em 2009 foi votado como a mais aterrorizante da história do cinema segundo pesquisa de entidade britânica.
O corpo nu da atriz na famosa cena era de Marli Renfro, uma mulher que chegou a ser capa da "Playboy" antes de desaparecer. Seu papel foi mantido em sigilo pelo interesse da produção em 1960, tanto pelo diretor quanto pela estrela do filme, Leigh, quem por pudor se negou a tirar a roupa diante das câmeras.

Essa não foi a única artimanha do "mestre do suspense" para o lançamento do filme. Uma vez que decidiu fazer "Psicose", Hitchcock iniciou uma campanha para impedir que o público conhecesse antecipadamente o fim da trama, por isso comprou todas as cópias da primeira edição do livro no qual o filme foi baseado, cujos direitos tinha adquirido por US$ 9 mil.

Nenhum comentário: