21 de janeiro de 2011

Qual a sua mania?


Criptomania, dacnomania, sofomania, farmacomania. Se os nomes são estranhos, as manias que eles significam são ainda mais. Roer unha, bater a porta do carro e beber água antes de sair de casa são hábitos normais se comparados com quem costuma morder os outros ou sair por aí pedindo pessoas em casamento. De perto, ninguém parece mesmo normal. Se você só costuma bater na madeira, relaxe. As manias podem até se transformar em doença, mas podem ser apenas um forte indicador de caráter.

Para a Psiquiatria, mania é um distúrbio mental caracterizado por uma exaltação de humor. Quando um médico diz que o paciente está em mania, significa que ele está em um surto de euforia, o que o senso comum considera esquisitice e comportamento compulsivo. A diferença entre essas duas ideias está na intensidade com que a pessoa se sente ‘obrigada’ a adotar a atitude.

Tem gente com mania de ir ao banheiro logo depois de escovar os dentes. Outros bebem água a toda hora, mesmo sem estar com sede nenhuma. Evitar pisar em rachaduras, entrar em lugares com o pé direito ou viver apalpando os bolsos para ter certeza de que nada caiu. Essas características muitas vezes não são notadas, mas ajudam a definir a personalidade e podem afetar quem estiver por perto. Vale lembrar que muitos dos costumes considerados manias não são problemas psicológicos. Quem tem mania de bater na madeira para afastar uma ideia ruim, por exemplo, não é doente, apenas supersticioso.

Mas é preciso cuidar da mania antes de perder o controle. Quando o hábito deixa de ser apenas uma característica e começa a atrapalhar os afazeres, ele pode estar se transformando em uma doença chamada Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famoso TOC. A doença deixa a pessoa obcecada por coisas que não têm a ver com a situação em que ela está e, por isso, faz com que ela repita compulsivamente certos atos na esperança de prevenir que algo ruim aconteça.

Tem manias que são mais comuns do que parecem e, por isso, ganharam até nomes (tão estranhos quanto elas). Quem nunca ouviu falar da ninfomania, que é a mania de fazer sexo, ou da cleptomania, que leva a cometer pequenos furtos? Existem também outras com nomes e características ainda mais estranhos. A fagomania é uma vontade imensa de estar sempre comendo. A farmacomania é a mania de tomar remédios ou indicá-los a outras pessoas. Quem tem mania de dançar é coreomaníaco.

Manias também são informativas. Quando se nota uma mania em alguém, é possível tirar algumas conclusões sobre sua personalidade. Por exemplo, um sofomaníaco, que vive se passando por sábio, passa a imagem de alguém que gosta de se exibir. Já um acribomaníaco, que tem mania de arrumação, imediatamente dá a impressão de ser organizado, metódico e sempre em dia com suas tarefas.

Embora esses hábitos esquisitos possam afetar qualquer pessoa, os mais velhos sofrem preconceito. Se um jovem tem a mania, não é perseguido por causa dela. É importante respeitar as manias alheias, afinal, todos têm as suas. Essas características moldam a personalidade e dão um toque divertido às diferenças.

Filipe de Paiva

Nenhum comentário: