20 de março de 2012

Três pílulas de gentileza por semana!




Selecionei, com muito carinho, três pílulas de gentileza do meu livro PÍLULAS DE GENTILEZA para você tentar praticar durante esta semana e verificar quais as consequências. Estou certa de que ser gentil só nos traz benefícios, ainda que não imediatamente, ainda que não pela via que esperamos. Mas basta praticar e ter paciência que o resultado -sempre muito bom- virá!

1. DÊ UM CRÉDITO
Sabe aquele dia em que você acorda, sai para o trabalho ou para seus compromissos e tem a nítida sensação de que deveria ter ficado em casa, dormindo? Definitivamente, você pensa, este não é o seu dia! Tudo o que gostaria é de não ter que resolver problemas nem manter as aparências com ninguém. Pois é... saiba que você não é o único "privilegiado". Todos nós experimentamos dias assim. E é justamente nesses dias, que tudo o que gostaríamos é que nos dessem um desconto ou, melhor ainda, um crédito. Que esperassem nosso mau-humor passar e pegassem leve, não é? Então, faça o mesmo quando se deparar com uma situação em que uma pessoa é grosseira com você do nada, sem motivos. Dê um crédito a ela. Pense: bem, hoje não deve ser o melhor dos dias para ela, então, vou deixar passar, vou relevar! E assim, certamente estará praticando a gentileza e evitando aborrecimentos desnecessários!

2. ESCUTE MELHOR
Durante algum tempo de minha carreira, tratando dos temas "relacionamento e comunicação", insisti que não existe melhor maneira de resolver um conflito do que conversando. Mas terminei descobrindo, com meus próprios clientes, que pela palavra "diálogo" entendia-se, sobretudo, falar. Acontece que só falar, embora já seja um ótimo começo, resolve bem pouco. Mais eficiente é realmente escutar o que o outro tem a dizer. Ouvir com o coração aberto e a intenção real de solucionar o problema. Afinal, só quando compreendemos o que o outro está pensando e sentindo é que podemos tomar uma atitude mais certeira. Note que estou sugerindo que você escute 'melhor' e não escute 'mais'. O que conta é a qualidade da escuta! Escutar ignorando, fazendo outra coisa, sem olhar nos olhos, é péssimo. Só faz com que o outro se sinta totalmente desconsiderado e a situação piore. Escutar fingindo, sem realmente dar atenção, também é lastimável, porque a pessoa termina percebendo que você não se envolveu e que ela foi tratada como se não tivesse a menor importância. Escutar seletivamente é típico dos casais em crise ou de colaboradores que só fazem o que querem. Já escutar com atenção é muito bom, mas existe uma qualidade de escuta ainda melhor. É a empática. Aquela em que você consegue se colocar no lugar do outro enquanto ele vai falando sobre o que pensa, sente e quer. Esta sim, faz com que a pessoa se sinta acolhida e compreendida. E possibilita a você uma mudança de atitude que faz toda a diferença!

3. PESSOAS GENTIS TAMBÉM DIZEM "NÃO"
Muita gente pensa que ser gentil é estar sempre disponível e levar aquela bendita fama de "bonzinho". Não, não e não! Ser gentil não é isso e também não é ser feito de bobo. Pessoas gentis sabem reconhecer seus próprios limites e respeitar o outro tanto quanto a si mesmo. E isso significa que, muitas vezes, terá de negar um pedido do outro, para que esteja sendo coerente consigo mesmo, com seus compromissos e até com seus valores. Pessoas que não sabem dizer "não" certamente apresentam uma questão mal resolvida com sua autoestima. Usam o "sim" para, talvez inconscientemente, conseguir a aprovação ou o amor do outro. Não funciona! Resultado? Sentem-se frustradas, vítimas das relações e muito insatisfeitas com suas vidas. Saber dizer "não" quando necessário é sinal de maturidade e equilíbrio. E nem é preciso alterar o tom de voz ou ser grosseiro. Um "não" dito com firmeza e coerência é muito eficiente e, quase sempre, mais produtivo do que supomos.



Rosana Braga




13 comentários:

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Muito interessante, Lena. Sou uma pessoa autêntica e que portanto não sabe dizer sim, quando pensa que deve dizer não. Acho que ser sincero é ser amigo, é ser gentil, é na verdade saber escutar e saber entender. Quem nos fala quer com certeza desabafar e se nos considera amigo com certeza que quer que sejamos francos. Claro que se deve ter cuidado com a forma como se dizem as coisas. Deve-se ser assertivo, respondendo com cautela e dando a nossa opinião sem magoar quem nos está a ouvir. Afinal, somos individuos e pt diferentes uns dos outros em tudo. Há que saber respeitar os outros e as opiniões deles também. Não podemos no entanto ir contra os nossos próprios pensamentos e opiniões e assim, é nossa obrigação sermos coerentes connosco dizendo sempre o que nos via na alma. Um beijinho, amiga e parabéns pelo tema tão pertinente numa sociedade de correria e onde o tempo para escutar o outro nunca é conseguido.É pena que nunca arranjemos tempo para os nossos amigos. Até breve
Emília

mfc disse...

Três pílulas indispensáveis... e de uso diário!

Bixudipé disse...

Ah!, essa dose já me fez muito melhor! Será que corro o risco de viciar? - rs

Adorei! Abração,
Rodrigo Davel

Monica Tinoco disse...

Oieee...esta tendo sorteio lá no blog...passa lá http://www.papinhodeloira.blogspot.com.br/2012/03/2-sorteio-do-blog.html

bjokas

Fátima disse...

Ando praticando bem então!
Bjs.

Leninha disse...

Amiga querida e xará,

Gostei de ver as três pílulas e se todo as usassem,a vida seria mais agradável e mais bonita.
Bjsssss,
Leninha

Calu disse...

Eficazes pílulas, estas que vc nos ministra, Lena.Cada uma contém as substâncias necessárias para termos dias melhores, satisfações constantes e saudável equilíbrio.
Precisamos destes "medicamentos" a vida toda.
Muitos bjos e Parabéns pelo dia do blogueiro.
Calu

Caroll disse...

Ótimas pílulas, Lena....
Bjs

Caroll disse...

Ótimas pílulas, Lena....
Bjs

Marli Boldori disse...

Lena,que ótima sugestão das três pílulas,estou triste e com isso me torno amarga, muitas vezes com quem nem sabe o porquê.Comecei o tratamento virtual conforme sua sugestão.Obrigada! Um grande abraço!

Toninhobira disse...

Maravilhosas pilulas Lena que sua generosidade serviu nesta postagem.Claro se agindo assim fica mais leve e gostoso esta travessia.
Saudade daqui e volto e vejo que a casa continua bela e aconchegante.
Um carinhoso abraço amiga.
Muita paz e luz nos seus dias.
Dizem que é dia do blogueiro, sendo assim parabens para nós.
Beijo de luz nos seus dias de alegria com paz na familia.

Rô... disse...

oi Linda minha,

doses diárias extremamente necessárias,
adorei a consulta gratuita,
e a recomendação médica,
com toda a certeza a saúde
pública em pouco tempo vai se mostrar
bem mais saudável e mais cuidada...

beijinhos
saudades

NEUSINHA BROTTO disse...

Oi amiga!!!

Tem selinho pra vc lá no mundodaneusinha!

http://mundodaneusinhabrotto.blogspot.com.br/p/selinhos-para-voce.html

Espero que goste!!

Beijoos