19 de agosto de 2010

Salt



“Salt” é mais uma prova da esperteza profissional de Angelina Jolie. O longa-metragem recém lançado no Brasil firma a americana como a versão feminina (e mais bem-sucedida) de Tom Cruise quando o assunto são filmes de ação. Isso sem deixar que a faceta mais superficial de seu trabalho impacte negativamente no resto da carreira. Boa equilibrista que é, Jolie consegue dar conta dos seis filhos com a mesma agilidade que sai de um thriller de ação e reaparece em um drama de prestígio.

Assim foi em “O Procurado”, no qual vive uma assassina cheia de sex appeal; para na seqüência surgir na pele de uma mãe cujo filho desaparece em “A Troca”, sob o comando de Clint Eastwood, ambos lançados em 2008.
Já na nova trama, por sua vez, Angelina interpreta a agente da CIA, Evelyn Salt. Durante um interrogatório, um prisioneiro a acusa de ser uma agende russa infiltrada cuja missão é matar o presidente da Rússia para desencadear uma guerra com os EUA. Para salvar sua vida e a do marido, que também está envolvido na intriga internacional, ela escala prédios, pula em caminhões em movimento e salta em trilhos do metrô.

Na direção está Phillip Noyce, com quem a atriz trabalhou em “O Colecionador de Ossos” (1999). O filme, porém, não apresenta grandes novidades: a trama é movimentada, algumas vezes violenta e cheia de reviravoltas para manter o interesse do espectador.

Estima-se que só com os filmes “60 Segundo” (2000), “Lara Croft 1 e 2” (2001 e 2003), "Sr. e Sra. Smith" (2005) e “O Procurado” (2008) Jolie tenha faturado uma quantia que passa dos U$S900 milhões. Toda essa fortuna casa direitinho com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante que ganhou em 1999 por “Garota Interrompida” e com projetos de teor político como o drama “O Preço da Coragem” (2007).

É inevitável não comparar a trajetória de Angelina com a de seu maior desafeto fora da ficção – Jennifer Aniston. Enquanto a primeira barbariza nas telas, oscilando entre produções de ação, personagens dúbios e sedutores, ou histórias corajosas, a ex-“Friends” segue investindo no mesmo papel de heroína romântica, filme após filme, desde que abandonou a TV. Dá para perceber bem, a essa altura, quem anulou quem na batalha por Brad Pitt.

Autor: Luciana Borges

Nenhum comentário: