26 de agosto de 2010

Facebook: amigos e inimigos

O Facebook foi eleito o site mais acessado da web, tem 540 milhões de visitantes únicos e está prestes a ganhar as telas dos cinemas. Com estreia prevista para outubro nos Estados Unidos, o filme "A Rede Social" (The Social Network) enfoca a trajetória de Mark Zuckerberg, criador e executivo-chefe desse website tão popular.

O longa é baseado no livro de Ben Mezrich, The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal ("Os bilionários acidentais: a fundação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição").

Pelo vídeo que caiu recentemente na internet, o filme promete abordar as polêmicas e brigas que fizeram parte da criação do site como anuncia uma mensagem do trailer, "você não consegue fazer 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos".

Um dos momentos interessantes é a situação que gerou a fundação do Facebook. Em 2003, Zuckerberg invadiu o sistema online de Harvard que trazia o cadastro dos estudantes. Assim, ele roubou as fotos das meninas que estudavam ali e organizou-as em um site, para que os jovens pudessem avaliá-las. A universidade puniu Zuckerberg pelo ato e o site acabou, mas, em 2004, o jovem criou o Facebook, inicialmente uma rede social exclusiva para os alunos da universidade; em semanas, 85% dos estudantes estavam na rede.

Com os atores Jesse Eisenberg e Andrew Garfield e o cantor Justin Timberlake no elenco, o filme deve chegar por aqui em dezembro. Eisenberg (Zumbilândia) interpreta Zuckerberg, Andrew Garfield fará Saverin, brasileiro que deixou o Facebook no começo, processou Zuckerberg e é a principal fonte do livro de Mezrich e Timberlake fica com o papel de Sean Parker, co-fundador do Napster. A produção é da Columbia Pictures.


Nenhum comentário: