5 de abril de 2011

Qual a sua prioridade?



Viajar pela Europa ou reformar a cozinha? Gastar tempo e dinheiro consertando o encanamento do banheiro ou aprender um a nova língua? Afinal, o que vale a pena priorizar? O conforto a longo prazo ou a realização imediata de um desejo? A decisão pode parecer difícil. Para quem está em cima do muro, especialistas garantem que, com sabedoria e planejamento, tudo é possível. E o melhor momento para isso pode ser agora.

Para alguns, a prioridade é cuidar da saúde, para outros, viajar pelo mundo afora. Há quem preze escolhas simples como opção de vida. O mais importante, antes de tudo, é definir uma prioridade.

Sonhar e realizar, sem dúvida, independe de idade. O importante é saber que esse é o momento de parar e fazer uma autoanálise: o que realmente é importante na minha vida que gostaria de realizar?

Se para muitos as prioridades já foram definidas há muito tempo, para algumas pessoas a lista de desejos é tão extensa que fica difícil saber o vale a pena priorizar. Realizar aquele sonho de infância ou trocar de carro? Se tudo for pensado e planejado, as duas coisas valem a pena. Em determinados casos é aconselhável pensar bem antes de realizar alguma coisa de imediato. Sempre que escolhemos dedicar atenção ou tempo a alguma atividade, deixamos de realizar outras que também podem ser importantes e necessárias no futuro.

Não basta ficar apenas no sonho, na imaginação, é preciso partir para a concretização. Mas, mais do que isso, é preciso planejar. Quando se prioriza um dia, e planeja-se a uma semana, um mês, você tem a possibilidade de realizar maiores números de tarefas. As pessoas tendem a realizar mais atividades circunstanciais, ou seja, desnecessárias, quando não seguem um plano pré-estabelecido. Planejar é reduzir urgência, diminuir o estresse e fazer a vida ficar mais leve e tranquila. Arriscar é válido também, mas sempre pensando nas consequências. Não vale, por exemplo, gastar todo o plano de previdência para realizar um grande sonho, deixando o futuro comprometido.

Escolha feita, planejamento concluído, chegou o momento de realizar, e cada minuto vale ouro. A melhor forma de otimizar o tempo é fazer aquilo que realmente é importante para cada um. Seja um esporte, um curso ou qualquer outra coisa. Não podemos dar mais dias a nossa vida, mas sim, mais vida aos nossos dias. Precisamos utilizar cada minuto do nosso tempo, com muita sabedoria. Eles valem muito.


Maria Fernanda Schardong

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lena!

Boa lembrança neste texto, acrescentar vida a nossos dias, afinal o tempo é curto.

Beijos querida!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lena
Minha prioridade é comprar uma casa na roça, e mudar para lá. Já não aguento mais o trânsito das grandes cidades.
Bjux

Anônimo disse...

Olha eu aqui novamente rsrsr.. não consigo passar pelos posts sem antes deixar minhas observações rsrsr.. eitaaa que sou palpiteira mesmo rsrsrs.. Este texto retrata muito bem o benefício de um bom planejamento para que possamos concretizar nossos desejos sem perca de tempo.. e afinal nesta vida são tantos que se não soubermos nos direcionar.. não chegaremos a concretização de nada.

Beijocas em seu coração Lena!

Verinha

Tatiana Kielberman disse...

Muito bom e profundo!!

Devemos pensar em tudo isso sempre... antes que a vida pense pela gente!

Beijos!

kiro disse...

"Não basta ficar apenas no sonho"

Lindo texto, coraçãozinho!!! Amei. Tava precisando ouvir isso ♥

Bjinhos

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena querida. Priorizar é sempre muito importante, senão a vida vira uma bagunça. Mas é preciso a concretização da priorização. Caso contrário, a vida vira uma desilusão. Beijos, minha linda.

Sandra Gonçalves disse...

Muitas vezes deixamos o tempo passar sem realizarmos o que desejamos, por pura acomodação.
beijos achocolatados

Kátia Tourinho disse...

Oiiiiiiiiii minha amiga Lena!
Mais um texto excelente. Me faz refletir sobre as minhas prioridades e chego a conclusão que só tenho uma: SER FELIZ!
Bjssssssssss e uma excelente noite de bons sonhos

Estrela disse...

Olá, Lena!
Andei dando uma olhada em seu blog e amei estar aqui. Você escreve coisas pertinentes no que diz respeito à vida. Quero agradecer sua presença no blog "apaixonada" e espero que você volte mais vezes.
Um beijo!

wcastanheira disse...

Uma postagem inteligente, seu texto leva-nos a pensar, a meditar, um tema q propõe uma aalise profunda de cada pessoa, vc esteve iluminadad neste momento mais uma vez teve um belo foco na edição, pra vc bjos, bjos e bjosssssssssssss