3 de março de 2011

A minha felicidade não é a sua




No mais recente livro de Carlos Moraes, o ótimo Agora Deus vai te pegar lá fora, há um trecho em que uma mulher ouve a seguinte pergunta de um major: "Por que você não é feliz como todo mundo?". A que ela responde mais ou menos assim: "Como o senhor ousa dizer que não sou feliz? O que o senhor sabe do que eu digo para o meu marido depois do amor? E do que eu sinto quando ouço Vivaldi?E do que eu rio com meu filho? E por que mundos viajo quando leio Murilo Mendes? A sua felicidade, que eu respeito, não é minha, major".

E assim é. Temos a pretensão de decretar quem é feliz ou infeliz de acordo com nossa ótica particular, como se felicidade fosse algo que pudesse ser visualizado. Somos apresentados a alguém com olheiras profundas e imediatamente passamos a lamentar suas prováveis noites insones causadas por problemas tortuosos. Ou alguém faz uma queixa infantil da esposa e rapidamente decretamos que é um fracassado no amor, que seu casamento deve ser um inferno, pobre sujeito. É nessas horas que junto as pontas dos cinco dedos da mão e sacudo-a no ar, feito uma italiana indignada: mas que sabemos nós da vida dos outros, catzo?

Nossos momentos felizes se dão, quase todos, na intimidade, quando ninguém está nos vendo. O barulho da chave da porta, de madrugada, trazendo um adolescente de volta pra casa. O cálice de vinho oferecido por uma amiga com quem acabamos de fazer as pazes. Sentar no cinema, sozinha, para assistir o filme tão esperado. Depois de anos com o coração em marcha lenta, rever um ex-amor e descobrir que ainda é capaz de sentir palpitações. Os acordos secretos que temos com filhos, netos, amigos. A emoção provocada por uma frase de um livro. A felicidade de uma cura. E a infelicidade aceita como parte do jogo - ninguém é tão feliz quanto aquele que lida bem com suas precariedades.

O que sei eu sobre aquele que parece radiante e aquela outra que parece à beira do suicídio? Eles podem parecer o que for e eu seguirei sem saber de nada, sem saber de onde eles extraem prazer e dor, como administram seus azedumes e seus êxtases, e muito menos por quanto anda a cotação de felicidade em suas vidas. Costumamos julgar roupas, comportamento, caráter - juízes indefectíveis que somos da vida alheia-, mas é um atrevimento nos outorgarmos o direito de reconhecer, apenas pelas aparências, quem sofre e quem está em paz.

A sua felicidade não é a minha, e a minha não é a de ninguém. Não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para conquistar serenidade, em quais pensamentos se ampara quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas.

Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só se permitirmos.


Martha Medeiros


5 comentários:

AOSOLHOSDAALMA.BLOGSPOT.COM disse...

Lena que verdade tão grande que nos ofereces hoje atravez deste texto,da Martha Medeiros,quem pode saber dos nossos sentimentos se somos felizes ou não,existe um musica de uma
cantora portugueza Amalia Rodrigues
que tem um trecho que diz
O nosso mundo começa ca dentro da nossa porta,e mesmo asim nem todos os que convivem sabem dos nossos,
sentimentos e segredos,,marlene

Me,myself & I! disse...

Adorei,amei este post!

Lena disse...

Obrigada, minhas amigas. É muito reconfortante postar textos que possam agradar amuitos. Bjkas. Um ótimo fim de semana (que já está chegando!!!).

Anônimo disse...

Que belíssimo texto da Martha Medeiros. Ela sabe tanto não é?
Aposto q com este texto ela capturou muitas pessoas! ;)

Beijos =**

Anônimo disse...

"A sua felicidade não é a minha, e a minha não é a de ninguém."

Belo e verdadeiro texto...

A paz!!!