27 de outubro de 2010

O Porto, o berço de Portugal


Segunda maior cidade de Portugal e a mais imponente do norte do país, o Porto deu o seu nome ao famoso vinho. Sua rica história e conjunto arquitetônico lhe garantiram o título de Patrimônio Mundial da Humanidade cedido pela Unesco. Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, existe um certo sentimento de rivalidade em relação a Lisboa. 

Nas margens do rio Douro estão atracados ainda alguns barcos rabelos, antigas e estreitas embarcações usadas para transportar o vinho do Porto das vinícolas (as chamadas "quintas") até os armazéns.  
 
Entre as principais atrações da cidade do Porto estão o Palácio da Bolsa, a Sé (originalmente uma igreja-fortaleza em estilo romano-gótico), a Torre dos Clérigos com seus 75 mde altura, a Praça dos Aliados e as igrejas de São Francisco (de origem romântica, com seu interior coberto de detalhes dourados) e a do Carmo (em estilo barroco, recoberta de azulejos). Outro imponente cartão-postal da cidade é a Ponte de Dom Luís I, toda em ferro, projetada pelos assistentes do francês Gustave Eiffel (1886). Igualmente animado e colorido é o mercado do Bolhão, onde se pode comprar quase tudo, mas bem perto ficam as joalharias e lojas de artigos de pele mais elegantes da Baixa.

E, se você não chegou de trem à cidade vá conferir os 20 mil azulejos espalhados nas paredes da Estação de Comboios de São Bento.

A peculiaridade dos seus bairros, com destaque para a zona da Ribeira às margens do rio Douro, com ruas estreitas e sinuosas, casas típicas com fachadas coloridas e a confusão comercial da Baixa valem um passeio a pé. O fôlego é imprescindível nesta hora, já que a cidade é repleta de morros íngremes, num sobe e desce quase infinito e bastante cansativo para quem não está acostumado. À noite, a Ribeira adquire movimento e animação, sendo um dos locais de eleição, devido à proliferação de aprazíveis restaurantes e clubes noturnos. Casas especializadas na venda do vinho do Porto, vinho verde e do famoso Dão também não faltam, assim como confeitarias que oferecem os deliciosos pastéis de Belém nas vitrines.


 Do outro lado do rio, a Vila Nova de Gaia é o centro da produção do vinho do Porto. Uma boa sugestão é a visita a estas caves, com direito a degustação. Nesta região estão os armazéns de mais de 50 empresas, a maioria controlada por ingleses, que ocupam as ruelas estreitas e tortuosas para se consagrar à vinificação e maturação da célebre bebida e é exportado internacionalmente. 


Foram os ingleses que, no século XVII, “descobriram” o licoroso vinho ao adicionarem aguardente para conservar a bebida que, por causa das longas viagens nos navios até a Inglaterra, chegava ao destino já estragada. Algumas oferecem visitas guiadas para que se possa ver como é feito o vinho e provar as diferentes variedades. A bebida é produzida na região vitivinícola do Alto Douro (a mais antiga região demarcada do mundo). 

Com uma gastronomia bem conhecida e população hospitaleira, também constitui o ponto de partida para a experiência inesquecível de subir o rio Douro. Vários pratos da culinária portuguesa tiveram origem no Porto. O prato típico por excelência da cidade são as tripas à moda do Porto, prato histórico que pode ser encontrado em muitos dos restaurantes da cidade. O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal. A francesinha é o prato mais famoso; é um sanduíche recheado com várias carnes (de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre) e coberta com queijo e um molho especial. O célebre caldo verde é também um prato portuense.
 
A cidade do Porto recebe um milhão de turistas por ano ou quase três mil ao dia. Sua rede hoteleira e de restaurantes é notável. Um ótimo programa é o passeio pelas águas do Rio Douro, no encontro com o oceano atlântico. A hospitalidade dos seus habitantes chama atenção dos turistas, especialmente dos brasileiros, por quem o povo português tem especial carinho.




Fonte:UOL 

Dedico este post aos meus amigos Angelina, Marquinhos
Carmen, Júlio, Marcão, a saudosa Mirela 
e ao meu marido Enzio
pela nossa inesquecível viagem de férias em 2008.

Nenhum comentário: