11 de julho de 2010

O que é avatar?




Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra reverenciada por muitos hinduístas. Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

É uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual. Quando essa forma despersonalizada de Deus transcende daquela dimensão elevada para o plano material do mundo, Ele - ou Ela - é conhecido então como a encarnação ou Avatara.

Essa palavra se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "personalização" no interior das máquinas e telas de computador. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador.

Mas a primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de
Vishnu, a quem muitos hindus adoravam como um Deus. São encarnações divinas que, de tempos em tempos, vêm à Terra promover um “salto de qualidade” espiritual. Jesus Cristo, por exemplo, é reconhecido como avatar. Há outros, como Buda, Krishna e Saint-Germain, de acordo com a crença de tradições orientais e irmandades espirituais.

Os avatares nos levam à autodescoberta. Por meio deles, percebemos a nossa divindade e a vivemos em toda sua potencialidade, praticando cotidianamente valores humanos universais permanentes, comuns a todas as tradições religiosas, filosóficas e culturais.



Um comentário:

PAKI disse...

Gostei muito Lena de sua pesquisa e explicações. Valeu. Bjs