13 de outubro de 2010

John Lennon: Nowhere Boy



O aniversário de 70 anos, neste mês de outubro, do eterno Beatle, John Lennon, que deixou sua arte permanente em todo mundo, não poderia simplesmente passar em branco e despercebido. Vários eventos foram organizados ao redor do mundo para homenagear o saudoso cantor.

Em Nova York, por exemplo, aconteceu uma festa de aniversário em comemoração ao aniversário dele, realizada no “City Winery”, com apresentações dos cantores Patti Smith, Cyndi Lauper e outros artistas. Do outro lado do oceano, na França, um livro de fotografias do artista, feito pelo fotógrafo Bob Gruen, foi lançado.

Já em Liverpool, cidade natal do músico, as comemorações e homenagens começaram há dois meses, com shows no local onde os Beatles foram descobertos, o "Cavern Club", mais sessões de leituras sobre a vida do astro e ainda tours especiais pelos locais onde ele viveu e percorreu.

No dia 9, a esposa de Lennon, Yoko Ono, e seu filho com ele, Sean Lennon, passaram o dia em Reykjavik, na Islândia, e acenderam a torre intitulada "Imagine Peace", que faz parte do memorial que Yoko criou e dedicou ao amado. A torre conta com 15 holofotes que miram o céu.

O grupo “Yoko Ono Plastic Band”, que voltou a fazer shows no ano passado, também fez uma apresentação especial no dia do aniversário do músico. Composto por Yoko Ono, Sean Lennon, Cornelius, Yuka Honda, entre outros integrantes, ele tocou canções que fizeram os fãs recordarem do ex-Beatle.

Durante entrevista concedida à revista “Rolling Stone” recentemente, Yoko admitiu que, inicialmente, não tinha dado muita importância para a data, mas depois, mudou de ideia. "Recebi mensagens de todos os cantos do mundo: 'Vamos comemorar o aniversário de John e homenageá-lo.' E pensei, o que está acontecendo aqui? Parece que na marca dos 70, há uma explosão de sentimentos", opinou.

Ela disse ainda que até hoje está tentando superar a morte do marido, assasinado brutalmente em 1980 por um homem que se dizia seu fã. "Foi muito difícil, porque foi uma coisa repentina. Ele não ficou doente por muito tempo, nem nada assim. Estávamos conversando antes de acontecer, e foi muito difícil", confessou.

O aniversário é de Lennon, mas quem ganhará os presentes são seus fãs. Para marcar a data, haverão três lançamentos para aumentar a coleção dos adoradores da arte e da vida do astro. Um deles é o álbum vencedor do Grammy 2010, produzido por Yoko Ono e Jack Douglas, que vem com faixas remasterizadas e conta com uma versão com a voz do músico em primeiro plano.

Os fãs poderão adquirir ainda um catálogo completo da carreira solo do astro, com as músicas "Plastic Ono Band", "Imagine", "Sometime in New York City", "Mind Games", "Walls and Bridges" e também com dois álbuns numa versão remasterizada com Yoko Ono, "Double Fantasy" e "Milk and Honey".

E para completar, há ainda o lançamento de um box set, com faixas antigas e gravações caseiras inéditas de faixas do disco "Plastic Ono Band", que fora lançado em1970. Mesmo com todos os lançamentos e as homenagens por todo mundo, há ainda a estreia do filme "Nowhere Boy" ("O Garoto de Liverpool"), que fala da adolescência e juventude de John Lennon. Os brasileiros poderão assistir ao longa nos cinemas de todo o país ainda esse ano.

Um comentário:

Strawberry Beatles Forever disse...

Antônio Barros
Gostei muito do filme, apenas achei o "John Lennon", muito parecido com o Buddy Holly.

Gostaria de comunicar que tenho uma lojinha
virtual de camisetas dos Beatles e outras
Banda de rock.

www.elo7.com.br / strawberry fields shop

Aguardo visitas, comentários, sugestões ...

anthoniobarros@gmail.com