9 de março de 2011

Não se esqueçam de tirar a máscara




As máscaras são utilizadas para fins diversos. Esse hábito já vem de muitos anos e varia de acordo com a cultura e a religiosidade de um povo. Os contadores de histórias usavam as máscaras para dar mais vida às suas narrativas. Em muitas civilizações, as máscaras desempenham um papel espiritual em rituais sagrados, como na África. No Egito Antigo, eram colocadas máscaras enfeitadas com pedras preciosas nas múmias prestes a serem enterradas.

As máscaras também têm características simbólicas. Os esquimós que residem no Alaska acreditavam na dupla vida de cada ser, de um lado humano, de outro animal. E é nessa história que eu pego carona para falar sobre a falsidade do ser humano.

Até que ponto as dissimulações humanas são suportadas por uma máscara. Não adianta usar uma máscara se não for um bom folião ou um bom ator. Pois a máscara em pouco tempo se desprende e revela a verdadeira identidade do manipulador. Mas a máscara não atua sozinha. A alma que tenta dominá-la traz consigo o cheiro revelador da verdadeira intenção do manipulador. Pode ser um cheiro adocicado e suave, que nos transporta além das fronteiras da nossa realidade. Pode ser o mais acre, impregnando as nossas narinas e nos conduzindo a uma repulsa sobrecomum. Este é inconfundível.

Não estou pregando o puritanismo. Sei que tal qualidade é surreal. Pois todos nós, por necessidade à sobrevivência, temos a nossa máscara escondida nas mangas. Mas há pessoas que se esquecem de tirá-las. Acabam se escondendo atrás delas e fazendo-se de bom samaritano em prol dos seus interesses egoístas e mesquinhos.

Nosso país tem carnaval quase o ano inteiro. Há, então, de se formular um pequeno lembrete para muitos: após a folia não se esqueçam de tirar a máscara.

Autor desconhecido

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, obrigada por seguir o meu, adorei o seu blog também, muito inspirador e delicioso de lê-lo! Volte sempre, viu, é um prazer!!

Anônimo disse...

Lena querida,

Adorei esta postagem!!!
Excelente lembrete, "quando acabar o carnaval não se esqueçam de tirar as máscaras!"...rsrsrsr
Vivemos num mundo em que ser verdadeiro e sincero, te torna uma pessoa má e sem coração.
Porque nem todo mundo consegue ouvir "verdades" na cara.
Eu te falo com toda a sinceridade do meu coração, ás vezes me sinto mal com algumas situações.
Procuro no meu dia a dia ser a mais verdadeira possível em todas as minhas atitudes, mas muitas vezes pago o preço por ser assim.
As pessoas não estão preparadas para as viverem as verdades que vem de Almas, e isto é uma pena, pois só assim o planeta teria uma energia mais leve e de Luz.

Um grande beijo em seu coração!!!

Sandra Portugal disse...

Sem dúvida, quantas máscaras ficam agarradas a tantas faces..... mas com Fé creio que haverá coragem para as pessoas voltarem a serem mais elas mesmas! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//