25 de outubro de 2010

Dia Mundial do Macarrão


 
No dia em que se celebra mundialmente o macarrão, uma boa notícia: o prato é, sim, essencial para o cardápio do brasileiro e não deve ser banido nem mesmo durante as dietas. 

Assim como o arroz, os pães, batatas e as demais massas, o macarrão é fonte de carboidratos, indispensáveis por produzir energia para o corpo para atividades como andar, correr e pensar. Por isso seu consumo é essencial para a saúde. 

Com tanta importância, especialistas recomendam que o consumo de macarrão seja reduzido - e não eliminado - da dieta durante os regimes. O macarrão é mais calórico que o arroz, por exemplo, e faz digestão mais rápido também, então a pessoa sentirá fome mais cedo. Com a redução de carboidratos durante a dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. 

Os nutricionistas, atualmente, indicam consumir de 6 a 11 porções de carboidrato por dia. Uma porção, por exemplo, equivale a 250 gramas de macarrão cozido. Mas não se deve comer apenas macarrão, é necessário mesclar com pães, arroz. 

Pessoas que têm triglicérides alto precisam tomar cuidado com o consumo do prato, que deve ser controlado por quem não quer engordar. Cada pessoa tem uma necessidade energética. Se ultrapassá-la, vai ganhar peso. 

O macarrão é composto por farinha de trigo e água, mas deve conter também ácido fólico e ferro, como preconiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O integral tem acréscimo de vitaminas e fibras, por isso é o mais saudável. As fibras melhoram a sensação de saciedade e são indicadas a quem tem prisão de ventre. 

O molho ideal para o prato é o feito com tomates naturais. O industrializado tem mais sódio e corantes. Já o tomate tem licopeno, que previne câncer, além de ser um ótimo antioxidante. O molho à bolonhesa também é indicado, pois alia o licopeno à carne, que é fonte de proteína. 

Já os molhos brancos devem ser evitados porque são feitos à base de manteiga, farinha de trigo, leite e creme de leite. São alimentos que contém gordura saturada, que podem entupir as artérias e causa enfartos. É importante ressaltar também que molhos à base de queijos e creme de leite são mais calóricos. 

Já entre os ingredientes, é melhor deixar a calabresa de lado e optar por legumes ou verduras como brócolis, tomate picado e manjericão, espinafre e ricota, milho, ervilha e cenoura, e atum e cebola. 


Aline Mustafa

Nenhum comentário: