8 de janeiro de 2012

Amar é embarcar em uma viagem...



Amar é uma viagem a ser feita com alguém, na qual, ao mesmo tempo em que desfrutamos essa entrega, desvendamos os mistérios que ela nos apresenta a cada momento.

O amor é uma força que nos leva a enfrentar todos os nossos medos, criados desde as primeiras experiências dolorosas de aproximação. Nos torna corajosos e ousados, prontos a desafiar o tédio e o comodismo, a enfrentar o cotidiano, sem deixá-lo se transformar em rotina.

Ele faz nos sentirmos aprendizes, concedendo-nos a suprema compreensão de que, quando somos movidos pelo impulso do amor, realizamos algo. No amor, não estamos nos submetendo ao outro, mas sim obedecendo às ordens do sábio que existe dentro de nossos corações.

O amor nos dá coragem para enfrentar todas as mensagens negativas ouvidas na infância, do tipo “homem não presta” e “mulher só dá trabalho”, que poluem nossos pensamentos. É um sentimento que nos proporciona a sensação de gratidão para com a existência; um sentimento de ser abençoado pela dádiva divina. Em retribuição, somos levados a cuidar desse amor.

Por isso, não podemos exigir a perfeição do ser amado, pois, como dizia o filósofo grego Aristóteles: “O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição”.

O amor é muito mais que o encontro de dois corpos, muito mais que a união entre duas pessoas. É a própria consciência da existência: a crença nas forças divinas, que cuidam de todo o universo e que nos levam um ao outro, com a mesma fluidez com que aproximam uma nuvem de uma montanha, que nos proporcionam uma força sobre-humana, que dão energia ao vento, ao mar e à chuva e que nos tornam grandes como pinheiros gigantescos.

No amor, seguimos um caminho realizando uma história, cujo final, apesar de todo o nosso conhecimento, só vamos saber quando a completarmos.

A única certeza que temos é a de que o amor é uma condição inerente ao ser humano. Assim como a flor emana seu perfume, o homem naturalmente exala o amor. Isso é tão inevitável quanto é impossível proibir a terra molhada de desprender seu cheiro.




Roberto Shinyashiki




12 comentários:

Gisa disse...

Inevitável mesmo!
Um grande bj querida amiga

Cidinha disse...

Olá, Lena. Lindo texto! O amor é tudo isso nos dá energia de viver, é um profundo sentimento. Desejo uma ótima tarde de domingo e boa semana! Obrigada pela partilha dessa linda mensagem! Bjos com carinho.

Célia disse...

Oi, Lena! Busco a cada dia não a minha perfeição... mas, minha sábia maturidade de aceitação do outro e de mim mesma! Texto profundo! Ótima escolha! Obrigada!
Abraço, Célia.

Anônimo disse...

O amor quando forte e verdadeiro nos leva por onde nunca imaginámos possível....bj..

Anônimo disse...

Roberto Shinyashiki é mesmo sempre fabuloso!.. Bela escolha Lena.. ainda mais por ser esse tema tão especial!

Verinha

Ingrid disse...

e põe viagem!...
amar é bom demais ..
beijos perfumados querida Lena..

Smareis disse...

Uma ótima viagem com certeza.
Maravilhoso seu post Lena.
Estou de volta depois de uns dias ausente. Tudo de bom em 2012!
Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

Rô... disse...

oi Lena querida...

ah, o amor,
meu alimento predileto,
meu companheiro,
meu amigo,
minha inspiração
e meu motivo de sonhos e viagens...

lindo minha amiga,
muitos beijinhos

ah, vou estar de férias uns dias,
mas volto loguinho...

Anônimo disse...

Oi Lena querida

Bom dia. Quando puder passa lá no Retalhos pra você conferir o que fiz com sua palavra "Alegria", no post de hoje.

Beijos!

Gilmara Wolkartt disse...

Que lindo!Maravilha ler isso!
Feliz recomeço e sobretudo muito amor na sua vida!
Gd beijo

Paty Michele disse...

Excelente texto, acho que é do livro "Amar pode dar certo".

Lena, deixei uma homenagem para a Van, que stá comemorando o aniversário de seu blog essa semana. Quando puder, confira: http://patymichele.blogspot.com/2012/01/blog-da-semana.html

bjs

Shirley Brunelli disse...

Texto lindo, cheio de verdades...Beijos, querida amiga!