3 de março de 2011

O poder da intuição





Ela não é mágica, nem tem relação com poderes externos ou sobrenaturais. Também conhecida como sexto sentido, a intuição é um conhecimento que está dentro de nós, é a sabedoria do nosso inconsciente. Alguns exercícios e mudanças de rotina podem aguçar esse guia interior que todos nós temos.

Do latim intueri , intuir significa ver por dentro. Para Jung, a intuição pode ser comparada a uma bússola, que nos guia e nos orienta. Basta, apenas, saber interpretá-la. O sexto sentido está relacionado com as vivências, as experiências, os relacionamentos, as histórias vividas, ou seja, com tudo o que constitui o inconsciente. É como se, em um determinado momento, um mecanismo acionasse todo o nosso conhecimento armazenado. É uma certeza interna que temos. Mas é preciso se conhecer para confiar e ouvir a voz da intuição.

A intuição se comunica conosco através de símbolos e metáforas. E, para isso, utiliza muitos canais: sonhos, carta de um conhecido, um encontro com um pessoa próxima, o telefonema de um amigo. Para isso, é preciso estar atento e saber interpretar a mensagem que chega.

Um sonho, por exemplo, não pode ser interpretado da forma como se apresenta. Se o sonho for, por exemplo, com um carro que se depara com uma bifurcação, segue uma das estradas e cai em uma ribanceira, não se pode interpretar que haverá um acidente. Nesse caso, o carro seria a vida, e a bifurcação, uma decisão a ser tomada. O carro caindo significa que o caminho escolhido não é o certo. E todos os sonhos são intuitivos? Não. Eles nos dão uma fotografia da psique naquele momento. Representa o estado emocional da pessoa sempre através de símbolos e metáforas.

A mente vazia também favorece o contato com a nossa intuição. Ela se manifesta em atividades cotidianas. Geralmente, as respostas para as nossas questões vêm em momentos relaxantes, como no banho, ou quando estamos quase dormindo. São os chamados insights.

Muitas vezes a intuição é confundida com medos e desejos. E para separar bem cada um, só com muito autoconhecimento. Ela é um guia interior, um sábio dentro da gente.

Para entrar em contato com a própria intuição, existem exercícios de visualização, nos quais o indivíduo pode dar forma ao seu mestre interno e lhe fazer perguntas. É só confiar que a resposta vem.

Também é possível aguçar mais o sexto sentido trabalhando com a criatividade. A especialista sugere sair um pouco da rotina. Se você acorda e vai direto escovar os dentes, tome café primeiro, mude o relógio de pulso e durma no outro lado da cama. Isso vai fazer com que as pessoas descubram novos eixos dentro dela.

A nossa intuição pode errar? Não, ela nunca erra. Se errar, não era intuição.



Andrea Guedes

3 comentários:

kiro disse...

Uma outra dica para aguçar a intuição é manter os pensamentos em silencio!


As pessoas pensam demais:

"Conservai puro o foco dos vossos pensamentos, com isso estabelecereis a paz e sereis felizes!" Abdruschin

Se repetidas essas palavras em meio a turbilhões de pensamentos, eles vão serenizando, vc consegue ouvir a intuição de maneira clara.

E clareza sempre traz paz!

^_^•

Anônimo disse...

Lena querida,

Excelente postagem.
A intuição faz parte de Nós, apenas precisamos nos equilibrar para podermos percebê-la.
O conhecimento é a principal chave para nos abrirmos à intuição.
A partir do momento que nos aceitamos como Seres Espirituais, começamos a compreender que vivemos num Mundo de Energias.
Portanto, nossa sintonia é de grande importância.
Uma pessoa que vibra na Paz, na Luz e no Amor, estará com todos os seus canais abertos para receber e perceber todos os toques que o Universo poderá lhe dar.
Diferente de quem é completamente desequilibrado, que vive no caos em que o mundo da matéria lhe cega os olhos e fecha sua mente.
Portanto, a Espiritualidade e o conhecimento das Leis do Universo, é o que fará que um ser humano se perceba um "Ser de Luz", compreendendo todos os seus Poderes e os assumindo.
Quanto mais conhecimento deste Poder, mais a pessoa se assume, abrindo todas as portas para as grandes inspirações e intuições.
Porque ela será parte deste Universo Perfeito.

Um grande beijo em seu coração!!!

Anônimo disse...

Muitas vezes é necessário o silêncio para ouvir...

A paz!!!