3 de agosto de 2010

Onde mora a felicidade?



Avaliar o nível de felicidade de uma determinada localidade não é das tarefas mais fáceis. No entanto, pesquisadores da World Gallup aceitaram o desafio e entre os anos de 2005 e 2009 percorreram 155 países entrevistando os moradores a fim de medir dois tipos de bem-estar: o primeiro referente a satisfação de suas vidas em geral e depois como eles se sentiram no dia anterior.

A partir daí, os entrevistados deveriam pontuar de 01 a 10 suas experiências cotidianas, como: se estava descansado, se era respeitado, livre e intelectualmente engajado. Dados reunidos foi o momento de traçar o ranking dos países mais felizes do mundo.

Os pesquisadores da Gallup concluíram o que muitos já sabiam: dinheiro compra felicidade. Em relatório eles evidenciaram a relação entre os países com alto produto interno bruto e a satisfação com a vida.

Embora a Holanda não tenha vencido a Copa do Mundo ela está bem à frente da vitoriosa Espanha. Enquanto aquela ocupa o 5º lugar dos lugares mais felizes do mundo, este foi classificado em 17º, ficando inclusive abaixo do Brasil, dono da posição de número 13. Na ponta da pesquisa está a Dinamarca, considerado um lugar próspero para 82% dos consultados. 

O Brasil é o quarto país mais feliz na América, atrás da Costa Rica, Canadá e Panamá. 58% dos brasileiros acreditam viver em um país próspero e feliz.






2 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena. Vir no Amadeirado é obter cultura. Beijos, amiga. Já estou com saudade de você. Qualquer hora passo por ai.

SELIA disse...

A felicidade mora no coração de quem é feliz, até mesmo no coração daqueles que não acredita na felicidade e vive eternamente a procura.
Felicidades
Bjs
Selia