27 de julho de 2010

Simpsons orgânicos?



Parece não fazer muito sentindo em uma campanha que usa o maior comedor de rosquinhas do mundo e bebedor inveterado de cerveja para defender a ingestão de cenouras e alfaces, não é mesmo? Mas Homer Simpson, o patriarca da família mais famosa da TV, deve se juntar a Margie, Bart, Lisa e Maggie para inspirar uma ação promovida pelo governo britânico contra o aumento da obesidade entre os ingleses. A notícia foi dada pela versão online do jornal "The Guardian" e de imediato já causou estranheza.

Os anúncios pró-alimentação saudável estão cotados para entrar no ar como uma espécie de abertura para os episódios reais de “Os Simpsons”. Terão, no entanto, personagens especialmente criados para essa tarefa nos mesmos moldes estéticos da animação. Sentados no sofá, bem ao estilo “simpsoniano”, eles mostrarão que é possível deixar o fast-food e os snacks gordurosos de lado e aumentar o consumo de frutas e vegetais. A responsável por essa “pré-cartoon” deve ser a Aardman Animations, mesma empresa que fez o desenho “Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais”.

Ainda de acordo com o “The Guardian”, a campanha deve custar cerca de 640 mil libras e faz parte do projeto “Change4Life”. Além de custosa, a iniciativa já levanta julgamentos antes mesmo de ir ao ar. Isso porque o próprio autor dos Simpson, Matt Groening, já usou a temática da obesidade de maneira irônica em diversos episódios. E o que Homer é, na realidade, senão uma crítica ambulante do glutão que come mal, se entope de cerveja e é sedentário? Trata-se de um símbolo não mais exclusivo dos americanos quando o assunto é falar sobre quem está acima do peso.

Neville Rigby, colunista do próprio “The Guardian”, fez um comparativo perspicaz sobre essa história: se na época em que o marinheiro Popeye era um dos desenhos mais populares não aumentou o consumo de espinafre, porque agora Homer e sua turma conseguirão fazer alguma diferença na prevenção da obesidade?

Seguindo esse raciocínio, acho melhor desenterrar aquela canção do grupo Gengis Khan “Comer, comer, comer, comer... é o melhor para poder crescer” como trilha sonora.



Nenhum comentário: