11 de julho de 2010

Ouse sonhar... Não tenha medo de sua criatividade!



O medo faz parte de nossas vidas e talvez seja a emoção mais básica que temos. O medo é um alarme emocional que é ligado quando estamos prestes a entrar em terreno desconhecido. Ser criativo é uma aventura no desconhecido, uma saída de nossa zona de conforto e o abandono de hábitos e métodos cultivados há muito tempo. Estas mudanças sempre geram receio de fracasso e ansiedade sobre os obstáculos que surgirão.


Assim, existe uma relação simbiótica entre criatividade e medo. Se você não sente pelo menos um pouco insegurança sobre uma nova ideia, é um sinal forte de que sua ideia não seja realmente inovadora. O sentimento de medo é o ponto de virada do processo criativo, quando você decide entre ir em frente ou desistir. Se você superar o medo, sua criatividade floresce; se o medo paralisá-lo, sua criatividade fenece.

Se você sente medo e ansiedade nos momentos de criatividade, saiba que não está sozinho. Pessoas reconhecidamente criativas também enfrentam os mesmos sentimentos. Vejamos o que algumas destas pessoas têm a nos dizer sobre o medo.

Leonardo da Vinci: "O medo nasce mais cedo que tudo o mais".

Joseph Chilton Pearce: "Para viver uma vida criativa, devemos perder o medo de estarmos errados".

Ranier Maria Rilke: "Talvez tudo que nos amedronta seja, na sua mais profunda essência, algo desamparado que deseja nosso amor".

Frances Moore Lappe: "Mesmo o medo da morte é nada comparado com o medo de não ter vivido autentica e plenamente".

Robert Maurer, Psicólogo: "Sua habilidade de ser capaz de nutrir a si próprio, e dar a si mesmo a permissão para cometer erros e aprender com eles, é seu maior atributo como um artista e ser humano".

Vincent van Gogh: Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca acharam esses perigos razões suficientes para permanecerem em terra.

Para superar o medo do novo e fortalecer a criatividade, é preciso pensar como um pescador e perguntar: O que pode acontecer de pior na tentativa de realizar meu sonho? O que pode acontecer de melhor? Se o melhor que pode acontecer supera o pior que pode acontecer, tome as devidas precauções e vá em frente com confiança.

O medo existe por alguma boa razão, para nos proteger, mas não para nos paralisar. Se pudermos entender o que ele procura, estaremos mais preparados para deixá-lo ir embora.



Nenhum comentário: