2 de julho de 2010

Sonhe com os anjos



Já ficou provado por cientistas - pasmem! - que "contar carneirinhos" não ajuda a pegar no sono: pode simplesmente ser algo tedioso demais para se fazer por muito tempo. Dificuldades como essa, sono de baixa qualidade, insônia e outros problemas são razões associadas à redução da qualidade de vida, perda de produtividade e até problemas de saúde. Estima-se que 30 a 40% da população enfrenta dificuldades relacionadas ao sono, muitas vezes sem perceber. Uma noite mal dormida pode ocasionar mau humor no dia seguinte, irritabilidade, baixa concentração, desequilíbrio emocional, pouca produtividade no trabalho, pouco apetite sexual e muito, mas muito estresse.

Em um sono adequado o organismo produz os hormônios do crescimento que permitem o rejuvenescimento e a renovação celular. Com o sono insatisfatório, há uma má reposição das células. Sendo assim, as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa. A falta do sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Em conseqüência, a pessoa pode engordar ou emagrecer muito. Tudo funciona em desequilíbrio influenciando negativamente até mesmo os níveis do colesterol e do triglicérides, que pode ser resolvido apenas com o sono adequado.

Mas como ter um sono reparador, contínuo e profundo? Muitas atitudes e hábitos podem interferir no seu sono. A maioria das dicas abaixo é pura aplicação do senso comum, mas muitas pessoas com dificuldades relacionadas ao sono não as seguem. Vamos a elas:

1. Tenha horários regulares

O hábito cria um ciclo saudável de sono. É sabido que o sono dá seus sinais às 18h30, as 19h00, às 19h30, às 21h00... Depois que o organismo reclama várias vezes por ele, acaba desistindo e a consequência é a falta de sono mais tarde. Tente habituar-se a um horário mesmo durante os finais de semana. Isso faz o corpo pegar ritmo.
2. Procure dormir mais cedo
Para ter sono mais cedo apenas deite-se e fique em paz, não é preciso fazer força. Se você for dormir mais cedo, vai conseguir acordar sem despertador e sem perder a hora. Você não pode acordar quando está dormindo; só tem que acordar quando o organismo der o sinal.
3. Não beba água durante o jantar
Procure se hidratar durante o dia, tomando, no mínimo, dois litros de água. Beber água à noite ocasiona interrupções no sono.
4. Adote hábitos saudáveis
Alimente-se bem, faça exercícios. Exercite-se antes de jantar e pelo menos 
3 horas antes de dormir. Refeições pesadas estão proibidas, mas dormir com fome também é um ruim. Depois das 4h da tarde, evite café, chá preto, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas, pois tudo isso excita o organismo. O álcool provoca uma sensação de relaxamento, mas o sono de quem está alcoolizado não é reparador.
5. Seja persistente, mas não exagere
Ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir pode acabar sendo contraproducente. A ansiedade tentando dormir pode ser pior. Levante-se e escolha alguma atividade relaxante. Resista à tentação de ligar a televisão ou o computador.
6. Não tenha picos de concentração antes de dormir
Não execute atividades complexas antes de ir deitar. Ao chegar do trabalho, coloque o seu motor em stand by. Não trate de negócios, não atenda celular, não leve trabalho para casa.
7. Tenha um ambiente adequado

Não assista televisão e não leve o notebook para o quarto, evite até mesmo ler deitado na cama. Vire o colchão regularmente, tenha lençóis e fronhas confortáveis, ajuste a temperatura para ter conforto térmico, evite iluminação desnecessária.
8. Tome um banho quente antes de dormir
Uma mudança na temperatura do corpo pode ajudar você a relaxar e adormecer mais rápido, além de relaxar.
9. Ruído branco

Caso os sons externos (trânsito, vizinhos, animais,etc.) estejam atrapalhando seu sono, procure mascará-los com ruído branco, como um ventilador, ar condicionado, que produz um som constante ou mesmo ouvir músicas relaxantes, de sons da natureza.
10. Não durma durante o dia
Uma soneca de até 15 minutos depois do almoço pode fazer maravilhas, mas não durma por longos períodos durante o dia, isso prejudica o sono noturno.
11. Evite remédios para dormir
O uso de soníferos e calmantes, mesmo sob orientação médica, é contra-indicado. Discuta, primeiro, outras alternativas. O uso frequente acaba se tornando ineficaz após algum tempo.

E, por fim, saiba que o sexo apazigua o espírito e traz uma boa noite de sono! Durma bem e sonhe com os anjos...



Fonte
Edição: Lena

Nenhum comentário: