17 de fevereiro de 2011

Ser chique




Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.

Assim, para ser chique é preciso muito mais que uns guarda-roupas recheados de grifes importadas. Muito mais que um belo carro italiano. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas quem, sem querer, atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio.

Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta.

Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar no olho do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção à sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado.

Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre o quanto que a vida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem.

Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!


Gilka Aria


Texto gentilmente cedido por Maria José Rezende, minha grande amiga do blog “Arca do AutoConhecimento”, postado em 22/01/2011.

9 comentários:

Maria José disse...

É... Lena. Ser chique é antes de tudo, ser generoso, atencioso, educado, humilde. É ter compaixão, saber se colocar no lugar do outro. É entender que todos erram, inclusive nós mesmos. Ser chique não é para qualquer um. Há que se aprender muito para se chegar a esse nível de sensibilidade. Você é chique, amiga. Te gosto muito. Beijos.

Lena disse...

Hei, Mary Jo, você é que é chiquérrima!!! Fiquei até com vergonha de você me atribuir tal qualidade. Tenho que caminhar muito, aprender muito, para tentar chegar próximo a você. Seu exemplo de vida, a forma com você reageas adversidades, sua garra, seu amor incondicional aàqueles que ama, seu profissionalismo, quer tópicos mais elegantes que esses???
Maria José, você é um dos poucos portos onde posso atracar meu barco. E tenho muito orgulho em te confessar isso. Beijo grande, amiga!!!

Anatolio Pereverzieff disse...

Parabéns! A vocês, a blogueira que escreveu esta linda peça de arquitura e a Lena que postou com muito interesse.

Lena disse...

Obrigada, Anatolio. Vou te enviar por e-mail meu endereço pra você me encaminhar o livro de sua autoria. Trabalho em uma biblioteca, do setor elétrico, mas vou incorporá-lo, com muito orgulho, ao meu acervo pessoal. Um grande abraço.

Rejane-Enajer disse...

Ai Lena, sumida você? vesti a carapuça(rsrs)-criatura, eu é que estou sumida-há tanto o que fazer, e o tempo ...
Brigadinho por você gostar do meu cantinho -eu também o curto muito.Volte sempre que desejar viu? seu cantinho também é muito lindo e tem maravilhosas postagens.Um bjão

Sônia Silvino disse...

Ser chique é ser natural e simples. E com um perfume... amadeirado!
Beijos querida!

Kiro Menezes disse...

Que coisa linda!!!!

Eu não tenho algumas qualidades chiques, feito ser DISCRETA... falar baixo... rsrs

Sou sempre eu! Nem sempre a mais amável das criaturas, mas sempre EU!!!

Amei o texto... é lindo demais!!!

Bela post. Bjss ♥

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Lena querida,

Ser chique para mim é a pessoa que consegue numa simples atitude, nas suas palavras e principalmente na Energia que emana, transmitir toda a Verdade da sua Essência...
Sabe o que mais é chique?
Seu Blog e você!!!
Existe uma Energia bem diferenciada em vocês... um complementa o outro com muita sofisticação.
Um grande beijo em seu coração querida!!!

Lena disse...

Sonia, Kiro, Rejane e Lu
Amo vocês, minhas lindas. Só me deixam palavras lindas em seus comentários E querem saber? Chiques são vocês que sempre estão presentes gerando muita gentileza! Obrigada, sempre, pela amizade e incentivo de vocês.
Bjkas e um fim de semana super chic!!!