5 de março de 2011

Para ser mais feliz





De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de alguns sintomas de depressão. No entanto, somente 5% dos casos são diagnosticados e tratados corretamente. Muitas vezes atribuída ao processo normal de envelhecimento, a doença tem tratamento e cura, garantem especialistas.

O controle é fundamental. Os sinais podem variar de humor deprimido, impaciência, choro sem motivo aparente, dificuldade de tomar decisões, e até mesmo o desejo de morrer. Além disso, independentemente da dimensão e do tipo de problema de cada um é possível enxergar a luz no fim do túnel. Medidas simples podem ajudar a solucionar muitos casos da doença. Bons hábitos de vida como alimentação, exercícios, lazer, relacionamentos saudáveis, espiritualidade, sexualidade são fatores que promovem equilíbrio emocional e contribuem para o restabelecimento da saúde,

A seguir, encontram-se sete dicas no combate à depressão. Com medidas simples e bons hábitos de vida fica mais fácil dar adeus a tristeza.

Não se culpe
Há um tipo de pessoa com altíssimo nível de autocrítica e que acredita ser culpada por todos os problemas de cada um dos seus familiares. É fundamental que o paciente depressivo comece a mudar esse pensamento e passe a dividir o problema em partes, verificando exatamente qual é o seu papel para que a situação sofra mudanças favoráveis. Ninguém deve se martirizar pelo que está fora de seu alcance.

Perca o medo de envelhecer

Tem muita gente que se deprime ao imaginar-se em desvantagem na vida amorosa, profissional e familiar somente porque passou dos 50 anos. Encare o “segundo tempo” do jogo da vida como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma ‘virada’ na relação afetiva e de usar a experiência e a criatividade a seu favor. Se seu parceiro está passando pela ‘crise do entardecer’, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento e, talvez, conjugal. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante.

Desabafe de vez em quando
É sempre importante cultivar amigos e ter um bom relacionamento com familiares, principalmente quando se quer desabafar. Claro que você deve evitar reclamar de tudo e de todos para os que estão mais próximos. Nada disso. Ninguém merece esse tipo de ambiente. Mas ter com quem se abrir e estar pronto para ouvir o que nem sempre se quer ouvir é um passo importante para evitar o estresse;

Pratique exercícios
Lute contra o desânimo e passe a caminhar a passos largos pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos. Verá que não apenas se sentirá mais saudável, como também perceberá que o bom humor será mais constante na sua vida.

Se atenha à sua rotina normal

Pessoas em crise de depressão, geralmente, sentem-se desestimuladas para cumprir inclusive tarefas mais simples, como tomar banho, fazer a barba, lavar a louça, se alimentar. Nesses momentos, insistir em cumprir tudo o que faz parte da rotina já é parte do processo de cura.

Evite álcool e drogas
Algumas pessoas com depressão acabam recorrendo ao uso de álcool, tabaco e até mesmo drogas na intenção de se livrar do problema. Esse é um dos piores erros que se pode cometer, já que, a longo prazo, essas substâncias afetarão a química cerebral e certamente colocarão em risco sua qualidade de vida e seus relacionamentos pessoais.

Coma e durma bem
Alguns alimentos comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar. Portanto, vale a pena incluir mais frutas e vegetais na alimentação, assim como peixes, grãos integrais e proteínas. Dormir bem é outra dica de combate à depressão. Mas, preste atenção: nada de ficar de pijama o dia inteiro. Combata o desânimo tentando dormir entre seis e oito horas por noite e utilizando o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas.


Da redação do mais50



4 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Amiga excelente post como sempre.
Tenha um maravilhoso Domingo, pleno de alegria, paz e harmonia.
Beijinhos
Maria

Julliany kotona disse...

Amei o post queridaa um grande beijo sua amizade é muito especial para mim.

Anônimo disse...

Lindo como sempre.
E dai me diz e o chá?
bjus e bom domingo Lena

Unknown disse...

A depressão, infelizmente, é um mal tão comum! Obrigado pelas dicas. Abraço.