10 de janeiro de 2011

Arrumando a mala


Durante quase três anos, trabalhei em um programa de televisão que me obrigava a viajar semanalmente. Isso me deu uma prática incrível em algo que muitas pessoas odeiam: arrumar as malas. Como nesse mês, muitos estão de férias, resolvi dar algumas dicas de como se organizar.

O primeiro passo é saber o destino e o tempo que irá ficar. Depois conferir pela internet a previsão do tempo do lugar ou lugares durante dez dias. Antes de começar, anote os itens indispensáveis pra levar (óculos escuros, livro, kit de costura, uma lanterninha, remédios e carterinha do plano de saúde). Os documentos, endereço do hotel, passagens, celulares e câmera fotográfica deverão estar na mala de mão.

Na hora de escolher as roupas, prefira as que não amassem. O melhor é levar só roupas de cores neutras e variar o acessórios. Você irá fazer uma mala de acordo com seus dias. Exemplo: na segunda e na terça irá usar a mesma calça de cor neutra que combine com duas blusas estampadas. Faça as combinações contando uma por dia. As calças, saias e bermudas podem ser usadas mais de uma vez. E biquínis podem ser três que combinem com a mesma canga. Leve acessórios leves, combináveis com suas roupas. Separe uma roupa para uma ocasião especial. Leve no máximo três sapatos confortáveis. Uma sandália é sempre bem vinda. E tanto para os homens como para mulheres, é fundamental sapato esportivo ou bom para caminhadas.

Cremes, xampus, óleos, devem estar fechados e embalados em sacos plásticos. Prefira os de embalagem pequena. Roupas íntimas e meias devem ser colocadas em plásticos ou saquinhos de pano. Se for usar meia fina, leve duas, porque uma pode desfiar na hora que mais precisar. A maquiagem vai na mala de mão. Prefira um perfume que possa ser usado de dia e á noite e de frasco pequeno. Separe uma pequena bolsa para à noite (preta que vai com tudo) e, se for o caso, uma para a praia. Boné é sempre bem-vindo. Protetor solar é obrigatório. E nada de levar ferro de passar roupa e secador: todo hotel já tem.

Uma vez separadas as roupas, faça rolinhos com elas- de tecidos que não amassam- com as devidas combinações: calça azul, enrolada ao lado da blusa azul escura. Roupas bordadas, blazers e paletós devem ser dobrados do lado do avesso apenas uma vez para não amarrotarem. E as camisas são abotoadas antes de serem dobradas.

Quando tudo estiver em cima da cama, é hora de começar a organização. Sapatos nos saquinhos e bolsas vão no fundo da mala. Depois seguem as calças, saias e vestidos que podem ser enrolados com as devidas combinações. Fica mais fácil tirar um rolinho por vez a cada dia. Por último, as roupas que amassam (não podem ser enroladas), como camisas abotoadas com golas voltadas para cima e vestidos. O terno- não precisa levar mais que um- e os blazers são os últimos e levam apenas uma dobrada. Nos espaços livres entre as roupas, coloque os acessórios, as meias e as roupas íntimas nos saquinhos. Alguns homens gostam de colocar as meias dentro dos sapatos para ocupar menos espaço. E lembre-se, se for deitar logo que chegar no destino, a roupa de dormir deve estar fácil de ser alcançada para não bagunçar a mala inteira.

Não se esqueça de separar uma roupa para a mala de mão, caso sua mala seja extraviada. Se estiver embarcando para um lugar frio, o casaco (apenas um) a ser levado na mão, não pode ser pesado. Música e leitura auxiliam a passar o tempo. Pode ser o guia de viagem, mas levinho. Eu costumo ler sobre um destino desconhecido de viagem antes de embarcar, já com dicas assinaladas.

É importante que você identifique tanto a mala de mão quanto a que vai no bagageiro do avião. Se você tem aquelas pretas que todo mundo usa, uma fitinha colorida ajuda vê-la na esteira de desembarque. Na hora de entregá-la à companhia, confira você mesmo o ticket do destino. Está pronta para viajar? Então, bon voyage !!!


Kátia Mello

Nenhum comentário: