5 de dezembro de 2010

Washington DC, o essencial na cidade



Chegamos a Washington para passar quatro dias. Quando se chega a DC – como costumam falar - é quase impossível não se impressionar com a grandiosidade de seus edifícios públicos. Também é difícil não sentir familiaridade ao ver de perto a Casa Branca, o Capitólio ou Lincoln Memorial. Não há como negar, a cidade faz parte do inconsciente coletivo da humanidade.

Mas não é só de política que vive a capital americana. À beira do rio Potomac, é dona do maior complexo de museus do mundo, o Smithsonian Institute. Com mais de 142 milhões de artefatos, o instituto serve como centro de pesquisa e tem nove (são 19 no total) de seus museus e galerias localizados no parque mais famoso da cidade, o National Mall. Todos os museus são de graça (aqueles que começarem com “national” e fazem parte do complexo do Smithsonian). Além disso, teatros, clubes de jazz, restaurantes, cafés e bistrôs charmosos tornam DC um lugar super interessante.

A cidade tem cerca de 600 mil habitantes, mas durante o dia, o número deve atingir um milhão de pessoas. Isso acontece devido ao movimento de trabalhadores de cidades vizinhas, que vão para a cidade de manhã e voltam para a casa à noite. A maior parte da população é afro-americana.

Ao final da Pennsylvania Avenue, no ponto mais alto, o Capitólio domina a vista; lá o Senado e a Câmara dos Representantes estão presentes. O interior do prédio é belíssimo, com algumas salas privadas, a Corte Suprema, e o Senado. O Capitólio tem 135 anos e caracteriza-se principalmente pela arquitetura clássica de seu interior e as centenas de obras de arte.

Próxima ao Capitólio está a espetacular Lybrary of Congress, que eu como bibliotecária convicta, não poderia deixar de conhecer. Gratíssima surpresa, pois a biblioteca é deslumbrante.

O Washington Monument (o “obelisco”) permite sua subida para se ter uma vista da cidade. É um dos cartões-postais da cidade e descortina uma vista de 360 graus a partir do seu topo, permitindo que se veja o Capitólio, os museus Smithsonian, a Casa Branca e o Rio Potomac.

O Lincoln Memorial, um templo grego com a estátua do primeiro presidente que foi assassinado, exibe 36 colunas que representam os estados na época do governo do então presidente. No subsolo há ainda um museu contando a história de Abraham Lincoln e o seu período no poder. De sua escadaria vêem-se o National Mall, o Monumento a Washington e o Capitólio ao fundo.

A Casa Branca, além de ser a residência oficial do presidente americano, é um grande chamariz de turistas. Mas necessita agendamento prévio para visitação, razão pela qual só a conhecemos por fora.

Já o Smithsonian (Museu Americano de Arte) e a Galeria de Retratos são pontos turísticos que esbanjam cultura e conhecimento para os seus visitantes. Eles exibem cerca de duas mil obras juntos e têm símbolos significativos, como as faces dos fundadores dos EUA e objetos que retratam o modo de vida norte-americano.

A Galeria Nacional de Arte, fora do Smithsonian, mantém uma das mais importantes coleções de arte ocidental do mundo. São cerca de 110 mil obras em exibição, entre pinturas, esculturas e arte gráfica da Idade Média ao século 21. Um passeio pelo jardim das esculturas também vale a pena.

A agitada vida noturna de DC reserva lugares para todos os gostos e bolsos. As opções vão de pubs a teatros, passando por boates e casas de show que tocam diversos estilos de música, mas algumas são excelentes quando o assunto é o jazz.

A região mais badalada é a que compreende os bairros Adam’s Morgan e Georgetown. Os barzinhos e clubes desses lugares sempre revelam bandas novas e boas, que tocam o melhor do jazz, do reggae e do blues. Local da Universidade Georgetown, esta rica comunidade vem dos tempos coloniais, quando ainda era um próspero porto de tabaco. E as regiões onde se come melhor na capital americana são Dupont Circle, Adam's Morgan e Downtown.

Também há muito o que visitar fora dos limites da cidade. Em Arlington, Virgínia, visitamos o Cemitério Nacional Arlington. Dá um nó na garganta passear pelo seus campos verdes, cheios de lápides brancas de mármore de heróis famosos. O túmulo dos Kennedy, com sua chama eterna, me deixou muito emocionada.
Ao lado de DC, está a Old Town Alexandria. Originalmente, um importante porto na América colonial, hoje esta área é animada por restaurantes, lojas e artesãos. Um dia em Alexandria é se sentir em uma típica cidade americana.

À noroeste de DC está Bethesda, Maryland, onde ficam os ilustres Institutos Nacionais de Saúde. Também em Maryland, você encontra a marinha americana, em Annapolis.


Helder Teixeira

Edição: Lena Simões


Nenhum comentário: