3 de janeiro de 2012

Procure os bons ambientes e as boas notícias



Por que não podemos manter-nos serenos e equilibrados por um bom tempo? Por que estamos sujeitos a pequenos ou grandes períodos de descontentamentos? Por que estamos sujeitos a períodos de depressão?

Acredito que isso ocorra por que, embora estejamos completamente compenetrados do nosso ideal de vida, nos sentimos perturbados pelos desejos não realizados e pelo medo de que os desejos, que ainda brotam em nossos corações, não se concretizem.

Vivemos constantemente em meio a cenas de crueldade e morte. É totalmente impossível caminhar na vida sem suportar o medonho cortejo das dores físicas e sentimentais. Por toda parte nos oferecem terríveis cenas de desumanidade e injustiça, que muito nos fazem sofrer, porque tal como é o pensamento ativo dominante em um ambiente onde se comprimem as multidões, tal a nossa boa ou má impressão, o nosso bem estar ou infelicidade. Portanto, os pensamentos que particularmente imperam ali, atuam também dolorosamente sobre os nossos.

Cada coisa material que nos rodeia envolve-nos num pensamento ou ação ou, para dizer com mais propriedade, é a encarnação deles, dependendo da maior ou menor pureza de sua energia interna. Um sentimento mal empregado pode murchar um coração, pode produzir um estado de profunda tristeza.

Em compensação, se empregarmos nossos pensamentos ou nossos sentimentos em coisas que realmente fazem bem ao coração, estamos reforçando a nossa vida. Devemos, pois, alimentarmo-nos de bons pensamentos e do mais puro amor, e nunca conviver em ambientes que ainda não atingiram suficiente grau de maturidade ou estão já em princípio de decomposição espiritual. É possível nutrimo-nos sempre de boas ações, retirando a seiva valiosa da árvore do momento presente, do agora, que tenha chegado ao seu completo desenvolvimento, sua plenitude, aspirando e respirando bondade.

Não podemos viver uma vida artificial, que forçosamente produzirá a dor em todos os seus aspectos. Os estimulantes alcoólicos só momentaneamente nos dão muita força, nos proporcionando, logo depois, um período de depressão longo e penoso.

Admito que eu não posso usufruir dessa serenidade e equilíbrio entre as multidões, por que não posso alcançá-la em uma sociedade equilibrada e de boas ações. Então, no silêncio de uma agradável e amena solidão, no doce de uma habitação tranquila e adequada à meditação, convivo com os bons desejos realizados e materializo os outros bons desejos que brotam do coração. A atração é uma lei. A espiritualidade é sempre atraída por tudo o que for idêntico a ela.

Finalmente, se continuarmos e nos habituarmos a viver em ambientes indesejáveis ao bem estar da mente e do espírito, certamente, virão todos os elementos produtores de tudo o quanto for nocivo à vida material e espiritual.

Contudo, a divindade é contagiosa e a bondade é comunicativa, e também contagia. Dentro em breve o mundo aprenderá que viver em ambientes sadios, de boas ações e de compaixão, tornará a nossa vida harmoniosa, com mais saúde e, naturalmente, mais feliz.

Bernardino Nilton Nascimento





23 comentários:

Unknown disse...

"Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem."

Beijo.

Ivana disse...

Olá Lena,
Fazer o bem, só nos faz bem. Viver em ambientes tranquilos, sem tumúlto e barulho só nos faz bem. Se possível estar em contato com a natureza, ela nos proporciona momentos de bem estar, vale a pena. Um abraço, uma ótima semana!

Ale disse...

Lena,

A gente precisa buscar coisas boas, pra atrair coisas boas,


Bjkas

Marcia M disse...

Que lindo texto querida!!Adorei!bjo!

ValeriaC disse...

Acertadíssimas palavras minha amiga...temos que filtrar nossos sentimentos, pensamentos, emoções, companhias e escolher só o que nos traz paz, bem estar, equilíbrio. E isso é uma escolha que está em nossas mãos, pode não ser tão fácil na pratica, mas com persistência pode em muito nos ajudar.
Feliz 2012 querida, beijos...
Valéria

Anônimo disse...

Sábio texto Lena.. realmente temos que saber filtrar tudo ao nosso redor.. seja em forma de acontecimentos ou pensamentos.. só assim poderemos ter a harmonia ao viver.

Beijo imenso em sue coração..
Verinha

MARILENE disse...

os ambientes contagiam, realmente. Assim como a energia que algumas pessoas nos passam (e até tiram de nós). O espírito é o primeiro a ser afetado, passando ao corpo as consequências.

Bjs.

Calu Barros disse...

Creio firmemente nas leis da atração e concordo com as opiniões do autor, que muito claramente nos confirma a importância de cultivarmos o bem em nós próprios e à nossa volta, gerando concentricidade benéfica que com certeza, se expandirá.
Linda Lena,desejo que vc e todos os teus estejam sempre no centro desta concentricidade abençoada todos os dias do novo ano.
Feliz 2012!Paz e Bem!
Bjos,
Calu

AquilesMarchel disse...

a divindade é contagiosa


preciso de fé!

JAN disse...

"BONS AMBIENTES E BOAS NOTÍCIAS"...
HUMMMMM!GOSTO DISSO... GOSTO DAQUI!

BEIJÃO
JAN

Imaculada disse...

Ótima postagem!
Somos contagiados por aquilo que vivenciamos e falamos aquilo que está em nosso coração. Por isso precisamos procurar viver em harmonia... Amei esse texto!
Abraços! Uma tarde harmoniosa e feliz pra ti.

Aninha Zocchio disse...

Lena, essa é uma mensagem bem oportuna para o inicio de ano!!
Também precisamos aprender a ser portadores de boas noticias, sermos um pouco de exemplo, de afeto, de amizade, de amor....
e sobretudo, exercitar a paciência para que possamos ter nossa saúde intacta para que o ciclo se renove...
Feliz 2012, com harmonia, prosperidade e especialmente saúde para viver com alegria todas as emoções e vivências!!

Anônimo disse...

minha linda amiga bibliotecaria preferida...
adorei o texto e a abordagem, é bom demais estar em um ambiente positivo e com pessoas postivas... levar e trazer boas notícias, evitar propagar noticias ruins, isso a mídia já faz muito bem, nós então não precisamos reforçar...
estou de volta depois de um período de ausência, obrigada pelo seu carinho e que 2012 seja um ano de muito muito amor e paz na sua vida...
beijokas no coração.
Su.

SOL da Esteva disse...

Lena, Querida

O Lugar onde nos sentimos bem, é o melhor lugar;
As pessoas com quem nos sentimos felizes, são a "nossa" gente;
O modo como vivemos define quem somos, porque "(...)a divindade é contagiosa e a bondade é comunicativa(...)".
Bela escolha, a tua, deste texto de Nilton Nascimento.

Um Feliz Ano

Beijos

SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Vera Lúcia disse...

Lena querida,
Concordo literalmente com o Autor.
Vivemos num mundo conturbado, onde pipocam notícias desagradáveis a todo momento. Convivemos, às vezes, com pessoas pessimistas e baixo astral.
Tudo isso nos afeta sobremaneira, vampirizando nossas energias.
Precisamos, sim, escolher ambientes
mais salutares e vibrarmos positivamente. Somente assim encontraremos mais equilíbrio e bem estar.

Beijão.

Isa Martins disse...

Oi Lena, vim agradecer a linda mensagem que deixou em meu blog durante minhas férias, muito bom ler, adorei!
Desejo-lhe um maravilhoso 2012, cheio de realizações, saúde e harmonia, beijosss

mfc disse...

Temos efectivamente que começar a fazer-nos bem... e precisamos tanto dessa atitude!

Anônimo disse...

Oi Lena querida,

espero que tenha entrado bem o ano e que esta inspiração o motive ao longo dele.

Esta semana irei comemorar 1 ano de blog, gostaria de te fazer um pedido se puder, visitar meu último post e deixar por lá uma palavra que a defina.

Obrigada! Beijos

Lucas Vinicius disse...

nossa lindo,gostaria que você visita-se o meu blog para que você o critica se ele para mim.
http://apared.blogspot.com

marlene disse...

QUE LINDO TEXTO LENA QUE BOM QUE TEMOS TANTOS AMIGOS E TANTOS AMBIENTES LINDOS PARA ESCOLHER EM QUAIS DESEJAMOS ESTAR PARTICIPAR E COLHER OS FRUTOS DO CONHECIMENTO DA SABEDORIA E DOS BONS FLUIDOS TEMOS
EMTRE OS BLOGUEIROS AMBIENTES PARA TODOS OS GOSTOS MUITA CULTURA POESIA
TUDO DE BOM A FELICIDADE EXISTE NÃO TEMOS PORQUE DEIXAR QUE A TRISTEZA E DEPRESSÃO NOS CONTAMINE TEMOS VARIOS MOTIVOS PARA COMEMORAR SEMPRE UM GRANDE ABRAÇO COM CARINHO MARLENE

Tatiana Kielberman disse...

Lena, querida!!

Desejo que a sua passagem de ano tenha sido maravilhosa...

E que em 2012 só tenhamos boas notícias, cercadas de pessoas maravilhosas!

Um beijo especial para você!

Julliany kotona disse...

É incrivel Lena como o que é mal se propaga tão facílmente já o que é de bom fica esquecido, isto é triste mas um fato no nosso mundo hoje em dia! adorei a postagem Lindo tudo divino disse que estava com saudades estou eu aqui para demonstar a ti toda a admiração e carinho que tenho por ti e pelo teu querido cantinho que já considero meu pelo aconchego que transmite! Bjooos de uma amiga!

Elisa T. Campos disse...

Lena
Sempre com os mais lindos textos falando de amor que se resume na divindade e bondade imprescindível para a nossa vida espiritual.

Beijusss