6 de fevereiro de 2013

O problema de agradar a todos









Às vezes acontece de você se desesperar porque descobre que não pode agradar a todos? Fica com a impressão de que passa a vida se esforçando para agradar e ajudar os outros, para, no fim, ser sempre mal compreendido ou mal interpretado? Se isto lhe acontece, reflita sobre esta frase de Montaigne: "Um homem precisa de ouvidos fortes para ouvir o que se diz sobre ele, quando é julgado com liberdade".

A verdade é que, por mais que você se esforce para ser justo, cuidadoso, e consciente, sempre há alguém que interpreta mal as suas atitudes ou suas ações. Se aparece alguém que gasta muito, na tentativa de ajudar os amigos, imediatamente começam os mexericos, acusando-o de desperdício, ou de extravagância. Mas se aparece alguém que conta cuidadosamente seus vinténs, preocupado em resguardar-se para o futuro, não faltará quem o acuse de sovina.

Se você é menos liberal que alguém em relação a algum assunto, imediatamente será taxado de "conservador" ou "antiquado". Mas se você é mais liberal, é o outro que passa a ser taxado de "preconceituoso" e "ultrapassado".

O que há é a tendência geral, que todos nós temos, de condenar nos outros defeitos que condenamos em nós mesmos.

Se alguém não faz alguma coisa há quem o critique por não ter feito; mas, se faz, há críticas também por que faz. Quando um homem, que sempre agiu de determinada maneira, muda sua atitude, há quem o critique por ter mudado, quem o critique por ter deixado de ser(ou fazer) como antes e, claro, que o critique por ter passado a ser (ou fazer) o que está sendo(ou fazendo) agora.
Por isto é que o caminho mais acertado é reconhecer que ninguém, em tempo algum, consegue agradar a todos. Acho, mesmo que ninguém consegue agradar a ninguém, por muito tempo, nem mesmo a si saiba, fatalmente, seu modo de ser acabará por desagradar a alguém. Agradeça as críticas que lhe fizeram, faça bom uso das críticas construtivas e vá em frente, dando sempre o melhor de si. Se você aprender a viver em harmonia com seu verdadeiro EU, as críticas que, fatalmente receberá não o farão sofrer tanto.

Será que você, por exemplo, jamais teve um momento de arrependimento por algo que fez ou deixou de fazer?

Também aqui o meu conselho é de que cada um faça o possível para agir conscienciosamente, de acordo com o que lhe parecer mais acertado, de acordo com suas convicções, com a mente sempre aberta para a possibilidade de estar errado. E, enquanto isto, esperar, com fé, que nossos erros sejam perdoados. Sejamos tolerantes para com os outros, para merecermos, nós também a tolerância para nossos erros.

Seja o que você É!


Daniel Carvalho Luz

6 comentários:

Rô... disse...

oi minha amiga,


sou sempre eu mesma,
aprendi com a vida...

beijinhos

Marites Rehermann disse...

Perfeita esta reflexão, Lena! Quando nos preocupamos demais com o que os outros pensam a nosso respeito, não temos paz e ficamos até doentes!! Então, já que não se pode agradar à todos, vamos fazer o nosso melhor, e sermos sempre nós mesmos!!

Beijinhos!!♥

Denise Carreiro disse...

Se até Jesus, modelo perfeito enviado por Deus, não foi compreendido e acabou sendo crucificado, imagine nós! Por isso, devemos ser o que somos, procurando agradar a nós mesmos. E aprendendo a conviver com as imperfeições alheias. Muita paz!

sonia tolfo disse...

Quem procura agradar a todos acaba por desagradar a si próprio, não é?
Bela reflexão!
Abraço!
Sonia

Alice disse...

Feliz é aquele que não tem medo de ser quem ele é. Prisão maior não há do que fingirmos ser quem não somos seja pelo motivo que for. Como diz o texto, o povo sempre fala...então é melhor que sejamos livres.

Tô com um blog novo, quer conhecer? É o Lalice Atelier - www.laliceatelier.blogspot.com.br. Aguardo sua visita.
Abraços

Anônimo disse...

Ϻagnificent gooԁѕ from you, man. І've understand your stuff previous to and you are just too excellent. I actually like what you'νe
acquіred here, cеrtainly like what yοu're saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible. I cant wait to read much more from you. This is really a great site.

Review my blog; payday loans