16 de janeiro de 2011

Como harmonizar queijos e vinhos


 

Brie
Origem: França. Textura aveludada, com casca branca da Pennicilium Candidun, tem massa branca e cremosa, após 20 dias de fabricação. 
Como servir: Puro, com pães, em saladas, em recheios e acompanhamentos de carnes. Acompanhado de vinho branco Chardonnay, para brie jovem, ou tinto Shiraz, para brie maduro (mais de 30 dias). 

Emmental
Origem: Suíça. Massa amarelo-claro, textura macia, grandes olhaduras e sabor adocicado. Formas grandes de até 100 quilos 
Como servir: puro, em fondues, sanduíches ou pratos para gratinar. Vai bem com vinhos tintos Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. 

Gorgonzola
Massa cremosa ou quebradiça, sabor pungente ligeiramente salgado, veios azulados da maturação por Pennicilium Roquerforti. 
Como servir: Puro, sopas, pizzas e em molhos e vinho tinto encorpado do tipo San Giovese. 

Gruyère
Origem: Suíça. Textura macia, massa amarela clara, olhaduras (buracos típicos dos queijos suíços)e sabor adocicado. Formas grandes. 
Como servir: na tábua de queijos, em foundues, quiches, pratos gratinados e em sanduíches frios, fatiado. Casa-se bem com vinho tinto Shiraz ou  moscato. 

Parmesão 
Textura firme e granulosa, sabor picante e ligeiramente salgado. 
Como servir: puro, em saladas e carpaccio ou ralado sobre massas. Uma boa opção é ser acompanhado por vinho tinto Cabernet Sauvignon. 

Camenbert 
Massa branca, cremosa, coberta por textura aveludada, casca branca originada na maturação por Penicillium Candidum. 
Como servir: puro, com pães, pera ou maçã verde, em saladas, em recheios quentes. Com vinho tinto Shiraz, se o camembert for maduro (acima de 20 dias) ou um branco Chardonnay, se ele for jovem. 

Provolone
Massa fechada amarelo clara, sabor defumado e ligeiramente picante. 
Como servir: puro, assado ou à milanesa, combina com vinhos tintos Pinot Noir e San Giovese. 

Roquefort
Feito de leite de ovelha, levemente cremoso e úmido, e com veios azul- esverdeados da maturação por Penicillium Roqueforti. 
Como servir: com saladas, outros queijos e um vinho branco Semmilon Late Harvest, ou moscato. 


Texto extraído do blog "Soninha na Cozinha".

Nenhum comentário: