6 de agosto de 2010

Deu branco?


Quantas vezes aconteceu de você querer lembrar o nome de um filme e a informação lhe fugir completamente da cabeça? Esta situação banal serviu de inspiração para um designer criar uma coleção bastante inusitada com suas produções preferidas de todos os tempos.

Foi assim que Christian Annyas criou o “The Movie Title Still Colection” (“A Coleção de Imagens de Títulos de Filmes”), blog que faz um apanhado de posters das produções que já assistiu, ou que pelo menos passou o olho pelos primeiros dez minutos da abertura.

A ideia também reforça o quanto o nome original de um longa-metragem é, de fato, relevante para o trabalho como um todo. O espectador brasileiro está habituado a essa questão, já que inúmeras vezes uma produção estrangeira ganha um título em português que passa a milhas de distância do verdadeiro.

“Encontros e Desencontros”, por exemplo, é um deles. Originalmente chamado “Lost in Translation”, faz uma alusão à dificuldade de se comunicar vivida pelos dois personagens principais (interpretados por Scarlett Johansson e Bill Murray), não só na estadia de ambos na cidade de Tóquio, como também nos relacionamentos íntimos de cada um com seus parceiros.



Curiosamente, o longa de Sofia Coppola é um dos que está na seleção de Christian Annyas, uma reunião dos mais variados gêneros. Estão lá clássicos como a cena de Audrey Hepburn diante da vitrine da joalheria Tiffany’s em “Bonequinha de Luxo” (originalmente “Breakfast at Tiffany’s”); ou o M em vermelho sangue de “Disque M Para Matar” (“Dial M For Murder”), suspense sugestivo de Alfred Hitchcock que marca o primeiro trabalho do diretor com Grace Kelly.

Entre os mais recentes é possível se deliciar com o frame inicial de “Tubarão” (“Jaws”), “Os Caça-Fantasmas” (“Ghostbusters”), “Uma Linda Mulher” (“Pretty Woman”) e até “O Senhor dos Anéis” (“The Lord of The Rings”). O resultado final mostra que os créditos iniciais podem, sim, dizer muito de um filme, antes mesmo que se comece a assisti-lo.

Quem gostou dessa verdadeira cinemateca virtual pode acompanhar as atualizações direto no blog do designer ou ficar de olho em suas postagens no Twitter.




Autoria: Luciana Borges

Nenhum comentário: