20 de julho de 2011

Essa rede invisível de amor






“A felicidade não se compra", de 1946, dirigido por Frank Capra, é um dos filmes mais bonitos que já assisti. Descobri há uns dez anos, citado por um palestrante para ilustrar o tema que abordava. Curiosa, fui procurá-lo na locadora. Fiquei encantada pela história, que conta, entre outras coisas, o quanto “cada vida humana é capaz de tocar muitas outras vidas” de forma preciosa e singular, mesmo sem muitas vezes ter essa percepção.

George Bailey, o protagonista, interpretado pelo ator James Stewart, é um homem de bom coração, gestos nobres, que assume os negócios do pai e, num momento de extremo desespero pela perspectiva da iminente falência, considera que teria sido melhor não ter nascido e pensa em suicídio. Aí começa a parte mais interessante do filme: um anjo meio atrapalhado desce à Terra e o faz mergulhar numa espécie de sonho para lhe mostrar como seria diferente a vida das pessoas que amava e havia ajudado, em vários momentos de sua trajetória, se, de fato, ele não chegasse a nascer. Aparentemente despretensioso, o filme é de uma sensibilidade imensa.

Como é dito em algum trecho do roteiro, cada vida toca mesmo muitas outras vidas. Direta ou indiretamente. No nosso cotidiano, tantas vezes agitado, apertado, ensandecido, a gente não percebe. Não registra. Não lembra disso. Mas, se pudermos parar um pouquinho e afastar o sentimento dessa roda-viva, é possível notar o quanto a nossa vida está ligada a outras tantas numa rede invisível, tecida com fios de puro sentimento. O quanto o fato de existirmos influencia, de diferentes maneiras, em variadas circunstâncias, a história de muitas pessoas, conhecidas ou anônimas. Gente que já passou e nem sabemos mais por onde anda. Gente que continua próxima dos nossos olhos e do nosso amor. Gente, cuja vida esbarra na nossa de forma muito rápida, mas nem por isso o encontro é menos valioso. Pessoas que nem sabemos quem são.

Não estamos separados, como tantas vezes sentimos. É fantástico ter olhos para ver a amorosa rede de conexões que cada vida representa. Quando tratamos uma pessoa com gentileza, respeito, cuidado, não é somente ela que está sendo tocada, mas toda a infinidade de inter-relações envolvidas com a sua passagem pelo mundo, as que já existem e as que poderão vir a existir. Tocamos, em desdobramento, outras tantas histórias e possibilidades vinculadas àquela vida, única e intransferível. Cada pessoa é muita gente, além da preciosidade de ser simplesmente quem é.

Ao olhar para mim, sinto a presença de muitas pessoas. Não teria chegado até aqui, da mesma forma, sem elas. Gente da minha família de sangue. Gente da família que o meu coração cria, vida afora. Gente que encontrei em algum ponto do caminho. Muitas me ajudaram sem sequer perceber. Recebi, em diferentes momentos, a dádiva de gestos de cuidado e amor que fizeram toda diferença. Mesmo os mais singelos foram providenciais: sorrisos, olhares, escutas, abraços, palavras, silêncios compartilhados quando a presença diz tanto. Luciano de Crescenzo, escritor italiano, disse uma coisa linda: “Somos todos anjos como um só e só podemos voar quando abraçados uns aos outros”. E não é?

Essa leitura da interpendência, que eu acho muito poética, nos convida a refletir sobre a responsabilidade das nossas ações. O filósofo Emerson, num texto que lhe é atribuído, disse que tivemos sucesso na nossa jornada quando ao menos uma vida respirou mais fácil porque nós vivemos. Essa perspectiva de contribuir para que outras vidas respirem melhor porque existimos nos faz redimensionar a importância da nossa estada por aqui. A natureza é um sistema vivo todo amoroso, feito de gestos gratuitos de troca e beleza. Como parte dela, não somos, por essência, diferentes. Precisamos aprender a respirar melhor e a ajudar, cada um do seu jeito, que outras vidas também respirem com mais facilidade. Não precisa ser por meio de feitos espetaculares. Pode ser nas miudezas do dia-a-dia, no improviso de cada instante. Isso já é grande à beça.



Ana Jácomo 

Michael Jackson and Friends - We are the world




Feliz  Dia do Amigo!!!
  

A Felicidade Não Se Compra


Título original: It's a Wonderful Life
Lançamento: 1946 (EUA)
Direção: Frank Capra
Atores: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore (Henry F. Potter) Thomas Mitchell, Henry Travers.
Duração: 129 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.



45 comentários:

Paulo Francisco disse...

Gostei!
Conforme eu ia lendo o penultimo paragrafo ia passando um filminho na minha cabeça.
Adorei a música também.
Um beijo grande.

Perfeita Ordem disse...

Lindo como sempre minha amiga!
Minha amiga virtual, uma amiga que com certeza cumpre a função sobre a qual o autor do texto fala.
Você faz a diferença nesse mundo Lena,tornando nossa jornada mais suave e bonita!
Fico muito feliz por poder participar desse seu mundo!
Beijos e feliz dia do amigo!

MARILENE disse...

Escolheu com a sabedoria de sempre, amiga! Aliás, o filme mencionado é, realmente, muito lindo.
E nós, nessa telinha, temos um sentimento verdadeiro uns para com os outros. É assim que me sinto, em união, em ligação, nessa troca diária que tanta satisfação me traz.
Um beijo especial, pela data.

Mafalda S. disse...

Fiquei com imensa curiosidade de ver esse filme. Gostei muito do post, já tinha saudades de vir aqui.

Beijinhos

QUIM disse...

Lena..perfeito post para o dia dos amigos...tenho muito gosto em ter-te como amiga..bjs.bom dia querida.

mfc disse...

É importante termos essa noção da interdependência recíproca que cria a teia que nos sustenta!

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Fiquei curiosa com o filme e adorei a postagem, boa como sempre! Bjs

Bloguinho da Zizi disse...

Um gesto de Amor faz toda a diferença. E por aqui, neste canto perfumado é o que recebemos.
Meu texto hoje no Bloguinho fala que todos os dias são dia do Amigo, pois sem eles o que seríamos?

Beijinhos Lena. Feliz todos os dias pra vc.

нєllєи Cαяoliиє disse...

Ahhhh,Lenaa!
Li até o fim esse texto da Ana!
Belíssimo,e realmente no decorrer da vida,muitas pessoas entram em nossa vida e fazem toda uma diferença...deixam um pouquinho delas em nós,e leva um pouco de nós também!
Cheio de sensibilidade esse texto,adorei!
Ps:será que ainda existe esse filme?eu fiquei curiosa hahaha
Saudades daqui,Querida!
Um beijo enooorme em seu coração.

Vilmar Barros de Oliveira disse...

Oi Lena bom dia!
Já vi várias citações sobre esse filme em livros e revistas, mas nunca o vi. Mas agora vou fazer isso.
Obrigado pela dica. E feliz dia do amigo!
Beijo!

Maciel Amaro disse...

Oii estou te seguindo!
Ficarei muito feliz se vc visitar o meu blog e me seguir tb :)
Bjs

http://conversadeblogueiro.blogspot.com

Meire disse...

Sabe minha fofura de amiga, nessa vida de blogueira tenho aprendido que as palavras exercem uma função muito grande sobre quem lê, as palavras têm a capacidade de beijar, abraçar, afagar o coração quando preciso, e tem pessoas por aqui que fazem tudo isso com as palavras e nem percebem. Vc é uma delas, entrou na minha vida de mansinho e se tornou essencial. Quando nossa vida é tocada por outra pessoa ela muda, fica mais bonita. E eu acho um barato a nossa amizade, por ter uma sincronia muito grande, realmente nossas almas só podem ser irmãs minha amiga, num tem outra explicação.
E eu acredito do fundo do meu coração que por mais fria, por mais até malvada que uma pessoa seja tem um lado dela que é puro doce, que é pura ternura, só que tem gente que perde um tempão sem perceber isso...
Somos uma mistura de todas as pessoas que passaram por nossa vida, como diz o texto e isso me emociona, porque me faz lembrar de um montão de gente que passou por mim, umas que já se foram, outras que se mudaram e tantas que Deus permitiu permanecer em minha vida. Eu sou pedaços de todas elas. E hoje sou imensamente feliz porque sou um pedacinho da Lena tbm! ó que coisa mais linda! Deus é de uma beleza ímpar.
Eu amo essa música amiga, é linda!

Te amo com amor de filha, de irmã, de amiga! Obrigadaaaaa por ser exatamente do jeitinho que vc é e iluminar my life!!!!!!

bjokitas cristalizadas nas suas bochechas lindas! ;)

Meire disse...

Ps.: Feliz dia do Amigo de novo e de novo, mas feliz sou eu por ter vc como amiga! E doce é tu, que deixa rastro de açúcar onde passa!

;)

Dé Mattos disse...

Lena, amei esse texto da Ana e sempre penso assim também, que a gente é o que é por causa das pessoas que passam na vida da gente. E Deus é perfeito, porque coloca as pessoas certas, no momento certo.
Valorizo muito cada um que está na minha vida e só tenho a agradecer por todos que me ajudam a ser quem sou.
Obrigada por tua amizade aqui na blogosfera. Tanta gente critica a internet mas eu tenho sido muito feliz por causa dela, pq muitas pessoas tem se juntado a mim aqui e me feito uma pessoa melhor. Como tu. Eu sou uma pessoa mais feliz e bem melhor por te ter na minha vida.
Um beijo e um abraço apertado de feliz dia do amigo!

marlene edir severino disse...

Um belo texto!

A natureza é uma tecedura de amorosas interrelações: belas e de graça. E dela fazemos parte.

Afetuoso abraço!

Su disse...

Lena, bom dia pessoa tão querida...

primeiro quero dizer que onde você achou esse anjinho?!!!rsrs, quero ele pra mim....hehe...

Lena, belíssimo o texto, e a dica do filme, não vi ainda, vou procurar...

Desejo daqui um dia rodeado de amigos, cheio de alegria e obrigada pela sua amizade que me deixa muito feliz, aprendo muito com você, saiba disso!

Beijinhos no coração, lindo lindo dia!

Su.

* Verinha * disse...

Sem sombra de dúvidas deve ser um belo filme com uma mensagem extraordinária... Todos nós de uma forma ou de outra temos uma razão e importância para estarmos neste mundo.. e certamente sem a nossa presença, muitas coisas seriam impossíveis de acontecer.

Um beijo grande em seu coração Lena e um feliz dia do Amigo!

Verinha

Michele disse...

Olá querido seguidor,

Comunico que o Blog da Michele mudou de nome e caminho. Com pseudônimo registrado para assegurar meus direitos autorais em relação a textos pessoais o nome e caminho do Blog agora:

Michele Santti
http://michelesantti.blogspot.com/

Igualmente o Twitter
@MicheleSantti

e FaceBook
facebook.com/michele.santti

Imac by Artes disse...

Lena querida!
Eu acredito em anjos! E anjos são amigos que Deus coloca em nossas vidas todas as vezes que necessitamos...
Abraços! Feliz "Dia do Amigo" pra ti.

Formiguinha disse...

Gostei e concordo plenamente contigo. Dentro da nossa vida existe muitas vidas que sem elas não seríamos nada.

Feliz dia do amigo!

Beijinhos da Formiguinha

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Querida Lena, estou num corre corre daqueles! Mas saiba, vc está na minha rede de amor todos os dias, em meus silêncios meditativos ao torno, relembro frases suas...Suas palavras são como um tapete macio para os meus pés cansados ao final do dia de trabalho. Obrigada por sua amizade, por cada palavra carinho. Beijos mil! A.

Tânia Camargo disse...

Mensagem perfeita para homenagear o Dia do Amigo!
Obrigada, Lena...
Um Feliz Dia do Amigo p/ vc querida!

Bj grande,

Tânia

Severa Cabral(escritora) disse...

MINHA TÃO DOCE E QUERDA AMIGA!
Vc é uma pessoa adorável
Que em pouco tempo
conquistou a minha sincera
amizade......você traz
contigo o don maravilhoso
de cativar as pessoas, com
teu carinho, atenção e
amabilidade
Você tenho a certeza que por
onde passa, deixa reflexos de luz
Comparece sempre á nossa página
com teus recadinhos tão carinhosos
e lindas e edificantes mensagens
que encantam
você é mesmo especial
Agradeço à Deus por ter a tua amizade
Que Jesus ,continue a iluminar teus
caminhos e te faça muito feliz
Espero merecer sempre a tua amizade
FELIZ DIA DO AMIGO !!!

Thay Negrão disse...

Linda homenagem!!!!
Feliz dia do AMIGO!!!!! Que no seu caminho você possa sempre encontrar pessoas do bem e que te façam sempre feliz...!!!!
Um beijooo!!!!

Zil Mar disse...

oi Lena...obrigada pela visita...

deixo pra vc nessa data o desejo de um FELIZ DIA....


Zil

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Adorei este texto e, à medida que o ia lendo, revi factos da minha vida, onde pequenos gestos de muitas pessoas me ajudaram imenso; vi também atitudes minhas que sei terem contribuido para um brilho no olhar e para um sorriso em pessoas que comigo se cruzaram. Somos seres sociais e temos que ter consciência de que não somos nada sem os outros ; cada um que passa em nossas vidas deixa sempre alguma coisa e consigo leva algo de nós também. Precisamos de todos e somos úteis a todos; se assim pensassemos não haveria desrespeito nem intolerancia; Essa enorme diversidade de raças, cores, culturas e crenças é que fazem de nós individuos ricos, fortes e bem formados, por isso não entendo como há tantos problemas em aceitarmos esse colorido que faz parte do nosso mundo, deste mundo dito global, mas que está cada vez mais egoísta, mais egocêntrico, como se fosse possível sermos felizes olhando só para o nosso próprio umbigo. Um beijinho e até breve. Adorei!
Emília

manuel marques disse...

No dia da amizade,um beijo querida amiga.

Maria disse...

Amiga Lena sendo hoje o dia internacional da Amizade e do Amigo, passei especialmente para agradecer a sua companhia, as gentis mensagens que deixa no meu cantinho, o seu carinho e acima de tudo a sua amizade.
“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.” (Ralph Waldo Emerson)
Um abraço bem apertadinho e um grande beijinho
Maria

BRISA disse...

AMIGA
GRATA POR SUA VISITA.
Hoje é um dia muito especial.
Ocasião em que posso bater palmas prá você,
que está juntinho de mim quase que diariamente.
Obrigado por ter me presenteado com a riqueza
da sua amizade, ter me abraçado com a ternura de suas
mensagens, ter me feito mais gente através da confiança
depositada. Que Deus ilumine seus passos na estrada desta
vida e quando encontrares cruzamentos tortuosos, que a luz
se faça presente. É verdade sim que "As pessoas entram em
nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas
permanecem..." e, você é uma dessas pessoas especiais,
que adentrou no meu coração e ali se instalou para todo
sempre ficar! Obrigada por você existir! COM CARINHO BJS
BRISA

ArcadoAutoConhecimento disse...

Lena querida. Li uma vez que a vida pode ser comparada a uma viagem de trem, onde entram pessoas e se acomodam em nosso vagão, depois passam para outro... mas todas deixando suas marcas. Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperanças, embarques e desembarques... Feliz dia dos amigos. Beijos.

Rô... disse...

oi minha querida,


cada vida humana é capaz de tocar muitas outras vidas” de forma preciosa e singular, mesmo sem muitas vezes ter essa percepção...

é uma das coisas mais lindas que já li,ultimamente,
e você com certeza é uma dessas lindas pessoas,
que talvez mesmo sem saber,
tocou a minha vida...

muitos beijinhos
e obrigada pela sua amizade

Aclim disse...

Você toca outras vidas é uma grande responsabilidade se doar.

Abraço

Maciel Amaro disse...

Bem lembrado esse número especial de 200 você vai sempre ser minha amiga :X

Van disse...

Lena

Hoje é o seu dia, pois você é o incentivo em pessoa, hoje é o seu dia porque você é incansável na arte de espalhar carinho e cuidados, hoje é o seu dia porque você é uma grande amiga, de todos que tem a honra de estarem por perto de você.


Feliz dia seu, nosso, de todos os que gostam de se doar um pouco

Mil beijos!

Milene R. F. S. disse...

Lena querida, um feliz dia do amigo pra vc também! Depois volto aqui com mais calma para ler suas últimas postagens, beijos!

Calu disse...

Chegando agora nesse recanto amoroso, vejo contente que ambas escolhemos um filme para ilustrar a importância da amizade e o quanto esse valor nos entrelaça e motiva.
Ao darmo-nos as mãos, física ou virtualmente, formamos correntes benéficas que só aumentam a alegria da vida.
Linda Lena, receba meu abraço carinhoso e a certeza de minha alegria em conhecê-la e tê-la minha amiga.
Feliz Dia do Amigo(hoje, amanhã e sempre_ pois amizade não tem data marcada e sim emoção definida.)
Te gosto muito!
Bjkas,
Calu

Alê disse...

Lena

Eu acredito em anjos na terra: nossos amigos!


Um beijo enorme nesse dia nosso,

Sônia Silvino disse...

Leninha queriiiiida!
Olá!!! Tudo bem?
Vim fazer uma visitinha, pois já estava com saudades.
E, como sempre, encontro uma bela postagem aqui.
Desejo saúde e paz! Agradeço as suas preciosas visitas aos meus blogs.
Beijinhos meus!

Gilmara Wolkartt disse...

Lena,/
Sei que você faz parte das pessoas que tem amigos, e quem tem amigos tem motivos para ser feliz!
Passei para te desejar FELIZ DIA DO AMIGO!
Gd Beijo

Sandra Botelho disse...

Feliz dia do amigo.Bjos achocolatados

Fernanda Iasi disse...

Lenoca, você sabe da admiração que tenho por você, e da alegria que sinto por partilharmos pessoas lindas como a nossa Meiroca. Bjo!

Vera Lúcia disse...

Lena,
Vim retribuir seu carinho e agradecer-lhe pela atenção que tem dispensado ao meu recanto.
Hoje estou correndo, mas volto para ler este post em outra oportunidade.
Abraço carinhoso pelo Dia do Amigo.
Beijos.

Artes e escritas disse...

Lena, obrigada pela visita. FELIZ DIA DO AMIGO! Um abraço da amiga blogueira, Yayá.

Artes e escritas disse...

Lena, obrigada pela confraternização. Desejo UM FELIZ DIA DO AMIGO! Um abraço da amiga blogueira, Yayá.

Tatiana Kielberman disse...

Como é importante propagar esse amor que não se compra nem se vende: se conquista!

AMEI!

Um beijo, querida!!