3 de setembro de 2011

Entre os príncipes e os sapos, muitos detalhes devem ser considerados...



Você certamente preferiria encontrar um príncipe a um sapo, não é? Claro, dentre os conceitos que definem um homem, o de príncipe é bem mais atraente e interessante do que o de sapo. O primeiro refere-se àquele gentil, carinhoso e romântico, enquanto que o segundo aponta para aquele esquisito, desatento e, por vezes, até irritante!

No entanto, como todo conceito fechado, este também merece uma reflexão, e o quanto antes, para evitarmos mais buscas ilusórias, expectativas frustradas e, por fim, desencontros desastrosos! Será mesmo que existem os homens que são príncipes e os que são sapos? Se, sim, nesta mesma medida, deve haver então as mulheres que são princesas e as que são pererecas, certo? Não! Errado! Nem uma coisa, nem outra!

Podemos começar a desconstruir esse raciocínio admitindo que todos nós, tanto homens quanto mulheres, somos príncipes e princesas, mas também sapos e pererecas! Afinal, em alguns dias, estamos bem-humorados, divertidos, leves, atraentes e encantadores. Enquanto que, em outros, estamos tensos, tristes, impacientes e até repelentes.

Isto é ser gente. Existir em todas as possibilidades e nuances. Transitar entre a luz e a sombra e descobrir, neste caminho, a possibilidade de amadurecer e se tornar melhor. E tudo isso acontece, inclusive, enquanto nos relacionamos. Enquanto buscamos um amor ou durante a vivência dele. E tudo bem... Não há nada de errado em se permitir ser tudo isso. O problema começa quando a permissão só é dada a si mesmo e não ao outro.

Pessoas que desejam encontrar e se relacionar somente com príncipes ou com princesas, que não conseguem acolher o sapo e a perereca que existe em cada homem e em cada mulher, certamente, vão se decepcionar e amargar, repetidas vezes, aquela sensação de que sempre escolhe a pessoa errada. Será? Será mesmo que existem pessoas erradas e pessoas certas? Ou seria mais inteligente se encarássemos a todos com quem nos relacionamos como uma imperdível e exclusiva oportunidade de aprender algo novo?

Além disso, esta reflexão também pode ser um desafiante convite para que você exercite mais a sua porção príncipe ou princesa, exatamente como sabe fazer – e muito bem – toda vez que deseja conquistar alguém. Gentileza, carinho, atenção, paciência, saber ouvir, ceder, presentear, mimar, entre outras pequenas atitudes cativantes são sempre muito bem-vindas e fazem toda a diferença no seu dia-a-dia e no seu relacionamento, embora não eliminem definitivamente a sua porção sapo ou perereca!

No final das contas, o grande desafio do amor, para todos nós, é tentarmos, todos os dias, encontrar o equilíbrio na relação. Se seu par acordou sapo, calibre o ambiente com sua parte princesa e vice-versa. E lembre-se de que, como numa equação matemática, o mais importante é que, ao passar a régua, o saldo seja sempre positivo. E isso quer dizer que se você tem se relacionado mais como sapo ou perereca do que como príncipe ou princesa, algo precisa ser feito, urgentemente! Caso contrário, como se diz popularmente, a fila anda... porque o reinado precisa funcionar!



Rosana Braga 


Peter Gabriel - Kiss That Frog


26 comentários:

Célia Gil disse...

Penso que o grande desafio é encontrar o príncipe no sapo, porque príncipes perfeitos não existem! Boa reflexão e linda imagem! Bjs

MA FERREIRA disse...

Leninha...

Deixei um comentario no post de sua comemoração.

Olha..Eu não conseguiria viver com um Principe..rs

deve ser muito chato conviver com a Perfeição.

Prefiro Conviver coms Imperfeitos assim como Eu.
São muito mais interessantes..

Um beijinho no seu coração Amadeirado..

Beijo no core..

Eva disse...

Oi Lena querida, relacionamento gera muita dependência, inevitável, é preciso sempre estar ajustando, não é facil, obter aquela distância necessária para a individualidade e preparo para o outro, preservando a intimidade de cada um, é um trabalho bem dificil nas relações.Para se calibrar princesa não pode-se ficar dependente do príncipe e é dificil a gente se acreditar soberana quando tem um sapo esquálido ali na frente, mas relação é mais doação, parceria empenho e boa vontade para que dê certo, mas nem sempre o equilibrio acontece tão fácil,por uma questão cultural, a mulher doa-se sempre mais,na minha opinião, e mima muito, o homem acaba fazendo quando quer e a mulher preocupa-se em sempre estar equilibrando, acaba carregando nas costas, ehhe, bjos Lena querida, ótimo final de semana para vc, desculpe se falei demais.

Toninho disse...

Bela desconstrução Lena, que a Rosana nos faz.É preciso mesmo fugir aos estereotipos.O interessante de tudo, é esta transformação que o ser carrega, quando lhe interessa se fazer no maximo e para logo depois se minimizar,a coisa é bem proximo disso.O ser em si, já é uma eterna mutação e para que funcione a contento,haverá de fazer o equilibrio e ou mesmo, ajudar a reconstruir o outro quando este se sapificar ou pererecar, ao que chamaremos de acoplamento para união estavel,sem fantasias.
Em tempo adoro, estes seus depoimentos laterais ao pai, a mãe, gosto de gente que enaltece os pais,assim como voce.
Parabens por ser uma filhona e por ser mulher além das palavras.
Um belo sabado de muta paz e carinho no lar.
Um terno abraço.
Bju de luz nos seus dias de alegrias.

Anônimo disse...

Que jeito mais simples e objetivo de equilibrar uma relação. calibre-a com seu lado príncipe ou princesa quando o outro estiver no seu dia de sapo ou perereca. puxa vida! Nunca vi algo mais esclarecedor e verdadeiro do que isso, daí eu digo: quem complica somos nós, se quisermos tudo pode ser simples.

Beijos e bom fim de semana, Lena querida!

Maria Rodrigues disse...

Excelente reflexão, como sempre o seu cantinho prima pela qualidade.
Bom fim de semana.
beijinhos
Maria

Leninha Brandão disse...

Lena querida,instigante texto da Rosana e acertada melodia escolhida por você...digno de prícipes e sapos,princesas e pererecas.Muito bom!Parabéns,querida!
Um fim de semana de princesa prá vc xará.
Bjssssss carinhosos,
Leninha,Le,Lena

Anne Lieri disse...

Lena,conheço pessoas extremamente solitarias por ter um nivel de expectativa com relação ao amor muito alto!Querem principes e princesas e, realmente ninguem se mantem na realeza o tempo todo!...rss...viramos sapos e pererecas,como vc disse!Excelente e muito apropriado texto1Bjs,

Anne Lieri disse...

Lena,conheço pessoas extremamente solitarias por ter um nivel de expectativa com relação ao amor muito alto!Querem principes e princesas e, realmente ninguem se mantem na realeza o tempo todo!...rss...viramos sapos e pererecas,como vc disse!Excelente e muito apropriado texto1Bjs,

ANA ROOS disse...

Questões humanas e sobre relacionamentos sempre causam uma estranha sensação em mim, penso que tento entender a vida, mas já percebi que a vida não pode ser entendida, mas sim sentida...
Estou numa fase perereca! E resolvi que o melhor lugar para eu ficar é dentro da lagoa, como é difícil se perceber assim, obrigada pelas palavras que me serviram como alento, assim passei a ver que não sou perereca, mas apenas estou perereca, rsss
Lena querida és um ser ilumindado, que Deus te proteja e te oriente sempre assim, a fim de que possamos nos fortalecer com a sua ajuda!

Beijinhos no coração

Ingrid disse...

gostei Lena..
é isso mesmo..
beijinhos querida e um lindo findi.

Calu Barros disse...

Linda Lena,
Shshsssss_passando feito brisa rápida só para lhe dar um abraço apertado e dizer-lhe que estou desejando dias tranquilos e positivos para vc.Saúde restabelecida,ocupação harmônica já é tua realidade,viu?
Estive na Sandra e vi teu comentário.Siga mesmo tua inspiração( tratamentos alternativos).
Òtimo fim de semana.
Muitos bjinhos,
Calu

Penélope disse...

Temos que aprender que príncipes e sapos possuem defeitos. Todos os dois.
Enxergar que cada um deles carregam qualidades e defeitos na mesma proporção já é meio passo dado...
Abraços, minha amiga.

A.S. disse...

Lena,

Teus textos são sempre um estimulo e um doce prazer para quem te lê!...


Beijos meus,
AL

Unknown disse...

Palavras sábias,príncipe ou sapo eis a questão!

Soneto D'Um Poeta Morto

Bem sei que hei de morrer cedo e cansado,
Alguma cousa triste em mim o diz,
E vagarei no mundo desterrado,
Como Dante chorando a Beatriz.

Pelos reinos, irei talvez curvado,
Como um proscripto princepe infeliz,
Ou como o indio pallido e exilado
Chorando o vivo azul do seu payz.

Mas no entanto, ah! ninguem ao Sol divino
Abrasou mais as azas, derretidas
Ante as duras, ferozes multidões!

E ninguem teve a torre d'ouro fino,
Aonde, quaes princezas perseguidas,
Morreram minhas doudas illusões!

António Gomes Leal, in 'Claridades do Sul'

Beijo e bom fim de semana.

mfc disse...

O amor é inexplicável... gosta-se e pronto!

Luna disse...

ninguem consegue ser sempre principe ou sapo, temos de ser pacientes e aprender a viver com os varios estados de animo que vamos tendo dia a dia nós e o nosso mais que tudo.
bjs

Anônimo disse...

Creio que nem sapo e nem príncipe, mas gente de verdade.
Às vezes as pessoas sonham tanto com seu príncipe ou princesa, que esquecem que a vida é real e somos humanos.
Pior que ficar sonhando com um príncipe que virá é querer que o sapo que está ao seu lado vire príncipe... Simplesmente vai viver um conto do nunca.
Bom mesmo é gente de verdade,com suas limitações, suas crises, suas fraquezas e suas mudanças para um ser humano melhor.
Beijokas doces minha querida Lena, princesa de carne e osso, muito centrada da vida! Te amo!
Bom domingo

Shirley Brunelli disse...

Mais um texto que nos faz refletir... Vamos procurar ser, vinte e três horas por dia, pricesas. Querida loura, mil beijos!

Elisa T. Campos disse...

Principes e sapos
Bela reflexão
Sempre defrontamos com essa transitoriedade de luz e sombra que
só nos ensina a manter o equilíbrio.
Obrigada por ser mais uma companheira de viagem no trem do meu blog.
bjs

Smareis disse...

Oi Lena, sabe que adoro o que a Rosana Braga escreve. Elas sempre me faz refletir muito a respeito de cada detalhe. Acho que todos nós temos um príncipe e um sapo dois em um... Ninguém consegue ser sempre a mesma pessoa durante muito tempo. Vai ter dia que o belo príncipe acorda todo verdinho com cara de sapo, e a princesa também, e ai, o sonho acaba? Com certeza temos que saber viver a cada dia encontrando o equilíbrio na relação e ver o que precisa ser corrigido, refeito no relacionamento a dois.Isso é um grande desafio, mais pra quem ama, não há obstáculo que o amor não vença. Como diz o texto, caso contrario a fila anda, e como anda.
Desejo um ótimo fim de semana cheio de coisas especiais. Beijo grande!

Smareis

Cynthia Brito disse...

Boa!!!
Se o príncipe de minha vida tiver um coração do maior reino desse mundo eu já garanto o casamento! Porque o que é de Deus e pra Deus ninguém mete o dedinho podre!

Lena, querida, já disse que você é um anjo?
Outro dia irei fazer uma coisa especial pra ti... mas apenas quando as palavras mais belas eu puder escrever, porque pra gente que é toda iluminada ninguém faz coisa de qualquer jeito.... tem que ser especial!

Beijinhos pra ti.
Se cuida!

Bolo Doce Bolo disse...

Olá, parabéns pelo lindo blog, já estou seguindo.Aproveito também para convidá-la à participar do meu,bjs e sucesso!!!

Sandra Mitsue disse...

Lena...Linda reflexão...Parabéns!
Tem selinho comemorativo lá no Meu Cantinho...São 100 corações batendo comigo...Obrigada por vc fazer parte do coração do meu Cantinho...Passe lá depois...
Beijos!
San....

Meire Oliveira disse...

Sweet Lenita, o importante numa relação são os dois estarem vibrando na mesma sintonia, afinal dias de sapo e perereca todos temos, num tem jeito. O importante é que esse príncipe saiba sê-lo quando precisamos.
Amore, hj eu tava super contente querendo te contar umas novis em primeira mão...but...to indo dormir aguniadíssima! Espero que esteja bem, vou pedir pro Papai do Céu pra que vc esteja é se divertindo :)

te amo! bjks

AquilesMarchel disse...

seremos melhores quando pararmos d ecriar seres imaginarios para amarmos e vermos a spessoas como são e compreender