1 de janeiro de 2011

Vinhos: desconstruindo mitos



Quando se fala sobre mitos, não há terreno mais fértil que o vinho. As informações que chegam ao consumidor são tão superficiais ou tão complexas que os mitos parecem surgir do nada. Ao entender que se tratam somente de mitos, e não de verdades absolutas, você poderá combater outros mitos, conforme eles forem saindo das garrafas.

Só vinhos caros são bons.

Não. Vinhos caros são só caros. Vinhos bons se encontram para todos os gostos e bolsos. No início o vinho era fundamentalmente artesanal, e portanto, os bons vinhos consumiam muito tempo e habilidade dos produtores. Assim havia uma relação direta entre qualidade e preço.

Acontece que os vinhos foram se tornando industrializados. Os processos de produção foram se tornando mais científicos e repetitivos. Isso fez com que a qualidade do vinho subisse de forma que hoje podemos produzir excelentes vinhos em quantidades, consideradas antigamente, muito grandes.

Como este mito persiste, muitos produtores investiram em marketing sobre alguns rótulos especiais, de forma a ter produtos a preços mais altos. Assim muitos rótulos são 50%, talvez 70%, “fama” e o resto qualidade. Hoje encontramos vinhos cujo preço além de alto é completamente desproporcional e sua qualidade. 

Vinhos nacionais são ruins.
Não. Vinhos ruins são ruins. Os vnhos nacionais evoluíram muito nas últimas decadas. Os produtores brasileiros investiram muito em tecnologia e hoje temos vinhos nacionais de excelente qualidade. Os produtores possuem uma estrutura profissional para visitantes, e muitos possuem restaurantes e cantinas só para que o visitante possa apreciar seus produtos.

Vinho é muito complicado
Não. O assunto é simples. O problema é que a maioria das informações são tão completas, que muitos livros são quase Bíblias. O vinho é um tema ao alcance de todos.

Tenho que entender de vinhos para apreciá-los.
Não. Você só precisa conhecer um ou dois bons vinhos para apreciá-los. Como existem muitos estudiosos de vinhos se criou o mito que o assunto está ligado ao próprio ato, ou seja, você só consegue achar um bom vinho se conhecer em profundidade o assunto, você só consegue escolher uma boa garrafa para um jantar, se for um especialista. O que você precisa saber sobre vinhos para escolher, comprar, beber e gostar, é muito pouco.

Vinho dá dor de cabeça.
Não. Na verdade há um fato sobre este mito. Um vinho ruim, em geral, possui muitos conservantes. Estes, são usados nos vinhos de baixa qualidade para encobrir defeitos, falta de higiene e torná-lo bebível. Este produtos, somados ao açúcar e feitos com uvas inadequadas, produzem substâncias que podem produzir a chamada “dor de cabeça no dia seguinte”. Além disso, o ideal é tomar vinho e hidratar com água. A falta de hidratação em alguns casos pode dar dor de cabeça.

Assim evitando vinho ruins e de baixa qualidade, e habituando-se a beber água regularmente, sobra somente o mito.
 

Nenhum comentário: