5 de julho de 2010

Chá das cinco




Umas das maiores instituições culturais no Reino Unido é o chá das cinco. Quem no mundo todo não associa imediatamente o chá como um costume tipicamente britânico? O que muito pouca gente sabe é que a popularidade do chá nesse país deve-se em boa parte à portuguesa Catarina de Bragança, que foi esposa do rei Carlos II da Inglaterra e consequentemente rainha dos ingleses, e que trouxe consigo o costume de beber chá.

Já a tradição do afternoon tea é datada de 1830 e creditada à duquesa de Bedford, Anna. A história conta que a nobre sentia fome entre o café da manha e o jantar e, por esse motivo, criou o hábito de tomar chá servido rigorosamente às cinco da tarde. Passou a convidar algumas amigas a acompanhar e rapidamente o costume virou moda entre toda a sociedade. A duquesa nunca soube que seu hábito iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser.

Mas não pense que o hábito parou no simples e puro saquinho de ervas. O ritual envolve muito mais do que apenas a tradicional bebida que o batiza. A ele estão associadas maravilhosas peças de porcelana e prata, além de regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fazem parte do cardápio como: bolinhos, biscoitos, torradas com manteiga, geléia (marmelade) ou mel, scones (pães doce escoceses), creme Devon ou Devonshire (creme grosso, rico, amarelado, com 60% de nata e sabor doce) muffins, sanduíches (os de pepino são muito apreciados), chá gelado de maçã, coquetéis de frutas, espumantes, sucos e chás de todos os tipos, é claro!

O chá é preparado em um bule de porcelana, e para cada pessoa, acrescenta-se uma folha de chá na água fervida. Essa mistura fica em infusão por alguns minutos, logo após coar e é quase regra o chá ser tomado com leite gelado e açúcar, o que difere um pouco dos costumes brasileiros, mas esse é um costume tão antigo que não vale a pena perder tempo tentando convencer um inglês de que chá é só com água. Dependendo da origem, ele pode ser servido com fatias pequenas de limão, como é o caso das ervas vindas da China. E há uma enorme variedade da bebida: o preto, os cítricos, como o de limão, laranja, amora, os verdes com essências de menta, jasmim e camomila. Para os mais exóticos, há o chá de ervas com infusões.

Esse delicioso costume pode ser conferido em hotéis e casas especializadas da Inglaterra. Mas não pense que é so chegar e sentar, não! É preciso agendar horário para pegar um bom lugar e se deliciar com as maravilhas servidas durante toda a tarde. E para fazer juz à pontualidade britânica, a primeira entrada acontece às 14h e finaliza às 16h, dando início à segunda. Sem agendamento, corre-se o risco de não conseguir lugar.


Edição: Lena

Nenhum comentário: