7 de agosto de 2010

Como surgiu o Dia dos Pais?



O Dia dos Pais tem uma origem semelhante ao Dia das Mães. A ideia da criação da data surgiu para fortalecer os laços familiares.

Foi na antiga Babilônica, há mais de 4 mil anos, que um jovem chamado Elmesu esculpiu em argila o primeiro cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e vida longa.

Em 1909, ao ouvir um sermão dedicado às mães, a americana Sonora Dood, filha do veterano de guerra civil John Dodd, quis também celebrar o Dia dos Pais para homenagear seu pai, que criou seis filhos sozinho, depois da morte da esposa. Sonora enviou, em 1910, uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em Washington.

Assim, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. Como símbolo do evento foi escolhido a rosa: a branca para os falecidos e a vermelha, para os vivos  A comemoração se espalhou por todo o estado de Washington e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou declaração estabelecendo que todo terceiro domingo de junho seria comemorado o Dia dos Pais. Alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972.
O Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. A idéia surgiu do publicitário Sylvio Bhering. Por motivos comerciais, a data foi alterada para o 2º domingo de agosto.
Quer saber como é o Dia dos Pais em outros paises? Confira!
Itália e Portugal
Comemoram em 19 de março, dia de São José.
Reino Unido

Acontece no terceiro domingo de junho. Mas a tradição de se reunir em família não é tão forte como no Brasil. Ao invés de presentes, os filhos dão cartões.
Argentina
Assim como nos Estados Unidos,  é festejada no terceiro domingo de junho.
Grécia

A tradição de se comemorar o Dia dos Pais acontece no dia 21 de junho.
Canadá

 Comemora a data em 17 de junho.
Alemanha

Não há um dia oficial. O Dia dos Pais é festejado no Dia da Ascensão de Jesus, variável de acordo com a Páscoa. Uma das tradições alemãs é os pais saírem para andar de bicicleta e fazerem piquenique com os filhos.
Paraguai
Comemorado no segundo domingo de junho.
Peru

Assim como nos Estados Unidos, acontece no terceiro domingo de junho.
Austrália
O Dia dos Pais é festejado no segundo domingo de setembro.
África do Sul
Acontece na mesmo dia do Brasil: segundo domingo de agosto.
Rússia

Não existe um dia oficial para os pais. Em 23 de fevereiro acontece o “dia do defensor da pátria” e os russos comemoram o dia dos pais nessa data.


Coincidências:
- Meu pai, Joaquim Simões Madeira (1913-1996) nasceu no dia 19 de junho, dia em que foi celebrado o primeiro Dia dos Pais nos Estados Unidos.
-No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez no dia 14/08/53, dia de São Joaquim e o nome do meu pai era Joaquim.
 
 
 
 
Fonte    

Nenhum comentário: