7 de julho de 2012

Atenção: hora de viver!



Uma frase do incomparável Guimarães Rosa conseguiu traduzir um daqueles sentimentos intraduzíveis da angústia: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Obrigada, Guimarães Rosa! Para viver, é preciso muita coragem. Você está pronta? Então chega de insegurança, desculpas, interrogações e exclamações e vá viver. Esqueça a imagem da linda mulher que corre descalça pela praia segurando um voal branco. Viver nem sempre é movimento, transparência e liberdade. Às vezes, é contemplação e imobilidade. Esqueça também as cenas idealizadas dos eternos encontros hollywoodianos. Muitas vezes, viver significa impedimento. É isso. Os amores não são espetaculares, as famílias estão cheias de problemas, a liberdade não é azul e a felicidade quase sempre atordoa mais do que a tristeza. É aí que entra a coragem. Tenha coragem para abrir os dedos, soltar o que lhe escapa e seguir adiante, com a certeza de que alguém ou alguma coisa que lhe escapa jamais pode prendê-la. Tenha ousadia para continuar diante dos nãos até encontrar um sim. E consciência de que o sim talvez nunca chegue. Tenha a audácia de amar, estômago para sofrer, cabeça para pirar e coração para doer. Os sonhos mais caros se desmancharão diante do seu nariz e isso não é privilégio seu. Você continuará tendo decepções e perdas irreparáveis e isso também não é privilégio seu. Não existe controle, nem redoma, nem razão, nem remédio, nem nada capaz de evitar o sofrimento. Não existe não sofrer. Contudo, quem vive de verdade garante que aumentam as chances de nos tornarmos a pessoa que queremos ser – e não a que somos. Só por isso (só?), os tombos, as lágrimas, as angústias e os desesperos terão valido a pena. Vou ali viver um pouco e já volto!


Fernanda Santos

6 comentários:

Wanderly Frota disse...

A gente precisa aprender a seguir. A gente precisa aprender a confiar. Tirar proveito até da dor e, com verdade, trilhar os caminhos que nos levam ao final feliz!

Adorei tudo por aqui. Fiquei.

manuel marques Arroz disse...

Tudo lindo por aqui.

Beijo e bom fim de semana.

JAN disse...

É Lena... a vida não é feita de voal nem da maciez da areia sob nossos pés.
A vida é de madeira...

Abração
Jan

LUCONI disse...

Lena minha querida o que aconteceu que não te vejo mais em nenhum dos blogs que visito? Apesar que com a partida de meu Luiz afastei-me por quase dois meses, mas hoje em meu retorno não vi você pela net e fiquei preocupada, suas postagens continuam perfeitas, sábias, beijos Luconi

LUCONI disse...

Lena minha querida o que aconteceu que não te vejo mais em nenhum dos blogs que visito? Apesar que com a partida de meu Luiz afastei-me por quase dois meses, mas hoje em meu retorno não vi você pela net e fiquei preocupada, suas postagens continuam perfeitas, sábias, beijos Luconi

Elisa T. Campos disse...

Linda reflexão Lena
Coragem é tudo que precisamos para tocar a vida em frente, mesmo nas adversidades.

Beijos.